
Implantar a força de trabalho digital se tornou uma necessidade para boa parte das empresas, com a realidade do home office e o formato híbrido. Se alguns ainda relutavam, a pandemia do coronavírus demonstrou a importância da tecnologia para a rotina de uma empresa.
Afinal, do dia para a noite, muitos precisaram reorganizar completamente a forma de trabalhar, com os colaboradores em casa. As empresas que já retomaram suas atividades presenciais ainda vivenciam a mudança no mundo corporativo.
Atualmente, soluções em nuvem são essenciais. Claro, algumas companhias aprenderam e se adaptaram rapidamente. Já outras ainda hoje enfrentam problemas com toda essa transformação.
Força de trabalho digital
O diretor de Vendas na Nuveto, Vitor B. Carvalho explica que contar com uma força de trabalho digital se tornou indispensável após o início da pandemia. “Bem ou mal, as empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Com isso, se deram conta de que é possível este novo modelo de trabalho remoto”.
Segundo o especialista, trata-se de um caminho sem volta. Isso porque a maioria das organizações já adotaram o modelo híbrido como definitivo.
Entre os benefícios desta transformação está a queda de fronteiras para quem deseja contar com os melhores profissionais. “Esse novo cenário traz novas possibilidades, pois não existe mais o limite geográfico para busca de mão de obra qualificada”.
Com essa mudança, empresas que não aderirem ao modelo de força de trabalho digital terão dificuldades para atrair e reter talentos. Para Carvalho, aos poucos, essas companhias sofrerão com a perda de competitividade no mercado, deixando espaço para a concorrência.
Dicas
Portanto, quem ainda não adotou esse modelo, deve correr em busca das melhores soluções. Para quem procura o melhor caminho de como implantar a força de trabalho digital mais rapidamente. Separamos algumas dicas valiosas com a ajuda do diretor de Vendas na Nuveto.
De acordo com Carvalho, o primeiro passo é criar uma cultura de equipes autogerenciáveis. Para isso, é preciso deixar claro para os profissionais que a nova realidade implica em novas responsabilidades.
Nesse contexto, é necessário também explicar as “regras do jogo”. Dessa forma, os colaboradores precisam ser informados como serão medidos e avaliados. Os funcionários devem ainda ter acesso às ferramentas para acompanhar o desempenho pessoal.
Do ponto de vista da empresa, Carvalho explica que é importante oferecer plataformas de colaboração para a comunicação fluir corretamente não só entre as equipes, mas também entre a empresa e o seu cliente, de forma integrada.
“Organizações com equipes de atendimento ao cliente, centrais de RH interno ou suporte técnico devem buscar plataformas omnichannel em nuvem que possibilitam o trabalho remoto, com gestão centralizada e em tempo real das interações”, destaca.
Cuidados necessários
Em um mundo repleto de aplicações, alguns cuidados devem ser adotados na escolha das ferramentas certas para auxiliar nesse processo. Assim como no mundo real, a força de trabalho digital precisa encontrar um ambiente eficiente para o desempenho das funções.
Por isso, o diretor de Vendas Nuveto afirma que as empresas precisam buscar ferramentas seguras, que possibilitem a criptografia de dados. Essa ação é fundamental, principalmente, quando se trata de um ambiente em que há constante troca de informações de clientes.
“Todas as ações realizadas pela força de trabalho digital devem ser auditáveis”, destaca Carvalho. Da mesma maneira, os gestores precisam buscar por tecnologias que disponibilizem em tempo real dashboards operacionais que permitam tomadas rápidas de decisões.
Plataforma em nuvem
Para quem ainda não implantou a força de trabalho digital, é indispensável buscar uma solução em nuvem. Isso permitirá uma atuação integrada mais eficiente entre as equipes, facilitado o gerenciamento de todos os processos da empresa.
Além disso, a flexibilidade e facilidade deste tipo de solução permitem que seja facilmente implementada, já que não existe conhecimentos técnicos avançados e pode ser ampliada ou otimizada a qualquer momento, funcionando 24 horas por dia.
“Empresas que já possuíam plataformas em nuvem puderam migrar sua força de trabalho para o modo home-office em menos de 24 horas. Isso de forma natural, sem preocupação com infraestrutura e sem impacto no negócio”, destaca Carvalho.
Em contrapartida, companhias que possuem sistemas corporativos baseados em servidores locais (on premises) precisaram realizar gastos não planejados. Isso porque realizaram compras emergenciais de VPNs, firewalls, links de dados, computadores pessoais, entre outros recursos necessários. “Além do impacto causado ao negócio devido as semanas de migração para o trabalho remoto”.
Equipes
Com as ferramentas certas à disposição, as empresas devem preparar corretamente os funcionários para esse novo modelo. Aqui, a dica de ouro para a implantação da força de trabalho digital é: liberdade com responsabilidade.
“Cada vez mais o perfil de pessoas autogerenciáveis se faz necessário nas organizações”, destaca o diretor de Vendas Nuveto.
Segundo Carvalho, também é responsabilidade das empresas apoiar seus colaboradores para que tenham um ambiente de trabalho seguro em suas casas. Isso envolve até mesmo prover itens que garantam uma boa ergonomia, assim como promover palestras sobre organização do tempo e como conciliar atividades domésticas com obrigações do trabalho.
Atalho
No processo de implantação correta da força de trabalho digital é preciso contar com o suporte de parceiros especializados, utilizando o tempo como aliado. Isso evita também gastos desnecessários com soluções ineficientes.
Nesse contexto, a Nuveto ajuda empresas na evolução de suas estruturas de atendimento para o modelo omnichannel em nuvem. Isso ocorre por meio da plataforma Five9 de Cloud Contact Center.
Com essa solução eficientemente comprovada, sua força de trabalho poderá estar em qualquer lugar do planeta. O processo exigirá apenas um computador, headset e uma conexão de internet para trabalhar.
“Processar interações com clientes de modo seguro e ao mesmo tempo prover ferramentas de gestão em tempo real, plataformas de gamification que aumentam o engajamento e satisfação do funcionário, com a liderança de uma equipe de especialistas em CX, é que sabemos fazer de melhor”, finaliza Carvalho.
Quer saber mais sobre como implantar corretamente uma força de trabalho digital eficiente? Então acesse o site da Nuveto e confira outras informações.
Foto de cottonbro no Pexels