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Como aumentar a performance das marcas no varejo online?

Trabalhar corretamente com os dados se transforma em um grande diferencial para o varejo online
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 20 de junho de 2022
Foto de Olya Kobruseva no Pexels

O varejo online foi elevado ao patamar de “salvador da pátria” para muitos comerciantes durante a pandemia do coronavírus. O que alguns desavisados não sabem é que há tempos o segmento representa uma ferramenta importante para muitos varejistas.

Por conta disso, o amadorismo das lojas e ações foi substituído por iniciativas realmente eficientes para aumentar a performance das marcas de forma exponencial.

E como fazer isso? Bom preço, claro, é importante. Entretanto, resultados significativos exigem uma estratégia eficiente que consiga promover uma boa experiência ao cliente, um dos fatores primordiais para conquistar a fidelização.

Nesse contexto, os dados foram alçados a um patamar de destaque. Afinal, informação é poder. Por isso, é importante coletá-la e analisá-la corretamente, tanto internamente quanto com relação à concorrência.

Para isso, a tecnologia mais uma vez se faz presente como um importante diferencial. Escolher a solução certa permite o acesso a análises poderosas que contribuem para a tomada de decisões.

Dados e o varejo online

No varejo online, a grande competitividade e as margens apertadas de lucro formam uma barreira limitadora para as empresas que não encontram uma forma de superá-las. Por outro lado, quem ultrapassa esse bloqueio tem à disposição um mar de oportunidades para aumentar exponencialmente os resultados.

Quando trabalhados de forma eficiente, os dados são uma ferramenta valiosa nessa missão. Mas por que eles se transformaram em um recurso indispensável para o aumento da performance das marcas no varejo online?

O Gerente de Customer Growth & Insights da Intellibrand, Lucca Belli, explica que os dados são parte integrante de todas as etapas desse processo.

Quando corretamente analisados, é possível entender onde as marcas estão, facilitando ainda traçar os objetivos e as metas para o futuro. Em resumo: demonstra com coerência e assertividade o atual momento da empresa, ajudando também a estabelecer os próximos passos para manter um crescimento saudável e controlado.

“Durante a execução das estratégias escolhidas são os dados que nos mostram se estamos indo no caminho certo ou não e, por fim, são eles que nos dizem se chegamos onde almejamos”, destaca Belli.

O que analisar?

Agora que já entendemos a importância dos dados para o varejo online, uma outra dúvida pode surgir nesse momento: quais informações são realmente importantes?

Lucca Belli destaca que a escolha dos dados corretos depende do objetivo da empresa. Dessa forma, informações úteis em determinada situação podem não ter significado em outras.

Apesar disso, o especialista apresenta algumas referências iniciais. “Como básicos, eu começaria mencionando a presença dos produtos no ponto de venda digital, sua disponibilidade, a facilidade de encontrá-los em buscas nos sites, execução correta de preço, indicadores de conteúdo digital (imagens, título e descrição), que são fundamentais para a boa experiência do consumidor, e a receita das vendas.”

Segundo o gerente de Customer Growth & Insights da Intellibrand, outros dados relevantes nesse ecossistema são: clicks, tempo de navegação na página, taxa de abandono e conversão.

Cuidados necessários

Apesar da importância de contar com uma grande base, o excesso de dados também pode se transformar em um empecilho para o varejo online. Isso porque a escolha incorreta pode se tornar o principal erro para identificar determinado problema ou mensurar um objetivo traçado.

Para facilitar o entendimento, Belli apresenta um exemplo. “Se há uma meta de atingir 90% de presença online em determinado e-commerce, não é eficaz mensurá-lo através da receita total da marca”.

O especialista afirma que este tipo de erro é muito comum pelo grande volume de dados existentes, assim como pela falta de compreensão sobre cada um deles. “Por isso, é sempre bom contar com ajuda de empresas ou áreas especializadas para suportar as análises e insights”.

Na lista de erros, o Gerente de Customer Growth & Insights da Intellibrand ainda destaca:

• Restringir muito o período analisado;

• Não correlacionar diferentes dados em uma mesma análise mais robusta e bem embasada;

• Não ter bons dados para consultar.

Importância da tecnologia

Mas, então como escapar das armadilhas e conseguir realmente aproveitar as vantagens da correta análise de dados no varejo online? Se o trabalho manual se torna lento e passível de erros, o suporte das soluções inovadoras se faz necessário para explorar ao máximo todos os benefícios de trabalhar a informação de forma estratégica.

“A tecnologia nos permite multiplicar a capacidade de geração e processamento dos dados. Isso é fundamental para termos cada vez mais robustez nas análises e, consequentemente, embasamento dos insights gerados.”

Como exemplo, Lucca destaca o trabalho realizado pela Intellibrand. “Graças à tecnologia, coletamos e analisamos milhares de produtos em milhares de e-commerces de diversos países em poucas horas para disponibilizar aos nossos parceiros e clientes um dado atualizado diariamente em dashboards intuitivos para tomada de decisão. Para isso, ferramentas e plataformas capazes de fazer a gestão de um grande volume de dados e melhorar a apresentação deles visualmente colaboram para análises mais rápidas e de fácil compreensão.”

Ajuda especializada

Trabalhar corretamente com os dados, portanto, exige conhecimento, assim como o suporte das ferramentas certas. Dessa forma, contar com o trabalho de profissionais especializados permite economizar tempo e dinheiro.

A Intellibrand, por exemplo, atua como um hub entre as marcas e os varejos, potencializando o ambiente de e-commerce para todos, incluindo os consumidores. Para isso, a empresa trabalha diariamente para prover análises relevantes e atualizadas para os parceiros, usando-as como base para apoiar as empresas, atuando em conjunto nas correções necessárias.

“Por exemplo, temos indicadores que nos apontam as principais oportunidades de adequação de conteúdo das marcas clientes nos varejos. Com este dado em mãos, temos integrações sistêmicas com as principais plataformas de e-commerce, além de um time dedicado para comunicação destas oportunidades e acompanhamento das implementações nos sites.”

Dessa forma, todos ganham. Por um lado, os consumidores fazem suas compras com mais certeza do item que escolhem. Por sua vez, as vendas são potencializadas para o varejo online e a indústria.

Portanto, é possível afirmar que trabalhar corretamente com os dados se transformou em um diferencial importante para as empresas que realmente desejam se destacar no varejo online. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da Intellibrand e conheça mais sobre as soluções de inteligência de dados.

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