Com a Zoop, empresas encontram no banking as a service a solução perfeita
para agregar ainda mais valor com soluções financeiras
Fotógrafo: Gabriel Nascimento
O banking as a service surgiu como uma solução valiosa para ampliar a relação das marcas com os seus clientes por meio de uma maior oferta de serviços financeiros, estreitando cada vez mais as relações comerciais que os unem. O que antes parecia inimaginável, atualmente se tornou viável com o avanço tecnológico e, obviamente, com modelos regulatórios.
Dessa forma, hoje é possível uma empresa ter seu próprio banco digital, oferecendo serviços financeiros customizados, de acordo com as reais necessidades de seus clientes.
Além de agregar valor à marca, esta iniciativa facilita atrair e fidelizar ainda mais os clientes e, consequentemente, permite gerar novas receitas.
Para aqueles que já se imaginaram contratando desenvolvedores e financeiros para conseguir seguir esse caminho, calma! Afinal, a eficiência do banking as a service está exatamente na possibilidade de contar com a infraestrutura de quem já possui expertise no assunto, o que reduz significativamente custos e, também, agrega credibilidade.
Com isso, a empresa precisa apenas se conectar às APIs do parceiro para, juntos, desenvolver os serviços bancários a partir da necessidade de cada negócio.
Parece fácil? Com a infraestrutura correta, realmente é! Para aqueles que duvidam ou desejam entender mais sobre o assunto, vale conhecer alguns detalhes sobre as vantagens do banking as a service.
Banking as a service: definição
Também conhecido pela sigla BaaS, o banking as a service é uma solução que trabalha com APIs para permitir que qualquer empresa consiga oferecer serviços bancários personalizados.
Por sua vez, API vem do termo em inglês Application Programming Interface, que resumidamente podemos definir como um conjunto de ferramentas que agrupam diversos protocolos e definições, facilitando a criação de aplicações de software.
Basta imaginar que a API é como uma ponte que conecta dois locais diferentes e faz informações transitarem de um lado para o outro. De forma análoga, as APIs agilizam e facilitam a criação de diversas aplicações, que se interligam facilmente.
“Através da tecnologia, conseguimos distribuir e transformar as funcionalidades bancárias, de forma que fiquem muito mais acessíveis ao público em geral e às empresas que desejam ofertar estes serviços personalizados aos seus clientes.”, afirma Rafael Panelli, Head de Banking e Crédito da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados no Brasil.
Como isso é possível?
Claro que as facilidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos não banalizaram os serviços bancários. Muito pelo contrário! Garantiram mais segurança e vantagens, com base em leis e regras rígidas que controlam todo esse mercado.
A atuação, portanto, segue normas específicas, mantendo um ciclo saudável e necessário para que uma empresa consiga utilizar serviços bancários ou até mesmo criar um banco digital com a sua marca.
Tudo começa com uma fintech habilitada para atuar como uma plataforma banking as a service, oferecendo o suporte e as APIs necessárias para que as companhias ofereçam aos seus clientes os serviços financeiros que considerarem adequados para cada segmento.
Vantagens
Para entender as vantagens do banking as a service, vale fazer um exercício de imaginação. Aqui, lembre-se dos primórdios, quando o dono de uma mercearia fidelizava seus clientes permitindo que eles abrissem uma “conta”.
Ao estreitar a relação com os consumidores mais fiéis, o estabelecimento conseguia conhecer cada vez mais os hábitos de cada um, identificando assim novas oportunidades de negócio.
De forma análoga, o banking as a service garante essa mesma vantagem. Para isso, porém, não precisa “vender fiado”. Muito pelo contrário!
Ao estreitar a relação e conhecer cada vez mais os hábitos e o comportamento de um cliente, a empresa consegue oferecer facilidades por meio de serviços bancários, o que garante um valioso diferencial.
Na lista de vantagens está a redução de custos e de tempo com a busca e contratação de diferentes serviços ofertados por terceiros. Por exemplo: ao garantir para os clientes vantagens nas diversas transações financeiras, evita-se a movimentação intensa de dinheiro entre diferentes instituições bancárias, que cobram taxas diversas.
Isso, com certeza, traz mais previsibilidade para os negócios, facilitando a rotina e até mesmo a expansão das atividades.
A melhor relação permite também fidelização com a marca, aumentando ainda a retenção com serviços recorrentes. Além disso, com a oferta dos serviços financeiros, o banking as a service consequentemente se torna uma nova fonte geradora de recursos.
Exemplo
Um bom exemplo da eficiência do banking as a service é o iFood. Em parceria com a Zoop, a plataforma de delivery conseguiu garantir mais facilidade para a vida dos empreendedores, agregando ainda mais valor.
Para facilitar o entendimento, imagine como é atribulada a gestão de um restaurante, que precisa receber os pagamentos de diversas formas (cartão de crédito e débito, Pix, dinheiro) por diferentes empresas, avaliando e controlando prazos de recebimento e taxas. Agora pense como isso se torna mais fácil ao trabalhar com uma única solução, reduzindo tempo e gastos e aumentando o controle.
Ao oferecer mais esse serviço, o iFood criou o que o mercado chama como banco de nicho, permitindo fazer ofertas muito mais assertivas para o comerciante, pois conhece detalhes, incluindo os riscos sobre a vida do estabelecimento.
“Isso traz um valor muito grande para a marca do iFood com os restaurantes, porque você está colocando ali um ecossistema financeiro para que esses estabelecimentos operem com você de uma maneira muito mais próxima”, explica Rafael Panelli.
Aliás, os detalhes deste case estão disponíveis em um vídeo.
Diferenciais de mercado
Assim como ocorreu de uma forma bem-sucedida com o iFood, o banking as a service agrega diversas vantagens para diferentes empresas, sejam grandes, médias ou pequenas.
As possibilidades são imensas quando os dados são trabalhados de forma correta e íntegra, dentro de uma solução eficiente, moderna e legal.
Dessa forma, o empresário só precisa mesmo escolher as aplicações desejadas, deixando para a fintech toda a interligação e operação do banco digital. Para funcionar dessa forma, porém, é preciso ter o parceiro certo de negócio.
No caso da Zoop, existem diversos diferenciais. O primeiro ponto é a concentração de tudo em um fornecedor só. “Você consegue ter toda a sua plataforma de captura de pagamentos, liquidação e embedded finance. Só isso gera um ganho operacional tremendo”, destaca Rafael Panelli.
Consequentemente, esse acesso facilitado a diversas soluções de mercado traz escalabilidade ao negócio.
A tecnologia embarcada é outro ponto favorável, além, claro, da possibilidade de aumentar a renda. “A gente quer que o cliente também se rentabilize”, explica.
Quer saber mais sobre banking as a service e como tudo isso funciona? Então acesse o site da Zoop.