Desenvolvida pelo Diário Escola, solução inovadora elimina o “caderninho”
e gera benefícios e facilidades para diretores, cantineiros, pais e alunos
Aplicativo aprimora a gestão e revoluciona a hora do lanche. Foto: Divulgação Diário Escola
Muito mais do que um local para uma boa refeição, as cantinas escolares são uma extensão da sala de aula. Afinal, é neste espaço de convívio que os alunos aprendem na prática ensinamentos valiosos sobre educação financeira, alimentação saudável, sustentabilidade, entre outros conhecimentos e habilidades.
Com tamanha importância para os colégios, o desafio muitas vezes se encontra na gestão das cantinas escolares. Para solucionar esse caso, é aqui que a inovação entra em ação. Desenvolvido pelo Diário Escola, o Cantina Escola é um aplicativo de carteira digital que oferece uma experiência mais completa e satisfatória para alunos, pais, diretores e cantineiros.
A solução inovadora nasce com a expertise embarcada do supersistema de gestão escolar. Dessa forma, o Cantina Escola oferece a instituições de ensino e cantineiros os recursos apropriados para otimizar, facilitar e agilizar a gestão deste espaço, assim como para promover uma melhor experiência para os estudantes e para os pais e responsáveis.
Entre as diversas funcionalidades, o app permite controlar estoques, monitorar vendas, automatizar tarefas, eliminar o uso de cartões ou dinheiro no ambiente escolar e muito mais.
Chief Technology Officer (CTO) e sócio-fundador do Diário Escola, Marcus Drzewinski explica que o objetivo do app Cantina Escola é facilitar a gestão das cantinas escolares.
“Uma das dores de nossos clientes e de cantinas escolares é que muitas ainda usam o caderninho para anotar os gastos dos alunos, e os pais pagam depois. O que gera trabalho extra, risco de inadimplência e falta de controle.” E Drzewinski complementa: “O aplicativo Cantina Escola permite recargas antecipadas e a definição de limites de consumo, eliminando o dinheiro em espécie e o caderninho, trazendo mais segurança e organização”.
E os benefícios não param por aí. Conheça todos os detalhes sobre a solução inovadora.
Por que modernizar a cantina escolar?
As mudanças de hábitos exigiram uma série de adequações e aprimoramentos da sociedade. Nas instituições de ensino não foi diferente. Com isso, as cantinas escolares se modernizaram e, agora, desempenham um papel significativo tanto no desenvolvimento de habilidades sociais quanto na educação alimentar dos alunos.
Para regulamentar essa situação, existe uma série de normas municipais, estaduais e federais que as cantinas precisam seguir. Entre elas destaca-se a Lei n.º 11.947/2009, que orienta sobre a alimentação escolar e a necessidade de oferecer opções saudáveis.
Outro ponto importante é a atuação da vigilância sanitária na fiscalização e orientação das cantinas escolares. Certamente, estar em conformidade com a legislação é fundamental para garantir a saúde e a segurança dos alunos, assim como para evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem de qualquer instituição responsável e comprometida com o bem-estar da comunidade escolar.
Em meio a tudo isso, a relação com os pais e responsáveis também mudou. As antigas cadernetas ou fichas já não são eficientes para a gestão e o controle das inúmeras solicitações e exigências por parte dos pais, que também buscam praticidade para o pagamento e o controle dos gastos dos filhos.
Além de eliminar diversas “dores de cabeça”, uma cantina escolar bem administrada representa para a instituição de ensino uma oportunidade para gerar receita adicional e para fortalecer a imagem institucional.
O papel da tecnologia na gestão das cantinas escolares
Com tantos desafios, a inovação surge como uma ferramenta necessária e indispensável para transformar a hora do lanche com gestão e tecnologia.
Ao contar com a ferramenta certa, fica muito mais fácil implementar um cardápio nutritivo, garantir a segurança alimentar e otimizar a administração do estabelecimento, gerando mais engajamento e melhorando a experiência dos alunos e dos pais.
Para conhecer as facilidades e benefícios do Cantina Escola, cantineiros, diretores e gestores das instituições de ensino podem solicitar uma demonstração completa do app.
Solução completa, o aplicativo transforma a gestão e a experiência em cantinas escolares com pagamentos digitais, controle de estoque, segurança alimentar e muito mais.
Entre as vantagens de uma cantina escolar bem administrada com o auxílio da tecnologia, estão:
1 – Geração de receita: cantinas bem dirigidas se tornam uma importante fonte de renda para as escolas. A análise dos dados de venda, por exemplo, permite ajustar o cardápio e otimiza as compras.
2 – Satisfação da comunidade escolar: alunos, responsáveis e funcionários valorizam instituições de ensino que oferecem opções de alimentação saudáveis e convenientes em suas cantinas escolares.
3 – Reforço da imagem institucional: alinhadas às demandas e às expectativas de suas comunidades, cantinas escolares modernas reforçam a credibilidade e a reputação das escolas.
4 – Promoção da educação alimentar: as cantinas se transformam em espaços para promover hábitos alimentares saudáveis e conscientes.
Importância das cantinas escolares para os alunos
Ao falarmos sobre a gestão das cantinas escolares, precisamos dedicar atenção para um dos grandes beneficiados: os alunos. Afinal, como uma extensão da sala de aula, esses espaços contribuem para sua formação. Entre os aprendizados, podemos destacar:
1 – Educação alimentar: ao escolherem seus lanches, os estudantes identificam alimentos saudáveis e fazem escolhas equilibradas.
2 – Educação financeira: a cantina também contribui no aprendizado da gestão dos recursos, com o planejamento dos gastos e a tomada de decisões financeiras responsáveis.
3 – Sustentabilidade: por sua vez, a importância de preservar o meio ambiente também é percebida a partir da utilização de materiais e produtos eco-friendly.
Como funciona uma cantina escolar?
A tecnologia se tornou indispensável na gestão de qualquer negócio, independentemente do segmento. Entre as vantagens destaca-se a eliminação de determinados processos manuais, o que elimina falhas, agiliza o trabalho e libera os colaboradores para se dedicarem a atividades mais estratégicas.
Afinal, gerenciar cantinas escolares envolve diferentes processos, como:
1 – Planejamento do cardápio;
2 – Compra de ingredientes;
3 – Preparação dos alimentos;
4 – Organização do espaço;
5 – Atendimento;
6 – Gestão das finanças;
Boas práticas para a gestão de cantinas escolares
Como foi possível identificar, o trabalho em uma cantina escolar não se limita aos intervalos das aulas. Assim como qualquer empreendimento, é preciso planejamento estratégico, organização, programação e gestão.
Adotar boas práticas, portanto, é a chave para o bom desempenho de uma cantina. Mas, na prática, o que fazer? Confira abaixo algumas dicas:
– Monte um cardápio equilibrado: priorize alimentos frescos e naturais, reduza ou elimine produtos ultraprocessados e estabeleça um rodízio de opções para diversificar a oferta.
– Realize uma gestão eficiente de estoque: evite desperdícios, monitore a saída de produtos, trabalhe com fornecedores confiáveis e mantenha controles rigorosos de validade e armazenamento.
– Priorize um atendimento ágil e organizado: treine a equipe para otimizar o atendimento. Ou seja, estruture filas e formas de pagamento para evitar aglomerações e utilize a tecnologia para tornar o processo mais ágil e seguro.
– Promova a educação alimentar: incentive os alunos a fazerem escolhas saudáveis. Nesse sentido, promova campanhas sobre alimentação consciente e envolva pais e professores na construção de hábitos positivos.
Tecnologia e inovação em benefício das escolas
Com o auxílio de soluções digitais, o desafio de gerenciar uma cantina escolar se torna mais fácil, permitindo a conquista de resultados diferenciados.
Nesse contexto, o app Cantina Escola traz uma grande variedade de recursos e funcionalidades que otimizam a gestão do empreendimento e proporcionam uma experiência mais completa e satisfatória para alunos, pais, cantineiros, diretores, professores e demais colaboradores.
Entre as facilidades, a utilização do aplicativo de carteira digital permite:
– Pagamento digital: a solução elimina o uso de dinheiro físico e oferece mais segurança e praticidade, com recargas de crédito rápidas e seguras.
– Monitoramento de gastos: pais e responsáveis acompanham os gastos e o consumo dos filhos em tempo real.
– Avisos de saldo baixo: o aplicativo encaminha mensagens automáticas sobre saldo baixo, configurável tanto pelo responsável quanto pelo cantineiro.
– Redução de filas: processos mais rápidos e inteligentes aumentam a satisfação dos alunos e otimizam o tempo de recreio. Com opções de reconhecimento facial e leitura de código de barras, por exemplo, a compra torna-se mais ágil, reduz filas e melhora a experiência dos estudantes.
– Gestão de vendas: cantineiros têm acesso a ferramentas inteligentes que auxiliam no monitoramento das vendas em tempo real. Isso otimiza a operação e facilita a previsão de receitas.
– Controle de estoque: a ferramenta permite monitorar todo o estoque da cantina, o que evita perdas e desperdícios.
– Integração com o Diário Escola: o Cantina Escola está disponível dentro do superApp Diário Escola. Dessa forma, fica muito mais fácil para as escolas parceiras que desejam aderir ao serviço, pois permite a importação automática dos dados dos alunos.
– Autonomia financeira para o cantineiro: quando a cantina é terceirizada, as escolas não têm acesso aos valores disponíveis.
– Emissão de nota fiscal: é possível emitir notas fiscais diretamente pelo aplicativo.
– Substitui PDVs: a utilização do app Cantina Escola permite substituir hardwares de ponto de venda (PDV) físicos, uma vez que também permite o lançamento manual de cobranças. Ou seja, dentre outros recursos, o aplicativo funciona como um PDV digital, integrado ao Diário Escola.
O futuro das cantinas escolares
Assim como o supersistema de gestão Diário Escola, o app Cantina Escola segue em constante evolução, com o acréscimo periódico de novas funcionalidades. O roadmap de desenvolvimento inclui novas aplicações que visam aprimorar a gestão e a experiência dos usuários. Entre as novidades futuras, estarão:
– Máquinas de autoatendimento: visitantes e responsáveis poderão consumir sem precisar baixar o aplicativo.
– Pedidos antecipados: evitarão filas no intervalo, otimizando o tempo e o atendimento.
– Etiquetas digitais com restrições alimentares: com a personalização, a solução auxiliará na identificação de restrições alimentares específicas de cada aluno.
– Análise de comportamento de consumo: com registros e gráficos, a solução permitirá conhecer os hábitos e as preferências de consumo dos seus alunos. Consequentemente, será possível oferecer opções que atendam às necessidades do seu público.
Começa a revolução na gestão das cantinas escolares
Mais do que uma ferramenta de gestão, o app Cantina Escola representa uma revolução na forma como alunos, pais, cantineiros e diretores interagem, tornando a hora do lanche mais simples, segura e inovadora.
Certamente, a inovação traz um avanço significativo na promoção de ambientes educacionais mais saudáveis, eficientes e alinhados às necessidades e expectativas da comunidade escolar.
Com tecnologia e inovação, as cantinas escolares oferecem um atendimento melhor e, ao mesmo tempo, promovem uma alimentação mais equilibrada e saudável. Além disso, um aplicativo de carteira digital facilita a vida de pais e alunos.
Dessa forma, é possível transformar a cantina em um centro de nutrição, convivência, educação alimentar, bem-estar e eficiência. Ou seja, com o app Cantina Escola, a gestão de cantinas escolares é mais simples, eficiente e lucrativa. E tudo isso na palma da mão.
Quer saber mais detalhes sobre a solução? Então acesse o link e solicite uma demonstração.
Conteúdo produzido Lab Persona Estadão.