Compacto e moderno, o Ecofogão possui diferenciais importantes na comparação com os demais modelos existentes no mercado. Isso porque ele elimina os problemas dos fogões a lenha tradicionais e pode ajudar a reduzir o custo excessivo do gás de cozinha. Com isso, consegue conquistar cada vez mais espaço no dia a dia das famílias brasileiras.
Para promover esses e outros benefícios, o equipamento conta em sua estrutura com uma grande variedade de soluções tecnológicas. Desde a câmara de combustão até o design, oferece inovações que facilitam o uso e não agridem o meio-ambiente.
Projeto iniciado em 1993 pelo engenheiro florestal brasileiro Rogério Carneiro de Miranda na América Central, o fogão ecológico contou em seu processo de aprimoramento com profissionais da Nicarágua, Honduras e Estados Unidos.
Após diversas melhorias, o equipamento chegou ao Brasil em 2003 através do próprio Miranda. Fabricado em Minas Gerais e distribuído para todo o País, o Ecofogão foi aperfeiçoado ainda mais para atender às necessidades do mercado nacional.
Ecofogão
Na comparação com os concorrentes que também utilizam da lenha, o fogão ecológico apresenta importantes diferenciais. Entre eles estão:
- Mais econômico, por causa do baixo consumo de lenha;
- Menos contaminante, com redução significativa da emissão de fumaça;
- Mais limpo, sem contato com a fumaça e nem com a fuligem no ambiente da cozinha;
- Prático, pois facilita o uso múltiplo com pequenos ou grandes utensílios, ou cozinhando direto na chapa, no forno, ou até mesmo aquecendo água na serpentina para as pias e chuveiros; e
- Portátil, permitindo sua recolocação em diferentes lugares.
Diferente dos modelos tradicionais com a estrutura de ferro, o Ecofogão possui um gabinete em micro concreto refratário pré-moldado. Além da vantagem térmica, essa estrutura facilita a customização do equipamento, que se encaixa com perfeição em qualquer estilo de decoração, das mais clássicas até as modernas.
Outro benefício é a orientação técnica completa, que auxilia o cliente na melhor instalação do fogão, em função do seu espaço. Isso ajuda, por exemplo, com as configurações da chaminé, facilitando encontrar a melhor opção para cada situação.
Câmara de combustão
Outro diferencial importante do Ecofogão que merece uma atenção especial é a câmara de combustão ¨rocket stove¨. Isso porque a tecnologia utilizada permite um melhor desempenho, reduzindo o consumo de lenha e também a emissão de fumaça.
Conceito acrescentado ao projeto pelo parceiro e inventor do ¨rocket stove¨, o Dr. Larry Winiarsky dos Estados Unidos, o qual aplica três funções para melhorar a qualidade da combustão, de acordo com o diretor técnico da Ecofogão, Rogério Carneiro de Miranda.
Os diferenciais fornecidos por essa solução são:
- Promove maior temperatura ao redor da câmara de combustão. Dessa forma, os gases da madeira queimam mais facilmente;
- Faz com que a lenha seja oxigenada tanto por baixo quanto por cima. Isso proporciona uma melhor mistura de oxigênio com os gases da madeira. Nesse caso, o resultado final é traduzido em melhor combustão;
- A força da tiragem ocasionada pela chaminé elimina a fumaça com mais eficacia e, ao mesmo tempo injeta oxigênio na câmara de combustão.
Aquecedor de água
Além de garantir um sabor extra para a comida, o fogão a lenha também garante outro benefício. “O tradicional sistema de aquecimento de água em fogões a lenha por serpentina utiliza o princípio do termo-sifão, atualmente muito aplicado em aquecedores solares”.
Para isso ocorrer, Miranda diz que um tubo de aço inox passa pela câmara de combustão, aquecendo a água. Armazenado em um tanque misturador ou boiler, o líquido logo é enviado para as torneiras e chuveiros da casa, promovendo um conforto e, até mesmo, a economia de energia elétrica.
Foto: Ladario José Magalhães
Redução do consumo
Por falar em economia, o Ecofogão reduz aproximadamente em 50% o consumo de lenha, na comparação com os modelos tradicionais. Mas como isso é possível.
Para facilitar o entendimento, Miranda explica que todo fogão a lenha é composto essencialmente por três partes:
- A câmara de combustão onde a lenha é queimada e produzida a energia térmica, ou seja: o calor;
- A transferência desse calor para as panelas, principalmente pelas chapas e bocas do fogão, e forno; e
- A chaminé que exerce uma pressão negativa dentro fogão, que extrai a fumaça e injeta oxigênio no fogo.
Por sua vez, no Ecofogão a excelente eficiência energética acontece da seguinte forma:
- A câmara de combustão do tipo rocket stove, produz uma combustão de melhor qualidade, ou seja, gera mais energia e menos fumaça;
- Já a transferência do calor produzido para o cozimento ocorre de forma mais eficiente com a otimização dos canais por onde passam as chamas e os gases quentes da combustão. Isso favorece a uma melhor transferência da energia térmica para as panelas e o forno;
- O sistema de chaminé é bem lacrado e dimensionado para todo o fogão, o que otimiza a exaustão da fumaça e injeção de oxigênio na combustão.
“Com estes diferenciais, o Ecofogão consegue reduzir em aproximadamente 50% o consumo de energia em relação aos fogões tradicionais. E tudo isso sem os inconvenientes de enfumaçar a cozinha”, destaca Miranda.
Com tantos diferenciais, o fogão ecológico supera os concorrentes, já que aquece muito mais e com mais qualidade, porém, com muito menos gasto de energia e nada de fumaça. Gostou das informações? Para saber mais detalhes é só acessar ao site do Ecofogão.