Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Finanças

Dor do crescimento: dicas para as empresas superarem essa fase

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 28 de junho de 2022
Dor do crescimento: dicas para as empresas superarem essa faseFoto: Adobe Stock

A dor do crescimento costuma tirar o sono de muitos empresários, porque surge exatamente em um momento em que a companhia começa a apresentar um bom desempenho. Para quem não entendeu o paradoxo, basta imaginar a seguinte situação.

Com uma ideia na cabeça e muita disposição, o empreendedor começa a colocar em ação o seu projeto. Aos poucos, o produto se destaca e, consequentemente, as vendas aumentam. O problema é que a estrutura já não suporta tantos pedidos, a qualidade começa a cair e os clientes somem, arruinando assim um negócio tão promissor.

Para que a dor do crescimento não se transforme em pesadelo, o empreendedor precisa aprender a amadurecer empresarialmente. E nesse aprendizado estão assuntos relevantes como: gestão, capital de giro e, até mesmo, saber trabalhar com empréstimos da forma correta para aproveitar boas oportunidades.

Dessa forma, é possível construir uma empresa saudável e com crescimento constante, sem possíveis complicações provocadas pela necessidade de uma estrutura maior.

E como fazer isso? A palavra de ordem aqui é planejamento. Nesse processo, investimentos são necessários, tanto em profissionais quanto na própria estrutura. Às vezes, uma nova máquina resolve a situação. Em outras ocasiões, novos colaboradores precisam ser contratados. Por vezes, até mesmo uma ampliação do escritório se faz necessária.

Como evitar a dor do crescimento?

Garantir o crescimento saudável da empresa, portanto, necessita de dinheiro, porque o reforço das operações exigirá uma estrutura mais qualificada, preservando exatamente a qualidade dos produtos e serviços que chamaram a atenção do mercado.

Desde o início, os gestores precisam aprender a importância do capital de giro. Sobre o assunto, aliás, a Nexoos tem um artigo completo e bem detalhado sobre o assunto: Capital de Giro: O que é? Para que serve? Como calcular? Vale conferir!

Faz-se necessário também manter um planejamento financeiro apropriado, garantindo as reservas necessárias para os investimentos constantes. Ter na “palma das mãos” a saúde financeira da empresa ajuda ainda a aproveitar grandes oportunidades, pois, em determinadas ocasiões, uma chance aparece e o investimento extra precisará ser rápido.

Ao conhecer a empresa e o potencial do negócio fica mais fácil até mesmo trabalhar de forma inteligente com um empréstimo. Aqui não estamos falando de conseguir um dinheiro para quitar dívidas, mas para garantir o crescimento do negócio.

Para o empreendedor continuar nesta curva de crescimento, o CEO da Nexoos, Daniel Gomes, explica que o crédito pode ser a solução para ações como:

● Expansão das operações;
● Compra de novos maquinários e insumos:
● Contratação de fornecedores;
● Pagamento dos salários de funcionários.

Essas e outras obrigações podem ser liquidadas com esse suporte financeiro, contribuindo de forma saudável para o desenvolvimento do negócio. “Em outras palavras, o crédito se torna uma espécie de reserva para segurar as operações da empresa”, explica.

Avaliação necessária

Para essa iniciativa realmente funcionar e, com isso, garantir a expansão do negócio, algumas medidas são necessárias. Mais uma vez, é importante lembrar que um planejamento bem elaborado fará toda a diferença para tomar a decisão certa.

Além disso, Daniel Gomes afirma que manter um bom gerenciamento do fluxo de caixa contribuirá para esta avaliação, porque as informações constantes nesse documento permitirão identificar se a empresa tem ou não à disposição o valor suficiente para o investimento desejado.

Basicamente, o empreendedor precisa ter em mente a necessidade de sempre possuir um valor disponível suficiente para cobrir todas as despesas. “Caso seja constatado que a empresa tem um capital de giro insuficiente para expansão, pode ser o momento de solicitar o crédito”, destaca o especialista.

Melhor opção

Ao decidir que o crédito é a melhor opção para a expansão do negócio, o gestor deve dar mais um importante passo: definir qual a melhor opção no mercado. Ainda como parte do planejamento, essa escolha envolve a análise das diversas propostas à disposição. Isso, aliás, não envolve apenas o valor das parcelas, mas todos os benefícios relacionados com o produto.

Segundo Daniel, é necessário avaliar os pontos positivos e negativos de cada opção disponível no mercado. Com isso, ficará mais fácil entender qual crédito atenderá melhor às necessidades atuais da empresa. “É importante considerar os critérios de aprovação, documentos e garantias solicitados para ter o crédito liberado.”

Para quem ainda não conhece, a Nexoos conecta investidores com empresários que estão em busca de recursos. Essa modalidade é conhecida como peer-to-peer lending e oferece diversas vantagens.

Entre os benefícios, a fintech oferece crédito com uma taxa de juros competitiva, não solicita bens como garantia e todo o processo para a liberação do crédito é online.

Para saber outras informações para o desenvolvimento da sua empresa, é só acessar os conteúdos disponíveis no site da Nexoos.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato