Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Birô de crédito

Cadastro Positivo: Birôs de crédito de olho nos clientes das empresas de saneamento

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de março de 2024 | 14h21

Setor comemora alto volume de dados e aposta no setor de saneamento para incluir novos 55 milhões de registros.

Cadastro PositivoImagem: Divulgação ANBC

Após alcançar a expressiva marca de 160 milhões de registros na base de dados do Cadastro Positivo, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) está focada em trazer à essa base, os dados dos clientes das empresas de saneamento e deu início a uma agenda de ações voltadas ao engajamento do setor, envolvendo concessionárias públicas e privadas, governos e associações de todo o país.

Cadastro Positivo beneficia os consumidores

Ao proporcionar análises de crédito mais precisas, o programa permite concessões mais justa á cada perfil e previne o superendividamento, democratizando o acesso dos cidadãos ao mercado de crédito e fornecendo aos credores uma avaliação mais justa.

Até o momento, o Cadastro Positivo já promoveu a inclusão financeira de 14,7 milhões de consumidores e empresas, e agora aposta no setor de saneamento para ampliar essa penetração e visibilidade para crédito.

Após o êxito na inclusão das informações recebidas das instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, são esperados novos 55 milhões de registros à base de dados do programa – que caminha para cinco anos de vigência em seu modelo de adesão automática.

Ações pelo Brasil

Desde o início da jornada de engajamento do setor de saneamento, que já está em sua quarta etapa de implementação, a ANBC promoveu iniciativas nos Estados de São Paulo – onde participou da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) –, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Bahia, Pará e Amazonas.

Durante as conversas com autoridades e concessionárias locais, a ANBC vem destacando os resultados e benefícios do Cadastro Positivo para a economia local e para as fontes, além de oferecer suporte técnico e jurídico para a implantação da iniciativa.

“Estamos fornecendo aos envolvidos informações e resultados que demonstram o potencial do setor para a ampliação do acesso ao crédito, diminuição da inadimplência, promoção da inclusão financeira e o consequente desenvolvimento da economia local e do bem-estar social”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Para as concessionárias, fontes do Cadastro Positivo, as vantagens são inúmeras. “Além de não ficarem expostas legalmente, as empresas de saneamento podem contribuir para a queda da inadimplência, aprimorar sua pontuação ESG, no quesito S de Social, e atuar na promoção do desenvolvimento regional”, completa Sfeir.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

Patrocinado por: