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Finanças

Black Friday 2022: como as empresas devem se preparar para a data?

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 13 de outubro de 2022

A Black Friday pode garantir boas vendas para os comerciantes.
Saiba como elaborar uma estratégia efetiva com antecedência.

Black Friday 2022: como as empresas devem se preparar para a data?Fonte: Adobe Stock

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday tem como objetivo impulsionar as vendas do comércio após o Dia de Ação de Graças. Aqui no Brasil, também se transformou em tradição.

Neste ano, o evento acontecerá em 25 de novembro. Porém, as empresas brasileiras investem em uma programação que se espalha por todo o mês, com semanas promocionais e o tradicional “esquenta”, com descontos antecipados.

Para os comerciantes, esta é uma oportunidade de ouro para alavancar as vendas antes do Natal. Para ter uma ideia, o balanço da Neotrust demonstrou um faturamento das empresas de R$ 5,4 bilhões na Black Friday de 2021. Isso representa uma alta de 5,8% comparando com a edição de 2020.

Obter sucesso durante o evento exige planejamento antecipado, principalmente para os varejistas. Dessa forma, os comerciantes que desejam ter retornos significativos em novembro precisam começar a se preparar o quanto antes, seguindo algumas dicas fundamentais.

A Black Friday é uma data aguardada por muitos consumidores, gerando uma certa expectativa e abrindo espaço para crescimento no mercado. As empresas podem aproveitar esse momento com descontos válidos e interessantes para o público. No entanto, é necessário cuidado, pois muitos desses consumidores têm o hábito de acompanhar a variação de preço do produto para evitar enganações”, explica Daniel Gomes, CEO da Nexoos.

Dicas para a Black Friday 2022

O primeiro passo é entender que não basta espalhar propagandas sobre a Black Friday pela loja física ou virtual. A empresa que deseja obter resultados significativos precisa contar com uma estratégia, incluindo análise de dados e uma programação eficiente.

É importante avaliar o faturamento atual e como a empresa se comportou em outras datas comemorativas. Planejar a comunicação do período, avaliar o estoque e a capacidade da equipe são outros pontos importantes na hora de se planejar para a Black Friday”, ressalta.

É preciso esquematizar descontos reais, diferentes dos que já acontecem durante o ano, para atrair os consumidores. Vale lembrar que os órgãos de defesa do consumidor fiscalizam e punem as empresas que realizam ações que tentam enganar clientes com promoções fictícias.

Para as ações realmente funcionarem, é necessário planejar a estratégia de vendas, identificando os produtos e os descontos que serão praticados. Dependendo da margem de lucro, nem todos os produtos podem ter valores reduzidos. Isso facilitará também a criação da estratégia de divulgação das promoções.

Outro ponto importante é o treinamento da equipe. Ao definir as promoções, todos os vendedores precisam estar bem orientados sobre as ações preparadas para o evento.

É necessário ainda avaliar a estrutura da loja, seja física ou online, já que é esperado um aumento de movimento no período. Por isso, algumas adaptações podem ser necessárias para suportar o maior fluxo de consumidores. Afinal, ninguém deseja perder vendas por conta do site fora do ar ou por defeito nos caixas, por exemplo.

Crédito amigo

Com a estratégia bem definida, chegou o momento de colocar o plano para funcionar. E isso significa investir! Nesse momento, o capital de giro se faz necessário para atuar nas ações programadas.

Em muitos casos, o caminho é contar com um empréstimo para levantar um dinheiro extra. “O crédito PJ entra como solução para colocar as estratégias em prática, seja para aumentar o estoque ou atualizar algum serviço para melhorar a experiência do cliente”, destaca Daniel.

Antes de fechar o contrato com alguma instituição financeira, o varejista precisa ficar atento com alguns detalhes. “Escolher uma empresa segura é essencial neste momento. Realizar uma pesquisa, verificar as práticas de segurança da informação e as demais políticas são análises que devem ser feitas”.

A Nexoos, por exemplo, é uma instituição financeira supervisionada pelo Banco Central. Além disso, possui autorização para operar como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Inovadora, a empresa também investe em tecnologia para garantir a proteção necessária para as transações realizadas. “A segurança dos nossos clientes é muito importante. Por isso, aplicamos as melhores práticas de segurança da informação. Todos os dados e documentos que recebemos são tratados como sigilosos.

Na Nexoos, os empréstimos empresariais variam de R$ 15 mil a R$ 500 mil, com prazo máximo de pagamento de 24 meses. Entre os critérios para solicitar o dinheiro extra, a empresa interessada precisa ter CNPJ ativo há pelo menos 24 meses e faturamento mensal próximo a R$ 100 mil ou mais.

Caso esteja precisando de crédito para turbinar suas ações para a Black Friday, acesse o nosso site e confira todos os detalhes.

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