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8D Hubify traz os benefícios de RevOps para as empresas de e-commerce e tecnologia

Por Estadão Blue Studio Express
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29 de julho de 2025 | 14h31

Framework aplica a lógica de Revenue Operations ao e-commerce, transformando operações desconectadas em estruturas inteligentes e com impactos reais na geração de resultados significativos e sustentáveis

8D Hubify traz os benefícios de RevOps para as empresas de e-commerce e tecnologiaFabio Duran, CEO da 8D Hubify, apresentando o RevOps Commerce. Créditos: Divulgação 8D Hubify

Em um mercado em plena expansão, as empresas de e-commerce e tecnologia encontram na inovação um diferencial estratégico para se destacarem no meio da “multidão corporativa”. Mas, apesar da facilidade em gerar e armazenar uma grande quantidade de dados, o dilema está em conseguir transformar essas informações em crescimento real e sustentável. 

Nesse contexto, adotar um modelo estratégico centrado em Revenue Operations (RevOps) é uma abordagem mais eficaz, porque a metodologia promove uma visão completa da jornada do cliente, antes e depois da primeira compra, atuando tanto na expansão quanto na retenção dos clientes já existentes. 

Desenvolvido pela 8D Hubify, o RevOps Commerce é um framework que aplica a lógica de Revenue Operations ao e-commerce. A novidade foi apresentada com exclusividade em evento realizado no dia 18 de julho, na Space Shopify, em São Paulo. 

Na ocasião, a empresa demonstrou como é possível transformar operações desconectadas em estruturas inteligentes, orientadas à eficiência e à geração de receita sustentável.

Pilares do RevOps Commerce

O RevOps Commerce permite que as empresas de e-commerce e tecnologia integrem marketing, vendas e atendimento em uma jornada contínua, com dados como base e automações como motor de crescimento.

Em linhas gerais, o framework desenvolvido pela 8D Hubify é a aplicação prática da filosofia RevOps no universo do e-commerce e de qualquer tipo de modelo de negócios com vendas online. De forma estruturada, conecta estratégia, tecnologia e operação, viabilizando a transformação digital de forma segura e orientada a resultados.

CEO da 8D Hubify, Fábio Duran explica que a metodologia é sustentada por cinco pilares principais:

  1. Estratégia do Negócio: Uma empresa só cresce com sucesso se tem bem estruturado seu modelo de negócio, se sabe muito bem para quem vende, por quanto vender, e por aí em diante. De nada adianta adotar a melhor estratégia de marketing e vendas online, se o negócio sem si não para em pé.
  2. Fundação de Dados (CDP): implementação de uma Customer Data Platform que consolida e organiza dados para criar uma visão 360º do cliente – algo desejado por 82% dos líderes no mercado de ecommerce, mas alcançado por apenas 14%.
  3. Jornada Mapeada (Modelo Bowtie): extensão do funil de vendas para incluir etapas de retenção e expansão, garantindo que a empresa gere mais receita olhando para a jornada do cliente completa .
  4. Motor Tecnológico (IA e Automação): integração de ferramentas como CRM, conversacional, IA para transformar dados em experiências personalizadas e automações que geram receita de forma escalável.
  5. Equipe alinhada: para uma empresa gerar bons resultados, não adianta “apenas” uma cultura data driven. As equipes precisam estar integradas, de preferência por meio de boas tecnologias e olhando para a mesma meta do negócio.

“Esse ecossistema pré-integrado acelera a adoção de boas práticas, reduz riscos e melhora a eficiência das equipes, ao mesmo tempo que fortalece a experiência do cliente”, afirma Fabio.

Dados como diferencial estratégico

Em um cenário altamente competitivo e digitalizado, os dados representam um dos principais ativos estratégicos de qualquer companhia, independentemente do segmento ou do tamanho. Além de orientar em decisões operacionais, eles auxiliam em inúmeros outros processos, como o desenvolvimento de produtos, aprimoramento do atendimento, estratégias de vendas e marketing.

Empresas que conseguem transformar dados em insights acionáveis têm mais chances de crescer de forma sustentável, melhorar a experiência do cliente e gerar vantagem competitiva”, destaca Duran. 

No mercado de e-commerce e tecnologia não é diferente. Hoje o volume de informações disponíveis é gigantesco. Mas, assim como representam uma grande oportunidade, elas também se tornaram um dos principais desafios operacionais. 

O excesso, por si só, não é o problema. O grande obstáculo está na fragmentação. Informações espalhadas em silos departamentais e plataformas desconectadas dificultam o acesso e o uso eficiente dos dados.”

De acordo com Fabio Duran, essa desorganização gera impactos práticos relevantes. Só para ter uma ideia, estudo da PwC indica que silos de dados podem reduzir a produtividade em até 40%, com equipes gastando, em média, 12 horas por semana apenas procurando informações em diferentes sistemas. 

Essa fragmentação pode causar perda de até 30% da receita potencial, de acordo com análise da Forrester. Além disso, levantamento da Gartner demonstra que a má qualidade dos dados custa às empresas uma média de US$ 12,9 milhões por ano. 

Em resumo, a falta de integração e governança adequada cria um gargalo operacional que limita o crescimento e compromete a lucratividade”, diz Duran.

Importância de adotar uma estratégia completa

Muito mais do que comprometer a operação interna, a ausência de uma estratégia clara e eficaz para a utilização dos dados prejudica a jornada do cliente. Para as empresas de e-commerce e tecnologia, significa perder uma “grande fatia do bolo” em um mercado promissor, mas bem competitivo. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro faturou R$ 204.3 bilhões em 2024, alta de 10% na comparação com o ano anterior. Já o ticket médio subiu 4.76%, chegando a R$ 492,40. No ano, foram 91.3 milhões de compradores registrados e 414.9 milhões de pedidos. Realizado desde 2019, o levantamento da ABComm registra desde o início um crescimento anual em todos os critérios apurados. 

Portanto, torna-se indispensável trabalhar corretamente com os dados para o aprimoramento de processos e o desenvolvimento de ações diferenciadas e eficientes. Mas o que corrigir e, principalmente, o que fazer?

Quando áreas como marketing, vendas e atendimento não compartilham informações, a experiência do consumidor se torna desconectada. Esse cenário fragmentado impacta diretamente indicadores críticos do negócio. O reflexo aparece diretamente no demonstrativo de resultados da empresa, com margens reduzidas e crescimento insustentável.”

Outro problema muito comum é focar quase exclusivamente na primeira venda, em trazer o cliente novo. “Embora a aquisição de novos clientes seja importante, ela é também o processo mais custoso de toda a jornada. Empresas que direcionam todos os seus recursos para esse estágio do funil tendem a ignorar oportunidades mais rentáveis no relacionamento com clientes existentes”, explica o especialista.

Dessa forma, uma abordagem mais completa e eficiente envolve a adoção de um modelo estratégico centrado em RevOps, com uma visão completa da jornada do cliente. De acordo com Fabio, é nesse estágio que reside o maior potencial de geração de receita. 

Clientes recorrentes tendem a gastar mais – até 60% a mais por transação, em média – e custam menos para serem mantidos do que novos clientes para serem adquiridos. Ainda assim, cerca de 75% dos consumidores de e-commerce não realizam uma segunda compra, o que representa uma perda significativa e muitas vezes invisível”, destaca.

Como utilizar RevOps na prática? 

Por fim, surge uma grande dúvida: como as empresas de e-commerce e tecnologia traduzem todo esse conhecimento para a prática? É exatamente nesse ponto que surge o RevOps Commerce.  

De forma estruturada, o framework desenvolvido pela 8D Hubify faz a conexão entre estratégia, tecnologia e operação, viabilizando a transformação digital de forma segura e orientada a resultados.

Os efeitos dessa abordagem integrada já foram validados por estudos de mercado. Empresas que implementam estratégias de RevOps centradas na experiência do cliente demonstram ganhos significativos. 

Segundo estudo da Brainstorm Club, o crescimento do LTV (Lifetime Value) é até 2,3 vezes maior. Já o aumento de receita é 1,7 vez mais rápido, de acordo com relatório da Forecastio. Estudo da Unreal Digital Group apurou ganhos acima de 200% em projetos de integração de dados, com payback em curto prazo.

Esses são apenas alguns números que comprovam que investir em RevOps Commerce é a decisão certa para alavancar o crescimento sustentável e lucrativo de qualquer empresa. Para mais informações, acesse o site https://hubify.com.br.

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