Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Educação

Eloizo Gomes Afonso Durães comprova que é possível transformar vidas através da educação

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
4 de novembro de 2025 | 15h30

Empresário e filantropo, Eloizo Gomes Afonso Durães é referência na criação de projetos que vão desde o apoio escolar e cultural até programas de assistência alimentar e formação profissional.

Eloizo Gomes Afonso Durães em projeto social voltado à educação e inclusão digital.

Eloizo Durães dedica sua trajetória a transformar vidas pela educação. Foto: Divulgação

A construção de uma sociedade mais justa e próspera tem ligação direta com a educação. Muito mais do que investimento, é preciso “colocar a mão na massa”, com estratégia e perseverança, para construir projetos realmente capazes de transformar a realidade. Prova disso é Eloizo Gomes Afonso Durães. No Brasil, poucos nomes traduzem com tanta precisão o poder em unir sucesso empresarial e dedicação para a promoção de um impacto social tão significativo.

Visionário, o empresário e filantropo se dedica a desenvolver projetos para oferecer oportunidades reais às crianças e adolescentes, preparando as novas gerações para superarem os atuais e futuros desafios da vida.

Entre os diversos projetos de Eloizo Durães, a Fundação Gentil Afonso Durães já beneficiou centenas de crianças e adolescentes ao longo de duas décadas, oferecendo reforço escolar, oficinas de informática e atendimento em saúde bucal.

Para entender melhor o impacto e o poder da educação, portanto, torna-se indispensável conhecer um pouco mais sobre sua história.

Transformação social como missão

Significativo, o impacto social promovido pela educação exige dedicação, perseverança e tempo. Apesar dos efeitos imediatos, os resultados se tornam cada vez mais significativos com o passar dos anos. Muito mais do que um discurso para clientes e investidores ou um termo bonito para ilustrar relatórios, o trabalho social precisa ser colocado em prática, de forma estruturada e eficaz. Quando legítima, a intenção se transforma em ação.

Para Eloizo Durães, tudo começou em julho de 2003. Após estabelecer uma de suas empresas no bairro do Jaguaré, em São Paulo, o empresário observou a realidade à sua volta e decidiu agir. Com o objetivo de inserir crianças no mundo digital, teve início em setembro daquele ano um curso de informática básico.

O rápido impacto social despertou o interesse da sociedade, aumentando a demanda, o que levou à criação oficial da Fundação Gentil Afonso Durães em outubro de 2003. Nomeada em homenagem ao pai do empresário, a entidade sem fins lucrativos nasceu e se desenvolveu como uma ferramenta valiosa para amplificar as oportunidades educacionais, culturais e sociais e, com isso, construir um mundo cada vez melhor.

De Fundação para Organização Social

O trabalho inicial, porém, fez Durães identificar uma outra situação: muitos participantes não eram alfabetizados. Ao invés de cruzar os braços, o filantropo agiu novamente. Dessa forma, ele mudou o projeto inicial e incluiu o reforço escolar, oferecendo a base educacional necessária para que as crianças e os jovens pudessem aproveitar ao máximo as futuras oportunidades.

Com o objetivo real de transformar a realidade da comunidade, outras iniciativas foram promovidas, garantindo assim aos participantes uma “caixa de ferramentas” repleta de habilidades necessárias para superarem os desafios da vida. Atividades culturais como coral e teatro passaram a estimular a criatividade e a expressão artística das crianças e dos jovens.

Durante esse processo, Eloizo Durães identificou a importância de cuidar das necessidades básicas das famílias enquanto se investe no desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e dos adolescentes.

Nesse contexto, o Projeto Sopão foi criado para distribuir refeições para famílias carentes, acompanhado por ações como a entrega de cestas básicas. Além disso, a fundação oferece transporte gratuito para todas as crianças atendidas.

Inspirado pelos resultados conquistados em São Paulo, Eloizo Durães decidiu levar a iniciativa para outras partes do País a partir de 2005, seguindo para São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Por conta das peculiaridades locais, os programas foram ajustados para atender às necessidades específicas de cada região, sempre respeitando o contexto socioeconômico e cultural das comunidades.

Em 2019, a Fundação Gentil Afonso Durães passou por uma nova transformação. Nesta época, a entidade passou a ser uma Organização Social (OS), ampliando sua capacidade de atuação e profissionalizando ainda mais suas atividades em benefício da educação, assistência alimentar, saúde bucal e inclusão digital.

Preparando jovens para o mercado de trabalho

Entre as iniciativas mais significativas de Durães, destaca-se o curso de informática oferecido pela fundação. Desde as primeiras aulas em 2003, a inclusão tecnológica se tornou um dos pilares do projeto, equipando os participantes com habilidades necessárias para conquistarem e criarem as oportunidades.

Os cursos incluem conteúdos sobre digitação, pacote Office, sistemas operacionais, navegação segura na internet e até mesmo programas que auxiliam na alfabetização.

Muito mais do que ensinar informática, as aulas representam uma porta de entrada para um mundo repleto de oportunidades. Resultado: alunos formados pelo programa conseguiram empregos relacionados à área de tecnologia.

Reconhecimento merecido

A atuação de Eloizo Durães vai além de sua fundação. Recentemente, ele patrocinou um site de vendas de livros em que todo o valor arrecadado é revertido para instituições beneficentes.

O empresário também é autor de diversas obras literárias, como: “Eu Sou João Pires”, “Embaixo do Sol”, “No amor e na alma”, “Na fé do caminho”, “Histórias e Poesias” e “Caminhos, poesias e liberdade”.

Todo esse trabalho desenvolvido ao longo do tempo ajudou na formação de crianças e jovens e comprovou a eficácia da educação na diminuição da desigualdade social, assim como trouxe para Eloizo Durães o reconhecimento merecido.

Sua liderança em transformar ideias em ações concretas foi destacada em diversos eventos. Muito mais do que uma conquista individual, as homenagens para o empresário contribuem para inspirar outros líderes a seguirem o mesmo caminho.

Certamente, Eloizo Gomes Afonso Durães prova que o sucesso empresarial pode — e deve — ser usado em benefício da sociedade. Ao priorizar a formação e o desenvolvimento de crianças e jovens, é possível plantar as sementes para um futuro mais justo e repleto de oportunidades. Portanto, mesmo em um cenário desafiador, Eloizo Durães comprova que o empreendedorismo e a filantropia conseguem andar de mãos dadas no processo de construção de um futuro melhor.

Patrocinado por: