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Principais tendências para ecommerce de moda

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 10 de dezembro de 2021
Foto: nikolas_stock

O e-commerce de moda está conquistando cada vez mais espaço. A demanda crescente e seu baixo custo de manutenção comparado com as lojas físicas vêm atraindo interesse de diversas marcas do segmento.

Ter um negócio nesse setor é uma super oportunidade. Afinal, é um dos segmentos que mais fatura no e-commerce.

Para os consumidores, o e-commerce de moda é atrativo graças à facilidade de pesquisar modelos e preços. Para os empreendedores, existem vantagens como:

• Alta demanda;
• Flexibilidade de horário;
• Investimento reduzido.

Neste post você vai conhecer mais sobre o mercado de e-commerce de moda, como está o seu crescimento e suas principais tendências e estratégias.

Mercado da moda: cenário principal

Já faz alguns anos que os consumidores estão migrando das lojas físicas para as lojas virtuais. Dessa forma, o e-commerce de moda vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e chamando a atenção dos empreendedores do ramo.

A migração dos consumidores para o meio digital obrigou muitas empresas a entrar para o ramo do e-commerce da noite para o dia. Houve um aumento significativo das vendas online de inúmeras marcas.

A Lolja, loja on-line de camisetas extraordinárias, é um dos cases do Nuvemshop Empresarial que demonstram como o cenário de moda atual está crescendo dentro do e-commerce.

O negócio nasceu em 2012. Começou bem pequeno e, inicialmente, a estratégia era buscar por blogs e parceiros para ajudar na venda de suas camisetas. Hoje, sua loja é referência no Brasil com parceria com influenciadores famosos e também é a primeira loja oficial do YouTube.

A Nuvemshop acredita no potencial de seus clientes, por isso, atua para reduzir as barreiras do empreendedorismo e entregar sempre produtos e serviços de alta qualidade. No plano Empresarial, o lojista conta com a análise das melhores estratégias de e-commerce para o negócio e com mais de 1.000 parceiros e integrações, um gerente dedicado, suporte preferencial e benefícios nos meios de pagamento e envios. Desse modo, as compras de moda através do e-commerce podem ser feitas sem transtornos.

A Nuvemshop é especialista em fornecer ferramentas que facilitam o dia a dia dos empreendedores, além de criar conteúdos e tutoriais que ajudam no dia a dia. Também disponibiliza um time de atendimento preparado. Assim, apoia e motiva os lojistas no dia a dia para que empreender seja mais simples e leve.

Análise e evolução do setor de moda

O e-commerce de moda evoluiu muito nos últimos dez anos, quando os brasileiros começaram a fazer suas primeiras compras online. Agora, optar por consumir em lojas virtuais ao invés de lojas físicas é cada vez mais comum.

Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, durante o isolamento social a compra online de produtos apresentou um crescimento de 75% em comparação com o ano anterior.

E por isso os consumidores também estão se tornando mais exigentes e suas prioridades envolvem reforma social, proteção, segurança e preservação do meio ambiente.

Essas prioridades direcionam a forma como eles desejam consumir e afetam diretamente suas escolhas de moda. Por isso, fatores como inclusão e sustentabilidade devem ser prioridades para as marcas conquistarem seus públicos.

E-commerce de moda: é o futuro?

Atualmente, o e-commerce de moda representa 13,6% do total de pedidos virtuais, segundo a Ebit Nielsen. O consumidor opta por fazer suas compras de forma online, pois dessa forma ganha em praticidade e comodidade.

Entre julho e setembro de 2021, o e-commerce de Moda das pequenas e médias empresas faturou mais de R$ 221 milhões, de acordo com a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Com a facilidade atribuída hoje às lojas virtuais e uma tabela de medidas, os consumidores estão perdendo o medo de comprar roupas e acessórios pela internet. A rede proporciona uma busca facilitada por bons preços e também contribui para a descoberta de novas marcas.

Por isso, as marcas que querem se destacar no mercado do e-commerce de moda, devem investir em estratégias de marketing e no relacionamento com os seus clientes nas redes sociais. Pensar na jornada do cliente e no caminho que ele deve percorrer também é de suma importância.

Apostar no e-commerce de moda é uma boa escolha, já que o nicho brasileiro cresceu significativamente no primeiro semestre de 2020. De acordo com a Ebit Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais.

As medidas de quarentena e distanciamento social implementadas na pandemia impulsionaram o setor de vendas online, que ganhou milhões de novos consumidores. Entre janeiro e junho de 2020 foram feitos 90,8 milhões de pedidos. Além disso, o Brasil chegou à marca de 41 milhões de usuários ativos no ecommerce.

Custo mais acessível para este mercado?

As lojas virtuais precisam atender às expectativas dos consumidores e proporcionar uma excelente experiência, pois ela é tão importante quanto em uma loja física. Por isso, deve-se investir em estratégias para o seu negócio virtual, como uma ótima jornada de compra com o objetivo de fidelizar o cliente.

Deixar canais disponíveis para o feedback é uma ótima maneira de entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Assim, garante-se a fidelização do cliente.

O atendimento também é super importante no e-commerce de moda, assim como a experiência do cliente dentro da sua loja virtual.

Além disso, oferecer vantagens como cupons de desconto, é uma ótima maneira de fazer com que o consumidor prefira comprar no ambiente virtual.

O mercado do e-commerce de moda não é apenas uma oportunidade para as marcas já consolidadas no mercado, mas também para as novas marcas que estão nascendo. O meio virtual é uma ótima maneira de alcançar novos consumidores a um custo mais acessível.

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