
Apesar da praticidade e eficácia como duas de suas características fundamentais, as casas pré-fabricadas ainda são consideradas por alguns como uma “alternativa” a construções de alvenaria tradicionais.
Provavelmente por falta de conhecimento mais aprofundado, determinadas pessoas ainda relacionam essas estruturas a frases como: “custo baixo, mas qualidade inferior”.
Entretanto, isso não é verdade. Muito pelo contrário. Com a evolução constante dos materiais e das técnicas, as casas pré-fabricadas se transformaram em soluções para inúmeros projetos, de residências mais simples até a projetos modernos e sofisticados.
Além da elevada qualidade, essas edificações se transformaram, até mesmo, em referência para construções que trabalham com a inovação para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis.
Casas pré-fabricadas
A história das casas pré-fabricadas tem ligação com a colonização inglesa. Na década de 1830, um carpinteiro londrino criou uma casa desmontável. As peças foram transportadas e remondadas na Austrália. O sucesso do projeto fez com que diversas unidades similares fossem construídas.
Com o passar esse tipo de construção foi se aperfeiçoando, com o desenvolvimento de projetos cada vez mais qualificados.
No Brasil, essas construções começaram a ganhar corpo na década de 1960, por conta do crescimento populacional e a necessidade da expansão do número de habitações. Dessa forma, estruturas pré-fabricadas agilizavam as obras, com construções padronizadas.
Desde o início da utilização desse conceito em obras brasileiras, inúmeras construções utilizaram elementos pré-fabricados para diferentes demandas. Em edificações comerciais, os materiais e técnicas são bem presentes.
Entretanto, existem projetos sofisticados e arrojados que levam como marca a utilização de elementos modulares, com criatividade e eficiência. Entre os exemplos, é preciso destacar a Casa Lite, um projeto com uma proposta sustentável do arquiteto Duda Porto, produzida em Steel Frame, um sistema que forma a estrutura por meio da conexão de perfis de aço-galvanizado.
Vantagens das casas pré-fabricadas
Tendo como base o exemplo da Casa Lite, é possível identificar diversas vantagens em optar por casas pré-fabricadas, como parte de projetos realmente pensados na eficiência arquitetônica.
A começar pela construção. Por trabalhar com elementos pré-fabricados, é possível fazer uma obra mais “limpa”, com grande redução de desperdício. O Steel Frame, por exemplo, pode eliminar a necessidade de utilizar o concreto na estrutura.
Outro diferencial é a agilidade. Com base no projeto traçado e os elementos pré-fabricados escolhidos, fica muito rápido finalizar a obra, sem abrir mão da qualidade e da resistência das edificações.
Mantendo uma característica da criação do projeto inicial do carpinteiro londrino, as casas pré-fabricadas são uma solução atrativa para o desenvolvimento habitacional mesmo em regiões mais remotas.
Com grande versatilidade no desenvolvimento de projetos, é possível ainda relacionar as casas pré-fabricadas com a sustentabilidade, tanto por conta da redução significativa de resíduos quanto pela possibilidade de trabalhar com elementos que permitam o desenvolvimento de edificações autossustentáveis.
Ao contar com a criatividade e a experiência de profissionais especializados no assunto, torna-se viável trabalhar com projetos inovadores e eficientes na construção de casas pré-fabricadas.
Certamente, essa proposta se conecta com o novo perfil da sociedade, que busca por edificações que ofereçam um bom custo-benefício, mas sempre alinhadas com princípios sustentáveis.
No mercado habitacional, essa proposta certamente é capaz de agregar grande valor para diferentes projetos, desde residências mais simples até casas arrojadas, confortáveis e eficientes.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o assunto, a dica é acessar o site https://news.fbrep.com.br.