Prestigiada terapeuta infantil e de famílias da Califórnia participa do
Seminário Internacional de Mães, em maio, em São Paulo
Mary Nelsen, palestrante do Seminário Internacional de Mães. Créditos: Divulgação
A educação dos filhos é um dos desafios que mais preocupam os pais atualmente. Em um mundo em constante transformação, com novos hábitos surgindo diariamente, é comum encontrar relatos e, até mesmo, pedidos de ajuda em busca de acabar com a indisciplina das crianças.
No meio desse debate, alguns defendem a adoção de uma postura rígida, usando o seguinte argumento: “antigamente era assim”. Já outros acreditam que o caminho é trabalhar uma estratégia mais permissiva, transformando os filhos em “amigos”.
Será que essas abordagens realmente contribuem para o desenvolvimento de uma criança preparada para os desafios presentes e futuros? Será que rigor excessivo não gera adultos inseguros? Por outro lado, a ausência de regras claras não deixa criar filhos sem limites e sem responsabilidades?
Por estar conectada com a construção de pessoas socialmente e emocionalmente saudáveis e capacitadas, a educação significa muito mais do que “bons modos”. Dessa forma, os desafios precisam ser transformados em momentos valiosos para o aprendizado.
Mas como fazer isso na prática? O caminho pode estar na disciplina positiva, uma abordagem educacional que busca no respeito mútuo, na compreensão e na empatia trabalhar de forma colaborativa a solução de diferentes conflitos que surgem no dia a dia de uma família.
Para aqueles que imaginam que essa proposta é utópica, torna-se indispensável conhecer o trabalho de Mary Nelsen Tamborski. Coach certificada em disciplina positiva e autora de livros sobre o tema, ela é uma prestigiada terapeuta infantil e de famílias da Califórnia.
O sucesso do trabalho da terapeuta rompeu as fronteiras dos Estados Unidos, espalhando-se para mães e pais em diferentes países em busca de uma solução prática e eficaz para o desenvolvimento dos filhos. Com isso, a especialista começou a ser convidada para participar de diversos eventos no mundo para compartilhar seus ensinamentos.
Mary, aliás, estará no Brasil para participar do Seminário Internacional de Mães. Em sua 11.ª edição, o evento se realiza no dia 3 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A expectativa da organização é reunir cerca de mil mulheres para compartilharem conhecimento, experiências e, claro, bons momentos.
Disciplina positiva na prática
Além do estudo acadêmico, Mary Nelsen Tamborski é prova viva da eficiência dessa abordagem. Afinal, ela é filha da prestigiada terapeuta Jane Nelsen. Dessa forma, desde criança ela tem contato com a disciplina positiva, com seus pais utilizando com ela e com seus irmãos uma comunicação respeitosa e encorajadora na busca de soluções para diferentes conflitos.
Com a vivência desta experiência na infância, Mary complementou o seu conhecimento com o estudo formal, conseguindo adotar com sucesso essa abordagem com os seus três filhos.
Posteriormente, a terapeuta compartilhou sua experiência e aprendizado com outras famílias, transformando-se em referência para quem busca um caminho realmente produtivo para a criação dos filhos.
Diálogo e respeito mútuo
Mas como essa abordagem educacional funciona na prática? Diferentemente dos métodos punitivos tradicionais, a disciplina positiva trabalha com a criança uma comunicação respeitosa e clara, na qual pais e filhos encontram em conjunto as soluções para diferentes situações.
A combinação de diálogo respeitoso com atitudes coerentes permite criar crianças emocionalmente saudáveis, comportadas e com habilidades importantes para a vida adulta.
Entre os benefícios, a disciplina positiva reduz a agressividade nas crianças, assim como elimina a resistência em seguir regras.
Por outro lado, a abordagem permite que pais e filhos busquem entender as perspectivas dos outros com relação a cada situação, o que facilita construir uma convivência mais harmoniosa e produtiva.
Claro que a disciplina positiva não é “mágica”. Portanto, exige disciplina e paciência de mães e pais para que os resultados comecem a aparecer. Entretanto, a abordagem prática torna essa abordagem viável para todos, independentemente da idade das crianças ou da situação.
Para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto, o Seminário Internacional de Mães, em São Paulo, será uma ótima oportunidade para aprender diretamente com Mary Nelsen Tamborski.
Quer saber mais? Então acesse o site do Seminário de Mães.
Conteúdo produzido Lab Persona Estadão.