Ao combinar tecnologia com sustentabilidade, franquia da Solar21
apresenta diferenciais competitivos no mercado de energia solar
Rafael Magossi, CTO da Solar21, e Vinícius Ferraz, CEO da Solar21. Foto: Eric Yamashita/Divulgação Solar21
Para quem busca por oportunidades de investimentos, a franquia é uma fórmula já conhecida por minimizar os riscos e obter retornos mais significativos no mundo dos negócios. Afinal, ao optar por essa modalidade, o empreendedor costuma se aliar a um modelo já testado e respaldado pelo mercado.
Nesse cenário, a franquia de energia solar se transformou em uma das “queridinhas” dos empreendedores, porque reúne um custo inicial relativamente baixo em um dos setores que vêm apresentando crescimento substancial e constante.
Portanto, o segredo aqui é identificar a franqueadora do setor que consiga reunir bons elementos, oferecendo diferenciais competitivos, produtos de qualidade e o suporte necessário para que a empreitada seja bem-sucedida.
Lançada recentemente, a Franquia Solar21 é a prova de que esses elementos compõem a fórmula do sucesso, quando corretamente combinados, é claro. Entre os diferenciais, a empresa desenvolveu a primeira plataforma do Brasil com solução completa em energia solar. Além disso, ganhou notoriedade com o modelo inovador de assinatura voltada para energia solar em telhado na sequência, agregando ao portfólio da plataforma a opção tradicional de venda de sistema solar.
Dessa forma, trouxe tecnologia de ponta para o setor de energia solar, agilizando os processos desde a contratação on-line até a gestão inteligente das usinas e monitoramento via App próprio. Em resumo: tudo é feito online, o que garante uma melhor experiência para os consumidores e, também, para os franqueados.
Diferenciais valiosos
Em seu modelo de franquia, a Solar21 oferece ao empreendedor a oportunidade de atuar no segmento de venda de sistemas de energia solar, solução muito procurada atualmente tanto por clientes residenciais quanto comerciais, tanto pelos benefícios financeiros quanto ambientais.
Dessa forma, o franqueado consegue obter retorno significativos em duas frentes: com a comissão nas vendas e com o serviço de instalação.
Aqui surge outro importante diferencial da franquia, a flexibilidade. Para facilitar a negociação, o franqueado possui a liberdade de negociar a comissão de venda dos kits e o preço do serviço de instalação, dentro de uma margem predeterminada. E tudo isso diretamente na plataforma franqueado, de uma forma simples e rápida, o que amplia ainda mais as chances de fechar os negócios. De um lado, o franqueado formata o projeto e a proposta, do outro, o cliente visualiza tudo em tempo real.
Aliás, é possível perceber que a tecnologia desenvolvida é um dos diferenciais que garantem competitividade e crescimento rápido para o empreendedor. Entre as facilidades que a plataforma traz para os franqueados estão: automatização de processos; geração e controle de proposta; maior volume e velocidade de vendas; menor tempo para a resolução de problemas de campo; e diagnóstico e prognóstico de falhas nas plantas de energia solar.
“Temos um pacote de tecnologia muito forte. Nossa base é 100% tecnológica. Temos a tecnologia como um meio, que atua na parte da contratação e, também, como um fim, na parte de gestão das usinas”, explica Vinicius Ferraz, CEO da Solar21.
Aliado com a experiência, a inovação e a qualidade da Solar21, o “foco no cliente” também se transformou em um instrumento valioso para a conquista do mercado e, também, para um melhor retorno para os franqueados.
Mas o que isso realmente significa? Ao manter o franqueado no “centro de tudo”, torna-se mais fácil proporcionar a melhor experiência desde o primeiro contato, passando pelo treinamento e principalmente durante a operação da franquia. Isso, claro, constrói uma relação de confiança e parceria, refletindo na melhor performance do franqueado.
Vale também destacar as ações estratégicas de marketing desenvolvidas pela empresa, gerando mais oportunidades de vendas para o franqueado. Só para ter uma ideia, a plataforma da Solar21 conta com mais de 20 mil cadastros realizados, mais de 300 mil acessos ao site, mais de 26 milhões de impressões no Google em 2022 e mais de 6,5 milhões de visualizações no YouTube.
Além disso, os diferenciais da Solar21 também chamaram a atenção da imprensa, com matérias publicadas em veículos de comunicação de alta circulação, como Estadão, Folha, Valor Econômico, Exame e Seu Dinheiro.
Nesse projeto de estruturação de franquias, a empresa contou com o suporte da consultoria de franchising do Grupo Bittencourt, considerada uma das melhores do Brasil. “Ela foi fundamental em nossa jornada. Porém, como sabemos estruturar muito bem um modelo de negócio, conseguimos acelerar e lançar a franquia em tempo recorde”, explica Ferraz.
Previsão de ganhos
Com tantos diferenciais e atrativos, certamente agora surgem na cabeça do interessado as seguintes perguntas: quanto investir e quais as previsões de retorno?
A Solar21 oferece o modelo de franquia home based, ou seja, não é necessário ter um escritório e a operação para o franqueado é simplificada. Além disso, o valor médio hoje de investimento varia entre R$ 30 mil e 50 mil, já incluindo a taxa de franquia, capital de giro, custos com marketing inaugural e outras despesas. O franqueado pode faturar anualmente mais de R$ 1 milhão, de acordo com a sua performance. Abaixo, seguem alguns números para análise da franquia Solar 21.
• Investimento inicial total: a partir de R$ 35 mil;
• Taxa de franquia: R$ 30 mil;
• Capital de giro: R$ 5mil a 10mil;
• Royalties: 4% cobrados sobre a receita;
• Prazo de retorno estimado: De 5 a 8 meses;
Números do setor
O mercado de energia solar é extremamente promissor. Mesmo com o crescimento substancial registrado nos últimos anos, a estimativa de crescimento do setor em 2023, de acordo com projeções de entidades do setor. Atualmente, já existem mais de 1,6 milhão de sistemas residenciais instalados no Brasil e os números só crescem.
Ainda de acordo com a ANEEL, o mercado de geração distribuída brasileiro cresceu 89% em 2021 e 84% em 2022. A previsão é de mais de R$ 122 bilhões de investimento no setor solar até 2030.
Por sua vez, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima a existência de mais de 86 milhões de unidades consumidoras no País, e o Brasil hoje conta com apenas 2 milhões com energia solar, o que demonstra o grande potencial de crescimento em um mercado já aquecido.
Com tanto potencial, esse mercado está repleto de oportunidades, tendo na franquia de energia solar um caminho fácil e atrativo para os empreendedores que desejam atuar neste segmento. “No nosso dia a dia aqui, nós somos 100% franqueados. O gestor de negócio, por exemplo, dorme e acorda pensando em como fazer o franqueado vender mais”, finaliza Vinicius Ferraz.
Quer saber mais? Então acesse o site da Solar21.