Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Saúde

Investimento em cuidados: bom para o idoso e para os familiares

Confira algumas dicas importantes antes de fazer um investimento em cuidados com os idosos.

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
8 de dezembro de 2021 | 09h40

cuidados para idosos podem trazer mais saúde e bem- estar

Como o próprio termo indica, o investimento em cuidados é importante tanto para o idoso quanto para os familiares. Entre as lições que aprendemos recentemente, a pandemia do coronavírus nos ensinou o quanto é necessário valorizar a vida e as pessoas que amamos. 

Nesse período, o isolamento social e, consequentemente, o distanciamento impuseram barreiras e exigiram algumas medidas para preservar a todos. Parte do grupo de risco, os mais velhos precisaram de uma atenção ainda mais especial. Para evitar a contaminação, muitos tiveram que se afastar dos familiares, mantendo um contato limitado.

O exemplo demonstra que o investimento em cuidados com as pessoas que amamos não pode ser considerado um gasto, mas sim um ato de amor. Essa ação, claro, exige uma pesquisa detalhada para identificar o serviço que realmente atenderá as necessidades da pessoa assistida. Afinal, querer o bem de quem amamos é algo que não se deve medir esforços. 

Investimento em cuidados

Ao avaliar os serviços, é preciso considerar alguns critérios. Na lista de preocupações estão fatores como: experiência, confiança, disponibilidade, eficiência, capacitação e flexibilidade. 

“Isso agrega muito valor, pois as pessoas entendem que o familiar estará bem assessorado. Isso desde um apoio inicial até as necessidades mais complexas, gerando uma experiência de atendimento qualificado e seguro”. A explicação é de Márcia Sena.

CEO e fundadora da Senior Concierge, ela comanda a empresa que está há 6 anos no mercado. Para garantir a qualidade no atendimento, conta com uma equipe multidisciplinar qualificada. 

“Desde nossos consultores até o profissional que atuará no lar, todos passam por treinamentos contínuos para que possamos manter o alto grau de excelência e confiabilidade”, destaca. 

Fatores para a escolha

Na avaliação necessária, a flexibilidade dos planos também é um aspecto que deve ser levado em consideração. Isso porque facilita muito para que o idoso seja atendido dentro da necessidade e complexidade de cada caso. 

Em algumas situações, por exemplo, apenas algumas horas de atendimento são suficientes. Já em outras, pode ser necessária uma dedicação em período integral. 

“Por isso, temos planos que iniciam com 4 até 24 horas por dia. A família pode contar com nossos consultores para verificar qual a melhor opção de horários para esse cuidado”, afirma a CEO e fundadora da Senior Concierge.

Personal Care

No caso da empresa, o Personal Care é um exemplo desse cuidado especializado. Afinal, o serviço prioriza o cuidado humanizado, com excelência e segurança, dentro da real necessidade do idoso. “Contamos com uma equipe altamente qualificada”.

Para alcançar o alto padrão de qualidade, Márcia Sena explica que o trabalho criterioso começa desde o recrutamento e o processo de seleção. São considerados aspectos técnicos, mas também de personalidade, seguidos de treinamentos contínuos”. 

Outro diferencial é a supervisão permanente realizada por enfermeiras experientes. Elas são responsáveis pelo suporte tanto ao profissional que atua com o paciente, quanto para a família da pessoa assistida. 

“Desse modo, desde um cuidado mais simples até os mais complexos, podem ser realizados com confiabilidade e segurança”. 

Senior Interativo

Em algumas situações, porém, o idoso não precisa de um cuidador. Entretanto, necessita de um suporte para a realização de atividades do dia a dia. Nesse caso, a sugestão é contar com o Senior Interativo, um conceito inovador bem interessante. 

Essa solução já demonstrou ser muito eficaz para os idosos que precisam de um suporte inicial. Muitas vezes, a pessoa pode se isolar quando chega na idade avançada. Isso ocorre tanto por receio de sair na rua sozinho, medo de quedas ou mesmo da violência urbana, por exemplo. 

Além disso, alguns compromissos recorrentes podem exigir um auxílio, como consultas e exames. Nessa lista, entram também atividades corriqueiras, como ir no supermercado ou na feira, ou participar de atividades físicas ou culturais. 

Por conta do trabalho os filhos às vezes não conseguem acompanhar constantemente. Nesse caso, entra em ação o suporte do profissional especializado. “Dessa forma, é possível criar uma agenda junto ao idoso e a família, sempre respeitando os gostos e personalidade de cada um”.

Check-up para o lar

O investimento em cuidados passa também pelos cuidados necessários com a casa. Isso porque acidentes domésticos se transformam em fatores de risco para a preservação da qualidade de vida na melhor idade. 

Mobiliário inadequado e tapetes escorregadios são apenas alguns itens que podem causar complicações. Nesse caso, uma opção é contar com o Check-up do Lar Senior. A solução é perfeita para idosos que vivem sozinhos. 

Além de aumentar a segurança, a proposta amplia o conforto, independência e bem-estar do morador. 

“O serviço segue o nosso conceito de “aging in place” (envelhecer no seu próprio lar, seja ele onde for). Um especialista vai até essa residência e faz uma análise de possíveis mudanças”, explica a CEO e fundadora da Senior Concierge.

Pode ser desde atos simples, como a troca de um tapete, ou mesmo a orientação para incluir de barras de apoio, ou iluminação em algum corredor de acesso ao banheiro, diminuindo riscos de quedas à noite. Isso proporciona mais independência ao idoso, que estará mais seguro em seu próprio lar. 

As indicações vão desde atos simples, como a troca de um tapete, até mesmo a orientação para incluir barras de apoio ou iluminação em algum corredor de acesso ao banheiro. “As medidas diminuem os riscos de quedas à noite, por exemplo”.

Com essas informações, certamente ficou fácil entender a importância do investimento em cuidados com os idosos. A dica, porém, é avaliar com cuidado os serviços e também a credibilidade da empresa contratada. 

Quer saber outros detalhes sobre o assunto? Então acesse o site da Senior Concierge.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

Patrocinado por: