Famílias buscam qualidade de vida, mas sem abrir mão de infraestrutura e conforto; diferenciais de Igaratá atraem os olhares dos investidores.

Para Ademir Pereira de Andrade, um ecossistema completo justifica viver longe dos grandes centros. Foto: Divulgação
O mapa de oportunidades do mercado imobiliário apresentou mudanças significativas nos últimos anos. Principalmente após a pandemia, as famílias priorizam cada vez mais a qualidade de vida. Consequentemente, aumentou a procura por imóveis em cidades estrategicamente localizadas, que consigam oferecer conforto, infraestrutura e um maior contato com a natureza, mas com acesso fácil aos grandes centros.
Essa demanda colocou municípios como Igaratá, no Vale do Paraíba, sob os holofotes de compradores e investidores. Conhecida por sua beleza natural e pelo grande potencial turístico, a cidade no interior de São Paulo fica a 89 quilômetros da capital paulista.
Referência no assunto, Ademir Pereira de Andrade avalia que essa mudança de perfil da sociedade construiu um caminho para investimentos com alto potencial de valorização.
Afinal, hoje, o tempo de qualidade e o ambiente são tão importantes quanto a proximidade com o escritório. Aliás, modelos de trabalho como o home office até mesmo limitaram a necessidade de estar situado em grandes centros, facilitando viver em cidades onde a prioridade é o bem-estar, mas sem deixar de lado a comodidade e o conforto.
O que o comprador moderno procura?
Seja para morar ou para investir, o comprador moderno apresenta um perfil mais exigente e detalhista. Muito mais do que uma boa residência, Ademir Pereira de Andrade acredita que a pessoa busca um ecossistema completo, capaz de justificar o distanciamento dos grandes centros.
Entre os possíveis diferenciais, imóveis com áreas verdes privativas, espaços dedicados ao trabalho remoto com boa conexão de internet, segurança, opções atrativas de lazer são alguns dos itens na lista de desejos.
Em meio a isso, a procura por um espaço físico maior reflete a necessidade de a casa se adaptar às inúmeras necessidades, transformando-se em refúgio, escritório e centro de convivência familiar.
Por isso, o especialista acredita que o comprador procura um local onde consiga viver, trabalhar, relaxar e ver os filhos crescerem com qualidade. Consequentemente, esse desejo cria uma demanda qualificada, com compradores dispostos a investir em imóveis que ofereçam essa combinação, o que nos leva até Igaratá.
Atrativos de Igaratá
Nesse contexto, Igaratá possui todas as qualidades para atender as pessoas que pertencem a este novo perfil. Com uma área de cerca de 300 km², possui uma população estimada de 9.631 habitantes.
Cercado pela Mata Atlântica, o município possui belas paisagens. Entre os destaques, encontra-se a Represa de Jaguari, onde moradores e turistas utilizam a Prainha como um espaço de lazer, tanto para o banho e para a pesca quanto para os esportes náuticos.
A localização de Igaratá é outro diferencial estratégico. Situada a menos de 100 quilômetros de São Paulo e a cerca de 50 quilômetros de São José dos Campos, um dos principais polos tecnológicos do país, a cidade permite que seus moradores acessem facilmente os grandes centros urbanos.
Pereira de Andrade explica que o município consegue combinar o melhor de “dois mundos”: a qualidade de vida de uma cidade do interior com as comodidades, infraestrutura e o acesso estratégico às metrópoles.
Esta conectividade é fundamental para quem precisa se deslocar com praticidade e agilidade para os grandes centros, tanto para uma reunião de trabalho quanto para desfrutar da maior oferta cultural e de serviços das capitais.
Para os investidores, as características de Igaratá apresentam uma atratividade extra. Só para ter uma ideia, pesquisa de 2023 do Ministério do Turismo constatou que 74% dos viajantes optam pelo turismo rural exatamente por conta do contato com a natureza. Essa preferência do mercado eleva o potencial de lazer da cidade, assim como fortalece a economia local e a atratividade para investimentos imobiliários.
Potencial de valorização
Essa tendência, portanto, apresenta indícios robustos de bons negócios para os investidores. Tanto que o crescente interesse por Igaratá tem impulsionado a valorização dos imóveis. Para Pereira de Andrade, esse movimento está apenas começando.
Em Igaratá, é possível constatar o aumento da procura para a locação de imóveis para temporada, em alinhamento pela preferência dos turistas por locais que ofereçam uma boa experiência conectada com a natureza.
Nesta equação, outro ponto relevante é o potencial de valorização dos imóveis na cidade. Atualmente, é possível ainda encontrar boas oportunidades, tanto para quem deseja morar em uma cidade que ofereça boa qualidade de vida quanto para quem deseja investir.
Olhando para o futuro, a perspectiva é que Igaratá se consolide como um dos principais destinos turísticos. Em expansão, a expectativa é que o município se transforme em um local estratégico para morar com a família, combinando as belezas naturais com infraestrutura, conforto e qualidade de vida. Muito mais do que imóveis com valores atrativos, Igaratá oferece um projeto de vida. Por isso, Ademir Pereira de Andrade acredita que essa combinação de fatores é capaz de gerar um ativo valioso para quem deseja investir.