Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Missão Japão promove o conhecimento através da experiência vivencial

Organizada pelo Grupo IMAM, Missão ao Japão consegue aliar aperfeiçoamento profissional com aspectos culturais
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 8 de junho de 2022
Foto de Nick Kwan no Pexels

Viajar para o Japão em qualquer circunstância é uma experiência inesquecível, tanto para conhecer a cultura quanto para trabalhar. Afinal, é embarcar literalmente para o outro lado do mundo. Apesar da distância, vale a pena fazer isso misturando aspectos culturais e de aperfeiçoamento profissional. Calma, não se trata de sonho. É pura realidade.

Trata-se do objetivo da Missão Japão, organizada pelo Grupo IMAM há quase quatro décadas. A intenção da viagem, com duração de 10 dias, é conhecer as bem-sucedidas iniciativas desenvolvidas pelo pensamento original dos nipônicos, com visitas às fábricas. A experiência possibilita ainda o contato com discussões gerenciais, sêniores e experiências culturais.

“Desde 1984, as técnicas japonesas de produtividade aplicadas na manufatura, tais como (Kanban, SMED – Troca Rápida, Células, Poka-Yoke e outras), chegaram ao Brasil, trazidas diretamente do Japão pelo criador do IMAM – Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, Reinaldo A. Moura e seu sócio José Maurício Banzato, através da Missão.

“Ao longo dos últimos 38 anos, muitas características do sistema foram aperfeiçoadas, chegando ao que hoje conhecemos no ocidente, como Sistema Lean”, explica Reinaldo Moura, Diretor Presidente do Conselho do IMAM .

Japão e a filosofia

Para os interessados, é importante se familiarizar desde já com alguns termos. Lean, por exemplo, é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção.

A essência é eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática, repensando o jeito de se liderar, gerenciar e desenvolver pessoas.

“A Missão ao Japão irá ampliar o pensamento dos gestores, construir o conhecimento dos princípios de gestão Lean, experimentando a implementação de conceitos de Kaizen e Kaikaku em algumas das mais renomadas empresas japonesas e desenvolver o entendimento necessário para implementá-lo na sua empresa”, completa o Diretor Presidente do Conselho do IMAM.

Em japonês, Kaizen significa melhoria contínua ou mudança para o melhor. Ou seja, é o ato de incluir melhorias consistentes no cotidiano, a ponto que a pessoa, processo, produto, seja melhor hoje do que ontem. Isso se dá com uma mudança gradual e contínua para que uma empresa alcance seus objetivos, por meio de pequenas transformações que não abalem a estrutura de base.

Já Kaikaku significa mudança radical, em tradução livre para o português. Ou seja, a intenção é obter uma inovação em curto intervalo de tempo, o que não implica necessariamente em grandes investimentos ou planejamentos.

Esses conceitos são indicados para momentos de crise, alterando os métodos de produção da base para reconstruir o processo, com uso em massa de recursos humanos e técnicos.

“É uma experiência única e os profissionais estarão melhor preparados para auxiliar suas empresas a atingirem um nível superior na indústria 4.0 e Smart Factories”, afirma.

Viagem

Nos dez dias da Missão Japão, o tour inclui atividades intensivas, com toda a assistência do Grupo IMAM desde a chegada a Osaka. Transporte em ônibus privado (o trem bala também é utilizado), acomodações e refeições (café da manhã e almoço incluídos), além de guia cultural e intérprete nas visitas às fábricas.

“A Missão organizada pelo IMAM proporciona aos executivos de empresas, fazerem uma imersão, na competitividade, na tecnologia, na cultura e nas belezas do Japão, país que é referência para o mundo”, afirma Reinaldo A. Moura.

Na verdade, a assistência do Grupo IMAM começa bem antes da viagem, com uma reunião preparatória realizada no mês anterior. A intenção é esclarecer melhor os objetivos da missão e explicar em detalhes todo o roteiro. Já em território nipônico, a compreensão de tudo é completa, pois a tradução é simultânea (português-japonês-português), feita por um especialista técnico, com experiência de mais de cinquenta viagens de negócios ao Japão.

Vale destacar que o grupo não fica apenas em Osaka. A Missão também visita Kyoto, Nagoya e Tokyo, outras cidades igualmente importantes. Dessa forma, é possível ver in loco a referência em gestão de operações, com direito a networking do início ao fim.

Inscrição e participação em workshops, visitas técnicas, com direito a material didático, também fazem parte da programação.

“Empresas dos mais diversos setores já enviaram seus executivos para a Missão, desde o setor de máquinas e ferramentas, passando pela indústria química, automotiva, de alimentos, eletrônica e farmacêutica até o agronegócio”, exemplifica.

Após a participação na Missão Japão, os resultados positivos podem ser vistos claramente nas pessoas e nas empresas. “Algumas companhias, após o retorno de seus executivos, sofrem uma transformação muito profunda de cultura e produtividade, que impactam diretamente em seu crescimento”, finaliza Reinaldo A. Moura.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse a página da Missão Japão. Visite ainda o site da IMAM Consultoria.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato