Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Tecnologia

Como a tecnologia ajuda a se destacar nos aplicativos de delivery?

É possível contar com a ajuda da tecnologia para obter resultados realmente significativos nos aplicativos de delivery. Confira.

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
13 de setembro de 2022 | 08h12
Foto de Anna Shvets no Pexels

Os aplicativos de delivery não surgiram com a pandemia, mas elevaram exponencialmente o patamar principalmente durante a fase inicial, com a adoção de medidas restritivas mais severas. De lá para cá, até mesmo os estabelecimentos que relutavam em aderir às entregas precisaram dar o braço a torcer e, atualmente, possuem a solução como mais uma opção para conquistar o consumidor.

Se por um lado o crescimento do segmento foi benéfico, por outro, aumentou a competitividade no mundo digital. Empresas que antes atuavam exclusivamente pelo delivery, por exemplo, viram do dia para a noite a concorrência crescer significativamente.

Já estabelecimentos acostumados a atender uma clientela específica começaram a competir com comércios de outras regiões da cidade. Essa proliferação de ofertas por meio das plataformas exigiu, portanto, encontrar uma estratégia para se destacar na multidão.

E como isso é possível? Para combater esse processo evolutivo só mesmo a tecnologia como arma eficaz na batalha do comércio digital. Dessa forma, a análise de dados com o suporte de soluções inovadoras se transforma em uma ferramenta poderosa para o comerciante se sair bem nos apps de delivery.

Destacando-se nos aplicativos de delivery

Para se destacar nos aplicativos de delivery, alguns cuidados são necessários. Assim como ocorre com o espaço físico, a loja precisa da atenção do comerciante dentro do aplicativo para superar a concorrência.

E como isso é possível? “O uso correto de linguagem aplicada com os textos e descrições e o uso de imagens reais e de boa qualidade ajudam na conversão de clientes”, explica Rafael Lima, Head de Produtos da Intellibrand.

Gerar demanda para a loja por meio de divulgação da marca em outros canais de comunicação também faz parte do trabalho de atração dos clientes.

Lima, porém, acredita que um dos pontos mais importantes é a habilidade para medir e aplicar dados às decisões diárias. Aqui, entram questões como: quais pratos exibir, que tipo de promoções e descontos aplicar, quais regiões devem apresentar um combo ou uma oferta 2×1.

Importância da análise de dados

Por falar em dados, saber trabalhar corretamente com as informações disponíveis se transforma em um grande diferencial competitivo para o comerciante.

A análise correta permite entender o que o cliente procura. Com o entendimento de métricas como visitas e conversão é possível alterar as estratégias, trabalhando om um menu atrativo e mantendo o interesse e desejo dos consumidores.

“Com os dados analisados, é possível rever menus, ofertas, títulos, imagens e, claro, ir aplicando pequenas mudanças para que as otimizações sejam claras no momento da análise”, destaca.

Como exemplo, Lima questiona o que poderia causar aos resultados mudar o descritivo da venda de um suco de laranja para: suco de laranja gelado. “Ter essa sensibilidade na hora de aplicar o menu pode ser um diferencial competitivo”.

Para Lima, outros dados não podem sair do radar, como:

• Frequência e fidelidade dos clientes;

• Novos x retornantes;

• Avaliação dos concorrentes da categoria;

• Reviews da loja;

• Satisfação dos clientes.

Ajuda valiosa da tecnologia

Após entender a importância da análise de dados para se destacar nos aplicativos de delivery, resta a seguinte dúvida: Como fazer isso corretamente? Aqui é que entra o importante trabalho da tecnologia.

Prova da eficiência de contar com uma solução diferenciais para esse trabalho é o Intellifoods. A solução desenvolvida pela Inlellibrandé uma plataforma para KPI’s de execução digital, baseada na tecnologia de machine learning. Isso significa que a ferramenta responde com dados acionáveis e traz as principais métricas e insights dos restaurantes, mercados e conveniências.

Quer mais? A aplicação apresenta ainda informações estratégicas de como os produtos de uma empresa o os da concorrência estão posicionados nos aplicativos de delivery.

Essa ação permite, por exemplo, saber se existe um lembrete do produto quando o consumidor está finalizando a compra ou onde possui combos executados.

Em resumo, a solução apresenta diversos dados relevantes para o melhor posicionamento nos aplicativos de delivery, como:

• Dados dos FSAs: aplicativos de delivery;

• Análise de restaurantes, mercados e conveniências;

• Dashboards customizados de acordo com objetivo do cliente;

• Métricas exclusivas para o canal, como combos e item reminder.

Criação da ferramenta

VP de dados e produtos da Intelibrand, Francesco Weiss explica que o Intellifoods surgiu com a visão da empresa e identificação que os consumidores migraram do imã de geladeira, telefone da pizzaria e panfletos na gaveta para a facilidade dos aplicativos.

“Boa parte da receita e do mercado de comida fora de casa está hoje nas mãos do delivery. Isso faz com que ambos – marcas e restaurantes – estejam aptos a criar movimentos para capturar todo o potencial desses clientes ávidos para consumir novos produtos e marcas”, destaca.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é criar uma tecnologia capaz de escalar o trabalho que é realizado hoje nos pontos de venda físicos e, consequentemente, aplicar metodologias e melhores práticas para oferecer produtos em canais digitais.

“Com essa visão, a Intellibrand criou um produto para marcas, varejistas e restaurantes poderem ter inteligência de dados, aplicando ações que geram resultados práticos”.

Benefícios da plataforma

A correta análise de dados proporciona um diferencial enorme para os comerciantes, que enfrentam um mercado tão competitivo e com margem de lucro no limite.

Certamente, a solução oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar:

• Diagnóstico de performance em altíssima escala;

• Canal pouco explorado pelas indústrias;

• Excelente fonte de lista de prospecção para positivação;

• Plataforma perfeita para atuação de Food Service.

Com o auxílio da solução, Weiss diz que é possível, por exemplo, melhorar o sortimento e portfólio de ofertas; aumentar a presença em regiões e pontos de venda pouco explorados; ganhar novos clientes da geração digital aptos a gastar mais e ter novas experiências.

“Claro que garantir vantagem competitiva versus os concorrentes em um ambiente extremamente concorrido é fundamental, e com dados é possível encontrar atalhos”, afirma.

Exemplos de sucesso

Para demonstrar as vantagens de trabalhar com dados para melhorar o desempenho nos aplicativos de delivery, Weiss afirma que existem diversos casos onde restaurantes e marcas aumentaram seus resultados de forma impressionante.

“Iniciamos com um trabalho para uma grande marca de bebidas onde descobrimos que alguns dos desafios impediam a venda neste canal”, destaca.

Entre as situações estava o alto preço cobrado pelos restaurantes na tentativa de recuperar a margem cobrada pelos aplicativos. Essa atitude pesava negativamente na decisão de compra dos consumidores em inserir bebidas nas refeições.

“Aplicamos um modelo de apresentação que gerava margens altas. A aplicação de combos incrementava a receita da marca e do pdv ao mesmo tempo”.

Com as mudanças, Weiss destaca que o aumento de incidência das bebidas foi de quase 70% no primeiro ano. Por sua vez, a receita cresceu 430% no primeiro ano, 250% no segundo e 130% no terceiro ano.

Em outra situação, a análise correta dos dados para duas grandes marcas de sorvete permitiu identificar que 20.000 pontos do mundo físico que ofertam nos aplicativos não vendiam o produto por falta de embalagem apropriada. Além disso, os comerciantes não sabiam como apresentar o produto nos menus.

“Com menos de 10% dos pontos ativados, a receita adicional ultrapassou os R$ 10 milhões mensais. Ou seja, uma receita considerada perdida revertida para incremento”.

Estes e outros casos foram abordados através do uso de dados da solução para identificar o comportamento de empresas e clientes e, com isso, melhorar a atuação nos canais.

Quer entender mais como a tecnologia pode contribuir para se diferenciar da concorrência e, com isso, obter resultados significativos nos aplicativos de delivery? Então acesse o site da Intellibrand.

Patrocinado por: