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Blue Studio Express / Tecnologia

Tecnologia revoluciona o segmento de farmácias

Diferentes aplicações ajudam os gestores a encontrar caminhos para aprimorar diferentes atividades, aumentando os lucros das farmácias

Por Estadão Blue Studio Express
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14 de novembro de 2022 | 10h43
Foto de Tbel Abuseridze no Unsplash

Ao lado da área de tecnologia, o setor de farmácias é um dos que mais cresce no Brasil. Dados do Conselho Federal de Farmácias mostram que o país contava com 88.979 unidades em 2020, número que cresce a cada ano.

O desenvolvimento do setor, aliás, está ancorado exatamente na evolução tecnológica, que apresenta diversas soluções para auxiliar o proprietário a superar os desafios do setor e, com isso, expandir os negócios. São aplicações que ajudam desde o atendimento ao consumidor final quanto no controle de estoque e até mesmo no combate ao pagamento indevido de impostos.

Em um setor com grande concorrência, tanto por parte das unidades menores quanto das redes, torna-se fundamental para o empresário encontrar ferramentas facilitadoras. Afinal, o retorno maior está tanto no aumento das vendas quanto na economia gerada.

Dessa forma, é necessário conhecer soluções que auxiliam diretamente o segmento de farmácias.

Tecnologia para farmácias

O processo de revolução promovido pela tecnologia nas farmácias não é um fenômeno atual. Isso porque há anos as unidades já utilizam computadores para controlar os estoques e, também, nos caixas.

Essa, porém, é apenas a “pontinha do iceberg”. Nos últimos anos, as farmácias também foram impactadas positivamente e de forma massiva pelos avanços tecnológicos, como ocorre em diversos outros setores.

Quer um exemplo? Então, basta visualizar as soluções que auxiliaram no atendimento das pessoas desde o início da pandemia. Nessa fase, o comportamento do consumidor mudou drasticamente. Com isso, as unidades precisaram incluir ou reforçar o atendimento à distância, buscando soluções tanto para a apresentação dos produtos quanto para a solicitação e entrega dos pedidos.

“O próprio WhatsApp se tornou uma ferramenta importante para o segmento, pois aproximou o contato dos clientes com as farmácias, o que contribuiu bastante para o segmento”, explica Wagner Tavares, sócio fundador da Avant Fiscal.

Finanças

Ofertar diferentes formas para o pagamento também faz parte desse processo de evolução. Com os diferentes cartões, a conciliação bancária ganhou ainda mais força com a tecnologia. Isso porque é praticamente impossível fazer manualmente o controle das diversas regras de cada operadora de cartões. Com a tecnologia, porém, isso se torna mais simples, ajudando assim a recuperar até mesmo quantias que estavam perdidas.

O mesmo princípio serve para o segmento dos impostos. Segundo o especialista, cerca de 95% das farmácias pagam impostos de forma incorreta. Isso gera gastos extras que, eliminados, podem render um retorno significativo para a empresa, tornando-se até mesmo um diferencial competitivo.

Wagner Tavares explica que as farmácias possuem atualmente cerca de 10 mi produtos cadastrados em média. Para determinar quais impostos pagar e quais as alíquotas, a categorização segue a Nomenclatura Comum do Mercosul, conhecida pela sigla NCM.

Pode parecer algo simples para os leigos, mas não é. Isso porque diversos produtos podem acabar sendo enquadrados em categorias erradas, gerando assim pagamentos indevidos de impostos.

Segundo Wagner Tavares, erros são comuns nas farmácias. Entre os exemplos de produtos que facilmente são categorizados incorretamente, o especialista menciona: sabonete em barra e sabonete medicinal; fitas para medição de glicose e testes de gravidez.

“São situações complexas que interferem diretamente no bolso do proprietário, gerando prejuízo e perda de competitividade”, destaca Wagner Tavares.

Suporte tecnológico

Nesse contexto, a tecnologia se transformou em um facilitador para os gestores de farmácias. Isso porque economiza tempo e dinheiro, atuando em diversas frentes.

No caso da categorização dos produtos, por exemplo, é praticamente impossível controlar com exatidão manualmente a categorização de cada um dos itens disponíveis. Além disso, seria necessário a ajuda de um especialista para avaliar cada caso e, com isso, identificar a correta categorização.

Com a evolução tecnológica, porém, isso ocorre de forma automática, eliminando o desperdício de tempo e dinheiro. De forma didática, o gestor tem acesso a essas informações na tela de um computador.

“A tecnologia certamente reduziu o tempo drasticamente o tempo gasto com diversas tarefas, assim como eliminou o risco de erros, garantindo uma segurança fiscal ao proprietário da farmácia”, finaliza o sócio fundador da Avant Fiscal.

Em um setor tão competitivo, onde cada centavo faz diferença, torna-se fundamental, portanto, explorar a tecnologia como uma ferramenta de suporte. Afinal, isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso das farmácias.

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