
Ao preparar a lista de compras em casa, certamente, o design de embalagens surge na imaginação em cada nome anotado. Ao entrar no supermercado, é comum desviar a atenção para um produto que se entre diversas outras opções na prateleira. Aliás, a conservação dos alimentos também tem ligação direta com o assunto.
Esses são alguns exemplos que comprovam como a embalagem é importante para o dia a dia das pessoas e, também, para o sucesso de uma marca. Responsáveis por armazenar corretamente os produtos, esse item também trabalha como um eficiente vendedor, quando criado corretamente.
Mas será que uma embalagem eficiente consegue substituir uma campanha publicitária? Qual o modelo mais eficiente? Qual a fórmula do sucesso para a criação? Para responder essas e outras perguntas, contamos com a ajuda de Maurício Speranzini, diretor da Speranzini Design, agência especializada em embalagens. Confira as dicas.
Design de embalagens
1 – Qual é a importância da embalagem no ponto de venda?
Maurício Speranzini – A embalagem é a forma de viabilizar o produto – gerado cada vez mais distante dos centros urbanos – até chegar às mãos do consumidor em perfeitas condições.
Portanto, sua função básica é conter, proteger, transportar até o ponto de venda e o local de consumo. Dessa forma, a embalagem permite o armazenamento de forma apropriada, oferecendo conforto e comodidade ao consumidor.
Muitas vezes esquecida, a embalagem ajuda a proteger a saúde e evitar desperdícios. É importante lembrar que 40% das frutas e hortaliças no Brasil são perdidas devido à falta de embalagens adequadas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o que é um número altíssimo.
2 – Existem outros aspectos que comprovam a importância da embalagem?
Maurício Speranzini – Certamente! A embalagem vai além, pois educa o usuário, informa as propriedades e seu conteúdo. Além disso, é um vendedor silencioso ao comunicar seus atributos e diferenciais competitivos.
Um bom projeto de design de embalagem busca uma perfeita integração entre a comunicação do produto e os anseios e aspirações dos consumidores. Isso é traduzido em forma de cores, imagens e textos, destacando-se no ponto de venda e estabelecendo valores, posicionamento de preço e mercado.
Dessa forma, em um primeiro momento, conquista a atenção do consumidor e oferece a oportunidade para que o produto seja escolhido entre muitos outros de sua categoria. Depois, cria fidelização com a marca, sempre lembrada pelo consumidor por suas diferentes manifestações.
3- Uma boa embalagem pode substituir campanhas publicitárias?
Maurício Speranzini – O mercado estima que 90% dos produtos presentes em um supermercado não possuem apoio de mídia relevante. Para comprovar esta informação, lembre-se dos principais produtos do dia a dia, sem levar em consideração os de alto consumo, como: automóveis e cerveja, etc. Acredito que a embalagem precisa ser considerada como prioridade muito antes de se pensar em uma campanha.
A embalagem carregará a logomarca do produto ou da empresa. Isso é relevante na medida em que esta representação gráfica deve transmitir os valores daquela marca.
Isto é, a campanha publicitária precisará da essência do projeto de embalagem, criada para atender as necessidades do consumidor. Dessa forma, a embalagem pode e deve ser utilizada como mídia da melhor qualidade ao informar as mensagens desejadas e seu portfólio. Afinal este público é seu consumidor sem dispersões.
Diferenciais
4- Que tipo de embalagem é mais valorizada para ganhar espaço nas gôndolas de supermercados?
Maurício Speranzini – Não existe um modelo específico. Certamente, a embalagem deve ser apropriada para o produto. Portanto, precisa oferecer uma ótima experiência de consumo, ser entendida.
Além disso, deve proporcionar conforto e conveniência. A embalagem precisa ser também adequada ao transporte e estoque, garantindo a segurança do conteúdo. Por fim, deve atender as aspirações do mercado, apresentar custo compatível com o seu ciclo de vida e não pode agredir o meio ambiente.
5 – Qual a importância do designer de embalagens nesse processo?
Maurício Speranzini – O designer deve compreender o universo complexo da embalagem. Apesar do desenho ser a primeira parte que os consumidores enxergam, esta é a última etapa do trabalho.
Um projeto bem fundamentado deve primeiro conhecer bem o produto e a empresa, suas possibilidades, cultura, objetivos, mercado, fornecedores e tecnologia. Além disso, precisa buscar informações relevantes e referências nacionais e internacionais. Em resumo: vivenciar o produto.
A partir deste conhecimento, busca-se materializar todo o contexto em produtos mais adequados, com custo benefício e factíveis para a realidade daquela empresa.
Aliás, todo esse processo conta com o envolvimento e a atuação do cliente e fornecedores. Vale destacar que a composição não é um desenho, mas um sistema de trabalho. Só assim é possível obter os resultados desejados. Acredite: não é fácil e rápido, mas eficiente.
Processo de criação
6 – Como criar uma embalagem que se destaque entre as demais no supermercado, tanto para os administradores das lojas, como para o consumidor final?
Maurício Speranzini – Não existe uma fórmula padrão. Afinal, cada produto e empresa têm suas próprias características, história, recursos, equipe, cultura, possibilidades e objetivos.
Muitas regras sinalizadas pelo mercado nem sempre são factíveis. Certamente, as empresas estão sempre surpreendendo, assim como a mudança de hábitos e comportamento de compra.
Para desenvolver um projeto vencedor e com resultados a regra número um é justamente conhecer profundamente a empresa e o ambiente onde está inserida. Portanto, é necessário experimentar, vivenciar, acompanhar suas operações e interpretar causa e efeito para melhorias permanentes.
Para o supermercado, um produto é relevante na medida em que é reconhecido e respeitado pelos consumidores, que conhecer os diferenciais e onde encontrar a mercadoria em destaque nas gôndolas.
O estabelecimento espera que o produto gire rápido, apresente boa margem de contribuição, tenha ações envolventes e participe de forma eficiente das promoções da rede através de espaços diferenciados, tabloides e campanhas.
Se o consumidor reconhece o produto pela embalagem, no caso de alimentos e bebidas, desenvolva a vontade de degustar, entenda seu posicionamento e valore, isso fideliza a preferência, pois facilitará a memorização no subconsciente como algo importante e do seu interesse.
Quando acontece uma convergência de interesses comuns, isso é bom para todos. Entretanto, vale lembrar que o processo é dinâmico. Por isso, produto e embalagem devem estar sempre em constante desenvolvimento.
6- Quais inconvenientes podem ocorre no processo de criação da embalagem?
Maurício Speranzini – Esse é um trabalho multisetorial. Portanto, deve envolver pessoas de diferentes atribuições. O processo exige conhecer a empresa, a cultura, as pessoas, a estrutura, o mercado, as referências nacionais e internacionais, as possibilidades, os fornecedores e a tecnologia de embalagens. Juntos, empresa, fornecedores e designer conseguem desenvolver o melhor projeto, reduzindo custos e otimizando a operação.
Sem esta integração, o projeto ficará prejudicado em algum momento, podendo correr até mesmo a inviabilização. Por isso, oriento as empresas e procuro trabalhar dentro de uma realidade factível, ponderada para o curto, médio e longo prazo.
Sem a imersão e conhecimento no mercado não é possível ter um bom projeto. Isso porque precisa de fundamentos, estratégia de comunicação, diferenciais competitivos e experiência de consumo. ´Com isso, fica claro que o desenho é o complemento final deste trabalho, da forma como é reconhecido.
Para saber mais sobre a importância os diferenciais de uma embalagem desenvolvida corretamente para a conquista de resultados concretos, acesso ao site da Speranzini Design.
Licenciamento Looney Tunes/Warner Bros com projeto da Speranzini Design