Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Direito Tributário

Tecnologia e os impactos na nova advocacia

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 9 de agosto de 2022

Impacto no contencioso tributário é prova dos benefícios
dos avanços da tecnologia na nova advocacia.

Tecnologia e os impactos na nova advocaciaBruno Borges, advogado da Locatelli Advogados. Foto: Adriano Henrique

Mesmo em um segmento tradicional como a advocacia, a tecnologia promove um grande impacto na garantia dos direitos, assim como na identificação e análise de oportunidades como, por exemplo, no contencioso tributário.

O que os jovens advogados que hoje estão se formando pensam sobre suas carreiras? Quais caminhos pretendem trilhar na profissão? É preciso expandir as fronteiras do conhecimento para podermos progredir e no campo jurídico há um oceano de oportunidades.

Qual serviço jurídico que melhora a vida das empresas e das pessoas ainda não foi desenvolvido? Quais aplicações e modelos os escritórios poderiam oferecer como alavancas para o aprimoramento das áreas jurídicas? O que os jovens poderiam fazer para ingressarem no mercado de trabalho após a formatura?

Essas são questões a serem feitas e que com criatividade e tecnologia podem mudar significativamente o ecossistema de serviços jurídicos.

Por isso, a cada ano é possível observar a profissão se modernizando, com especial destaque para o expressivo avanço em atividades que beneficiam pessoas, processos e estruturas jurídicas.

Além de agilizarem o trabalho da Justiça, as inovações garantem acesso amplo e promovem mais transparência nas ações. Só para citar alguns exemplos, processos eletrônicos e diferentes softwares e aplicativos atualmente fazem parte da rotina de todos os operadores do Direito. Ou ao menos deveriam fazer!

A nova advocacia respeita, resguarda e utiliza com sabedoria as tradições e o conhecimento jurídico que só a experiência proporciona, mas simultaneamente promove a combinação das boas práticas com os recursos tecnológicos, garantindo benefícios para todos os envolvidos.

Advocacia e a era digital

Em um processo de constante transformação, que apenas se inicia com a era digital, a advocacia precisa acrescentar mais esse conhecimento ao rol de habilidades, utilizando a tecnologia a favor das atividades desempenhadas. Caso contrário, o profissional perderá espaço, podendo até mesmo não conseguir se manter na atividade.

Para os que ainda não seguem esse caminho, é preciso adotar uma mudança de postura. Certamente, a compreensão dessa realidade e a adaptação ao novo se fazem extremamente necessárias para a atuação na advocacia moderna.

Cada vez mais as situações concretas exigem um olhar amplo, capaz de avaliar estratégias, definir novos caminhos, defender interpretações, com criatividade e proatividade. Isso sem mencionar a agilidade.

Em um mundo no qual os dados exercem uma importância significativa, promover a correta análise com o suporte das soluções tecnológicas se faz necessário para identificar as melhores oportunidades e, com isso, orientar os clientes com mais exatidão e nitidez.

Exemplo positivo

Exemplos de boas práticas na utilização da tecnologia na advocacia não faltam. Entre os mais significativos surge o contencioso tributário como uma importante ferramenta para trazer clareza para as empresas sobre a identificação de oportunidades tributárias.

Com o auxílio das soluções inovadoras e a combinação com as práticas atualizadas, é possível evitar prejuízos desnecessários, garantindo também o direito à restituição de créditos pagos indevidamente ou a maior.

Essa postura proativa, por si só, é uma referência de inovação na atuação profissional. Para o trabalho realmente garantir o resultado desejado, a tecnologia entra em ação. Mas como?

Vale destacar que os advogados que atuam no contencioso tributário utilizam ações judiciais que debatem a legislação tributária nacional em busca de uma interpretação correta e harmônica do sistema tributário instituído.

Antes disso, realizam profundos estudos para compreender a operação de cada empresa e apresentar as melhores estratégias tributárias para assegurar a apropriada tributação.

De forma responsável e qualificada, esse trabalho exige do profissional uma postura proativa e estratégica na apresentação de soluções para as empresas.

O constante aprimoramento e a correta identificação e análise dos dados qualificados permitem também ao advogado esclarecer dúvidas, ajudando as empresas com o posicionamento correto no cenário tributário nacional altamente complexo, com uma enorme quantidade de leis e, em grande parte, de difícil compreensão.

Combinação perfeita

Dessa forma ficou fácil entender como a tecnologia funciona enquanto ferramenta para benefício das empresas que desempenham um papel ativo no contencioso tributário.

Como já mencionado, nem só de inovações sobrevive o mercado. A nova advocacia necessita sim da experiência e do conhecimento pleno e constantemente aprimorado. A tecnologia, por sua vez, torna-se um facilitador, um diferencial importante e necessário.

Portanto, a combinação desses “dois mundos” é o que forma atualmente a nova advocacia, até mesmo, mais colaborativa.

De um lado, o conhecimento e a bagagem profissional que nunca podem ser desprezados. De outro, jovens advogados mais abertos à utilização das soluções inovadoras, contribuindo com essa mudança promovida pela era digital, sempre respeitando a ética e seguindo as regras sobre as boas práticas do uso da tecnologia no Direito.

Valor da parceria

Jovens que hoje estão se formando podem ficar sem referência em um mercado já bastante saturado como o da advocacia. Contar com estruturas que já funcionam pode ser um diferencial para se inserir no mercado de trabalho. Apresentar pontos de oportunidades tributárias, desenvolver soluções jurídicas que preservem o patrimônio das empresas e levar valor aos clientes é o grande desafio e a barreira para a geração de renda após a formatura e a aprovação na OAB.

Como estamos falando de dois ativos valiosos – conhecimento e tecnologia – investimentos são necessários para aproveitar ambos em sua plenitude. O que poderia se transformar em uma barreira surge como uma inovação importante da nova advocacia. Afinal, essa é a oportunidade de advogados se associarem a escritórios que já possuem know-how e estrutura operacional em área definida.

Isso é possível por meio de contratos de parceria norteados pelo provimento 169/2015 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que garante a construção de uma relação de confiança com total respeito à autonomia do profissional.

Por fim, podemos concluir que as inovações causam um grande impacto na construção da nova advocacia. Ignorar isso pode representar o fim para quem insistir em utilizar apenas práticas tradicionais.

Portanto, a tecnologia conduzida por uma equipe engajada e inovadora proporciona um grande diferencial competitivo, garantindo celeridade processual, acesso à Justiça e respeito aos direitos fundamentais consagrados em nossa Constituição e em todo ordenamento jurídico.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da Locatelli Advogados.

Por Bruno Borges, advogado da Locatelli Advogados. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, em 2017, e Mestre em Direitos Humanos, na Universidade do Minho, em 2011.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato