
Quando o assunto é eficiência das empresas, o outsourcing de energia elétrica desempenha um papel muito importante. Isso porque é uma ferramenta eficiente para garantir a produtividade, principalmente para quem necessita de um fornecimento ininterrupto.
Mas será que todos sabem exatamente o que é um outsourcing de energia elétrica? Por definição, trata-se de uma transferência de operações ou processos, por meio da contratação de uma empresa externa.
Em linhas gerais, é contar com a experiência e eficiência de uma empresa qualificada para garantir o pleno funcionamento do processo produtivo.
O sucesso da ação, portanto, passa pela precisa adoção das soluções mais adequadas para cada cliente. Isso porque cada situação possui suas particularidades. Estratégia, planejamento, equipamentos e equipe qualificada fazem parte desse processo. Por isso, contar com um especialista se faz necessário.
Benefícios do outsourcing de energia
As vantagens de contar com o outsourcing de energia elétrica são muitas. Para entender todos os benefícios, porém, é importante conhecer os detalhes sobre o assunto.
Kleber Fileno, CEO da UPS Concept, representa uma das principais empresas do setor. Com a experiência de quem conhecem mito sobre o assunto, ele descreve um leque de vantagens que reforçam a importância desse tipo de terceirização.
“O ganho ocorre em todas as áreas da empresa, desde financeira, qualidade operacional de serviço, regulamentações e compliance até ambiental e ecológica”, destaca.
Além disso, a implementação do serviço de outsourcing de energia elétrica começa a apresentar resultados em curtíssimo prazo. “Isso já ocorre a partir do primeiro mês”, assegura Fileno.
Exemplos de vantagens
Mas na prática como essas vantagens podem beneficiar as empresas? Na área financeira, por exemplo, o outsourcing de energia elétrica corrige distorções e, consequentemente, gera uma economia significativa.
Isso porque elimina a grande alocação de recursos em investimentos Capex -referes à aquisição de equipamentos, por exemplo – evitando comprometer outros custos ligados ao core business da empresa.
Por sua vez, a qualidade operacional de serviço é preservada, mesmo com o aumento das exigências expresso através do Service Level Agreemment (SLA), também conhecido como garantia do nível de serviço.
Nas áreas ambiental e ecológica, o outsourcing de energia elétrica atua na correta eliminação dos equipamentos “disposal/decommission” ao fim da vida útil dos equipamentos.
Compliance
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a questão do compliance. Aqui, contar com outsourcing de energia elétrica gera um importante benefício.
Isso porque a gestão eficiente e o controle dos ativos de infraestrutura de energia aderem as melhores práticas. Essas políticas vão de encontro às práticas de ESG (Enviromental, Social and Governance), assunto com grande ênfase atualmente no mundo corporativo.
Garantir ações eficientes nas áreas ambiental, social e de governança torna-se um importante parâmetro sobre as boas intenções de uma empresa, provocando impactos positivos até mesmo entre os investidores.
Acompanhamento e confiança
Assim como ocorre nos relacionamentos bem-sucedidos, a clareza na relação entre a empresa que cuida do outsourcing e o cliente é fundamental para o êxito da parceria.
Um exemplo está no acompanhamento, de modo constante e preciso, das métricas de desempenho das soluções implementadas. São elas que atestam a excelência do serviço oferecido.
“(Esse acompanhamento) pode ser feito por diversos modelos. Vai desde a criação de simples modelos de melhoria continua até grandes programas de desempenho”, destaca Fileno. Segundo ele, praticamente todas as grandes empresas já têm isso implementado. Nossas soluções só ajudam a baterem suas metas”.
Através dessa parceria de sucesso, os resultados vão desde a redução de consumo de energia elétrica até o decréscimo nos custos de insumos e manutenções. “Mas a principal forma é mesmo impedir paradas não-programadas”, salienta o CEO da UPS Concept.
Nesse caso, os serviços de outsourcing de energia mais requisitados são os desenvolvidos por meio de sistemas de UPS (Uninterruptible Power Supply, ou Fornecimento de Energia Ininterrupto, na sigla em inglês), com potências de 1 a 11.000kVA.
Evolução, aprimoramento, crescimento
Contar com uma empresa especializada, portanto faz toda a diferença para a conquista dos resultados, tanto em curto quando em médio e longo prazo.
No caso da UPS Concept, todos os elementos que compõem o trabalho desenvolvido convergem para um mesmo tipo de postura, que envolve elementos como:
- Evolução;
- Aprimoramento técnico;
- Crescimento.
Por isso, a preocupação com os avanços tecnológicos é recorrente nesse negócio. É ele quem garante novas parceiras e a melhoria dos serviços já existentes.
Além disso, marca uma diferenciação positiva com relação a outros players do mercado. “Estamos sempre conectados com o mundo as novas tecnologias de equipamentos e softwares”, acrescenta Fileno.
Vale lembrar também que contratos de outsourcing contemplam também todos os profissionais necessários para o serviço, desde a concepção do projeto até instalação, capacitação e manutenção.
Por fim, é importante destacar que o trabalho precisa seguir preceitos como o desenvolvimento de atividades com ética e transparência. Afinal, essas ações devem nortear a conduta dos colaboradores, clientes e investidores, em uma relação profícua para todas as partes envolvidas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da UPS Concept para outras informações.
Foto de Anamul Rezwan no Pexels.