Localização estratégica, estrutura robusta, dados qualificados e suporte profissional são alguns aliados dos investidores em um momento com taxa de juros elevada, mudanças no IOF e tarifaço.

Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property. Foto: Divulgação / Carrefour Property
O mundo dos negócios vive um momento desafiador para os empreendedores. Recentemente, o país foi surpreendido pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estabeleceu tarifas de 50% a produtos comprados do Brasil.
Esta imposição se junta a outros “ingredientes” importantes no cenário nacional, como a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano e o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em boa parte das operações. Com estes e outros fatores até mesmo globais, projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025 que, se confirmado, ficará abaixo dos 3,4% apurados no ano anterior.
Para os empreendedores, esses elementos exigem cautela, mas também reservam boas oportunidades. Em resumo: é preciso planejar corretamente para retirar determinados obstáculos do caminho.
Mas, na prática, o que fazer? Realizada recentemente em São Paulo, a ABF Franchising Expo trouxe alguns indicativos. As franquias são conhecidas por oferecer aos empreendedores um modelo de negócios com eficiência já comprovada. Para o negócio efetivamente funcionar, porém, alguns outros elementos são necessários, como a localização e a estrutura do estabelecimento.
Esses e outros diferenciais foram responsáveis por atrair os empreendedores para o modelo de negócios do Carrefour Property. A divisão imobiliária do Grupo Carrefour Brasil administra mais de 250 galerias comerciais em mais de 130 municípios distribuídos em 19 Estados. São cerca de 3.200 lojistas em aproximadamente 400 mil m² de área bruta locável (ABL) e 17 milhões de m² de terreno.
Em mundo, a unidade de negócio do Carrefour registrou uma maior procura, fechando mais contratos durante o evento na comparação com o ano anterior.
“Hoje, se você tem capital para expandir, não pode errar. Entre os motivos, acredito que fechamos mais negócios neste ano porque temos um fundo de comércio estabelecido pela ancoragem, seja no varejo ou no atacarejo. Além disso, temos estacionamento, algo muito importante, e um custo de ocupação muito menor, na comparação com um shopping center. Certamente, acredito que possuímos os fundamentos econômicos e mercadológicos para que pequenos negócios se desenvolvam”, explica Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property.
Diferenciais do Carrefour Property
Para um negócio dar certo, a localização é um elemento indispensável. Dessa forma, a escolha de um bom ponto exige a avaliação de alguns itens relevantes. A começar pela característica do local.
Em linhas gerais, Liliane explica que os empreendimentos relacionados com serviço e conveniência funcionam muito bem em conjunto com o varejo e o atacarejo. “Tudo o que você não pode fazer pela internet, você precisa fazer fisicamente. Ninguém vai treinar por você. Então uma academia junto com o mercado funciona muito bem. Também não dá para levar seu cachorro para tomar banho ou fazer a unha pela internet, por exemplo”, diz.
Nesse contexto, algumas outras informações precisam ser levadas em consideração, como as características do público e da região. Para facilitar esse entendimento, Liliane apresenta mais algumas informações valiosas para os investidores.
“O Sam’s Club, por exemplo, tem um tíquete muito alto. Mas é um clube de sócios e, por isso, tem um tráfego menor, na comparação com outras galerias. Por lá, funciona bem uma boa operação de café, assim como as academias, pois as lojas estão localizadas em bairros com poder aquisitivo médio e médio-alto.”
Por sua vez, serviços com um valor agregado menor, como sapataria e conserto de roupa, funcionam melhor nas galerias nos hipermercados, que possuem um tráfego maior de pessoas. “Esses serviços vão ganhar com o volume.”
Outro ponto muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento são os dados. Até mesmo pela mudança nos hábitos de consumo, saber detalhes sobre os consumidores é um diferencial relevante e estratégico.
Aliás, este é outro ponto positivo para o Carrefour Property. Afinal, todos os anos passam pelas lojas do grupo dois “Brasis”, o que ressalta a importância de manter um banco de dados gigantesco e sempre atualizado.
Essas informações qualificadas permitem identificar com grande precisão qual galeria comercial funciona melhor para um determinado empreendimento, o que aumenta significativamente as chances de sucesso com o investimento.
“Diferentemente de um shopping, que não é dono da operação, nós somos. Com isso, conseguimos ajudar muito o empreendedor com a implementação”, destaca.
Para facilitar o entendimento, Liliane explica que os shopping centers possuem atualmente dois grandes pontos de contato com o cliente. “Um deles é o estacionamento. Por isso estão investindo fortemente na leitura de placa para trazer este serviço para os aplicativos. O segundo é o SAC, quando há algum problema.”
Por sua vez, as lojas do Grupo Carrefour se relacionam com o cliente durante todo o momento de compra, o que facilita conhecer detalhes sobre características e hábitos de consumo. “Se deixarmos o lojista fazer uma panfletagem na boca de caixa, olha que mídia maravilhosa ele terá”, finaliza a executiva.
Localização estratégica, estrutura robusta, dados qualificados e suporte profissional são algumas qualidades que fazem toda a diferença para o sucesso de qualquer empresa. Em cenários desafiadores, esses ingredientes se tornam aliados dos empreendedores. Quer saber mais sobre como o Carrefour Property pode contribuir com o sucesso do seu negócio? Então acesse o site www.carrefourproperty.com.br.
Sobre Carrefour Property
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 17 milhões de m² em área de terreno e mais de 400 mil m² de ABL em suas galerias e shoppings. Hoje, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers, incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, inclusão e diversidade e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
Clique aqui para saber mais sobre o Carrefour Property.