Com uma atuação focada na qualidade dos serviços e na satisfação do consumidor,
a Pacto Energia conquista o prêmio de maior crescimento
e assume o 1.º lugar no ranking de continuidade Aneel
Foto: Divulgação Pacto Energia
Em um setor regulado, com regras fixas e normas restritivas, adotar uma gestão humanizada em conjunto com investimentos significativos e bem orquestrados faz toda a diferença para a garantia da eficiência na prestação do serviço e, claro, na satisfação dos clientes. Prova disso é a Pacto Energia.
Criada para comercializar, transportar e gerar energia por fontes hidráulica, eólica e solar, a empresa assumiu a gestão em Coronel Vivida, no Paraná, há 3 anos, quando a então FORCEL – Força e Luz Coronel Vivida, passou a se chamar Pacto Energia Distribuição Paraná, consolidando o Grupo Pacto Energia como um “player” verticalizado no setor elétrico, ou seja, atuando em: geração, transmissão, comercialização e distribuição. De lá para cá, promoveu mudanças significativas na gestão da concessionária de energia, com uma atuação voltada para a excelência em todos os detalhes.
Como resultado, a Pacto Energia PR recebeu recentemente o reconhecimento dos consumidores e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia responsável por regular e fiscalizar o setor.
Com uma atuação focada na qualidade do serviço e na satisfação e respeito aos clientes, a empresa conquistou o prêmio de Satisfação do Consumidor 2024 na categoria Maior Crescimento entre as concessionárias. Além disso, assumiu o primeiro lugar no ranking de continuidade da agência no grupo das empresas com até 400 mil consumidores.
“Tudo o que fazemos, seja obra ou serviço, tem que ter um objetivo claro, executado com excelência. O resultado são as próprias premiações da Aneel. Claro que é sempre um desafio. As regras estão aí para todos, dos pequenos aos grandes. Mas nós conseguimos sair na frente”, destaca Arthur Galvão, Diretor de Operações da Pacto Energia.
As duas conquistas coroam o empenho da Pacto Energia para oferecer um serviço qualificado e, com isso, gerar um valor real na vida da sociedade, assim como demonstram a confiança dos clientes, especialmente, em Coronel Vivida, região onde a empresa atua e trabalha para o desenvolvimento local.
O reconhecimento reflete o trabalho estratégico e, claro, os investimentos da companhia em infraestrutura, tecnologia e relacionamento para prestar um serviço altamente qualificado e oferecer soluções inovadoras. Dessa forma, a empresa consegue garantir um fornecimento contínuo e, ao mesmo tempo, promover redução de consumo e custo de energia, para clientes do mercado regulado e livre de energia.
Com uma atuação inovadora e sustentável, a Pacto Energia comercializa, transporta, distribui e gera energia por fontes hidráulica, eólica e solar, sempre com um olhar atento para as necessidades dos consumidores.
Atuação com foco na excelência
Antes de abordarmos detalhes sobre as conquistas, é importante conhecermos um pouco mais sobre a atuação da Pacto Energia, identificando os diferenciais que resultaram no reconhecimento tanto dos clientes quanto da agência reguladora.
Criada em 1959, a Pacto Energia PR atuou com a denominação Forcel até 2021, quando foi adquirida pelo Grupo Pacto Energia. Em sua nova fase, a empresa promoveu mudanças significativas em diferentes processos, a começar pelos funcionários.
“A primeira lição é a importância da qualificação das equipes. Colaborador não é descartável. O nosso time no Paraná é basicamente o mesmo. O que mudou foi o aprimoramento das equipes, que receberam cursos de segurança até novos métodos. Essa estratégia deu resultados”, explica Galvão.
Nesse contexto, destacam-se também os investimentos significativos direcionados para o aprimoramento da estrutura e dos serviços. No caso do setor de distribuição de energia, é importante lembrar que existe uma parcela mínima determinada em contrato. No caso da Pacto Energia, porém, a empresa decidiu duplicar essa quantia.
“Ao longo do tempo a resiliência da rede aumenta, assim como a qualidade do serviço. Claro que a quantidade de clientes cresce. Mas essa atuação estratégica traz mais resiliência e segurança para a nossa rede”, diz Galvão.
Olhar especial para os clientes
Em meio a tudo isso, um elemento é fundamental para os resultados conquistados durante esse período: o consumidor. Ao manter o foco na qualidade do serviço, a Pacto Energia direciona sua atenção para as necessidades e demandas dos clientes, sempre respeitando a regulamentação.
Para isso, a empresa se aproximou da população da região, escutando e entendendo as demandas e características locais. Além dos canais digitais existentes no aplicativo, os consumidores têm à disposição um atendimento humanizado, com colaboradores capacitados.
As ações sociais desenvolvidas pela empresa na comunidade também auxiliam nessa proximidade com a sociedade. Este é o caso, por exemplo, do evento tradicional de Natal.
Controller da Pacto Energia, Tatiani Zanella Rufatto acredita que essa proximidade com a população facilita manter um diálogo construtivo e positivo. Em algumas ocasiões, o que o consumidor busca não é permitido, por conta da regulamentação a qual todos estão submetidos. Portanto, a comunicação correta facilita que as pessoas reconheçam a empresa como uma parceira. “Assim as pessoas sabem que sempre terão alguém para escutar e avaliar as suas necessidades e demandas”, diz Tatiani.
Prêmio de Satisfação do Consumidor e ranking de continuidade
Como resultado do trabalho diferenciado realizado, a Pacto Energia foi reconhecida tanto pelos consumidores quanto pela Aneel.
Transmitido ao vivo no canal da Aneel no Youtube, o Prêmio de Satisfação do Consumidor foi entregue às companhias que receberam as melhores avaliações pelos clientes em uma cerimônia realizada em Brasília.
Na ocasião, a Pacto Energia conquistou o prêmio de Maior Crescimento entre as concessionárias no período de 2023/2024, além de vigorar entre as finalistas na categoria de Concessionárias da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste (até 30 mil unidades consumidoras).
Para a definição dos vencedores, a Aneel utilizou os resultados da pesquisa da Qualitest Inteligência. No total, 29.275 consumidores foram entrevistados em 637 municípios brasileiros entre julho e novembro de 2024.
Vale lembrar que a empresa também conquistou o prêmio nas duas edições anteriores, em 2022 e 2023.
Por sua vez, o ranking de continuidade da Aneel destaca a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras no país. Para isso, utiliza como referência o Desempenho Global de Continuidade (DGC). Na edição deste ano, a Pacto Energia assumiu a liderança do ranking entre as concessionárias que atendem até 400 mil consumidores e também no ranking Brasil tendo o melhor índice DGC de todas as concessionárias de energia do país.
O resultado demonstra a confiabilidade e a estabilidade da rede de distribuição da companhia, que é projetada para minimizar possíveis interrupções. Dessa forma, os consumidores não são prejudicados, principalmente, em momentos críticos.
Muito mais do que títulos, o reconhecimento do trabalho da Pacto Energia comprova a excelência, a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados, sempre com o objetivo de agregar valor e contribuir para a vida dos consumidores.
Mas, apesar do desempenho alcançado, quais são os próximos passos? “Manter a rampa de crescimento, investir cada vez mais em projetos de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e resiliência da rede e em trabalhos sociais, nos quais desenvolvemos uma atuação muito forte”, finaliza Galvão.
Quer saber mais sobre a atuação e os diferenciais da empresa? Então acesse o site https://pactoenergia.com.br.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.