Com as soluções certas integrando uma estratégia eficaz, a tecnologia em nuvem é uma grande aliada para aprimorar o desempenho dos colaboradores. Afinal, assim como acontece nos esportes coletivos, o trabalho coeso de uma equipe bem organizada faz muita diferença para os resultados de uma empresa.
Claro que o talento individual tem seu valor. Entretanto, ninguém conquista o sucesso sozinho, principalmente no mundo empresarial. Basta lembrar quantos times repletos de “medalhões” individualistas já foram derrotados por grupos aparentemente inferiores. A diferença é atuação em conjunto, como uma orquestra bem afinada.
Para uma empresa, o segredo é conseguir reunir os talentos certos e mantê-los comprometidos e entusiasmados. Dessa forma, o atendimento ao cliente será impactado positivamente e, consequentemente, os resultados desejados vão aparecer.
O gestor, portanto, precisa atuar como um técnico com perfil vencedor, conseguindo extrair o melhor de cada integrante. Além disso, deve conseguir formar uma equipe que atue unida e em busca do mesmo objetivo.
Atualmente, a tecnologia em nuvem apresenta inúmeras ferramentas que atuam em conjunto para obter o melhor desempenho daqueles que trabalham diretamente com o atendimento ao cliente.
Portanto, para obter os melhores resultados é preciso entender os benefícios da tecnologia em nuvem, identificando as melhores soluções. Dessa forma, o gestor conseguirá engajar da maneira correta os colaboradores, extraindo o melhor da equipe.
Tecnologia em nuvem
Em linhas gerais, a tecnologia em nuvem facilita o acesso aos dados com segurança, reconhecidos atualmente como ativos valiosos para uma empresa. Com isso, a ferramenta torna-se uma grande aliada no gerenciamento e desenvolvimento das tarefas diárias. Consequentemente, garante mais eficiência nas entregas, que em boa parte são automatizadas.
Ao automatizar determinadas ações e organizar o dia a dia da equipe, a solução garante uma liberdade para a equipe produzir mais e melhor. “Com a possibilidade de deixar de lado o micro gerenciamento de certas atividades, os colaboradores podem se engajar mais em atuar em entregas mais produtivas e estratégicas”, afirma a Ana Claudia de Sá, consultora da Mex Consulting.
Outra vantagem de contar com a tecnologia em nuvem é a possibilidade de mensurar a produtividade e a qualidade das entregas realizadas antes e depois da implementação da ferramenta.
“Considerando que os processos manuais serão automatizados, a expectativa é que o desempenho aumente à medida que os colaboradores se familiarizem com o uso da nova tecnologia”.
Workforce management
Nesse processo de organização das equipes a tecnologia conhecida como workforce management (WFM) merece uma atenção especial. Isso porque ela tem como propósito gerenciar e otimizar a força de trabalho dos colaboradores.
Para conseguir esse feito, o WFM organiza a quantidade ideal de pessoas nos intervalos do dia, entregando uma escala eficiente, trabalhando com o objetivo de atingir o nível de serviço contratado.
De acordo com Ana Claudia de Sá, a atuação de uma solução de WFM no gerenciamento da força de trabalho apresenta diversas aplicações. Por um lado, promove a geração das escalas mensais com horários eficientes para cada colaborador.
“Isso garante ao profissional a visibilidade de sua programação mensal de pausas, folgas, reuniões, treinamentos, feedbacks, horas extras e banco de horas, por exemplo”.
Por outro lado, a solução também garante o acompanhamento dos indicadores de performance de cada integrante da equipe. “Por exemplo: aderência, TMA, quantidade de interações atendidas, absenteísmo, produtividade em vendas, entre outras informações”.
Com esse conjunto de informações estratégicas, a empresa e os colaboradores conquistam benefícios como:
- Aumento de produtividade e desempenho;
- Diminuição do tempo ocioso;
- Redução de custos operacionais
- Melhoria da experiência do cliente;
- Aprimoramento da experiência do colaborador.
Redução de custos
Ao promover uma melhor organização da equipe, o investimento em tecnologia em nuvem garante uma redução de custos para as empresas. Isso porque é possível realizar a automação de uma série de processos manuais.
Dessa forma, diminui ou até elimina os gastos com infraestrutura e manutenção, além de economizar com licenças de usuários e otimizar o tamanho da operação. Por fim, ajuda no monitoramento da produtividade e melhoria da comunicação entre a equipe e os gestores.
De acordo com a consultora da Mex Consulting, o uso de uma plataforma de base de conhecimento com inteligência artificial (IA) e fast learning permite o aumento da capacidade produtiva em até 60%, com menos pausas durante o tempo de trabalho para realização dos treinamentos.
“Essa agilidade na busca das informações durante o atendimento resulta em uma redução do TMA em até 10% e proporciona uma melhor experiência para o colaborador”.
Cuidados necessários
Mesmo com diversos benefícios, a tecnologia em nuvem não podem assumir todo o trabalho humano. Por isso, os gestores precisam ficar atentos para evitar alguns erros ao procurarem uma solução.
“Deve-se evitar pensar que a ferramenta substituirá todo o trabalho ou que será a solução de 100% de seus problemas”. Para a consultora da Mex Consulting, a implementação das soluções segue em conjunto com determinados ajustes, assim como com processos constantes de capacitação. Isso garante que os profissionais estejam alinhados e participando de todas as ações.
Soluções
Para aproveitar os benefícios de trabalhar com a tecnologia em nuvem é importante contar com ferramentas eficientes, já testadas pelo mercado. Por isso, pesquisar é a melhor opção para encontrar o melhor custo-benefício.
“Todas as soluções que oferecemos utilizam tecnologia em nuvem. Isso reduz significativamente o tempo de disponibilização do ambiente para o cliente e seus colaboradores”, destaca Ana Claudia de Sá.
Outra vantagem: não existe a necessidade de compra de servidores e licenças. Para conhecer todos os detalhes sobre as soluções disponíveis é só acessar ao site da Mex Consulting.
Foto de Yan Krukov no Pexels