Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Ressignificação de espaços contribui para a construção de cidades mais sustentáveis

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
17 de setembro de 2025 | 10h00

Desenvolvimento imobiliário estratégico promovido pelo Carrefour Property auxilia no crescimento responsável de diferentes regiões

Ressignificação de espaços: cidades mais sustentáveis

Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Jurídico, ESG e Assuntos Corporativos do Grupo Carrefour Brasil, e Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property. Foto: Divulgação / Carrefour Property

Muito mais do que números em relatórios, as ações ESG (Environmental, Social and Governance) das companhias precisam impactar de forma positiva e significativa a sociedade. Em meio a isso, o desenvolvimento imobiliário tem um papel relevante e uma grande responsabilidade por conta do elevado potencial para transformar as cidades.

Consequentemente, a promoção de uma qualidade de vida melhor passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento de projetos mais eficientes e conectados com princípios sociais e também ambientais.

Mas, na prática, será que é possível transformar um discurso aparentemente utópico em ações práticas e viáveis? Hoje, a ressignificação dos espaços físicos demonstra ser uma solução eficaz e produtiva.

Prova disso é o trabalho realizado pelo Carrefour Property. Muito conhecida pela administração das mais de 250 galerias comerciais distribuídas em mais de 130 municípios em 19 Estados, a divisão imobiliária do Grupo Carrefour Brasil também é responsável por gerenciar mais de 17 milhões de metros quadrados de áreas privadas no Brasil.

O elevado potencial construtivo de boa parte desses espaços auxilia no desenvolvimento e aprimoramento de diferentes localidades, trabalhando com um conceito alinhado com princípios mais sustentáveis.

Carrefour Property e a ressignificação dos espaços

Entretanto, como isso realmente funciona e quais são os benefícios reais? O amadurecimento deste projeto está conectado com a trajetória do Grupo Carrefour no Brasil, que já dura 50 anos.

Ao trazer o conceito de hipermercado para o país, a empresa adquiriu diversos terrenos para a construção das lojas com um grande espaço para estacionamento. Boa parte dessas áreas estava em regiões periféricas, distantes dos centros.

“Quando existe uma loja em determinada região, você acaba atraindo um volume maior de pessoas. O Carrefour trabalha com as galerias dentro das lojas. Ou seja, você tem uma movimentação econômica no local. Portanto, é natural que a cidade vá se aproximando”, explica Nelcina Tropardi, vice-presidente do Grupo Carrefour Brasil.

Aos poucos, os bairros foram se desenvolvendo nas proximidades dos hipermercados, atraindo moradores e novos empreendimentos, assim como conquistando investimentos públicos para atender às necessidades da população.

A evolução natural e as mudanças de hábitos da sociedade trouxeram novos desafios e, claro, oportunidades, encontrando na ressignificação dos espaços uma forma de dar uma nova contribuição para o desenvolvimento das cidades de uma forma ainda mais sustentável.

“Há 50 anos no Brasil, o Grupo Carrefour foi comprando terrenos. Muitas vezes, essas propriedades eram afastadas das cidades, dos núcleos, dos centros. Hoje, estão dentro da cidade. Dessa forma, faz mais sentido ainda você seguir para o desenvolvimento imobiliário dessas áreas, que estão completamente integradas aos municípios. Certamente, isso dialoga muito com o que se espera hoje em termos de desenvolvimento imobiliário”, destaca Nelcina.

Complexo Alto das Nações como exemplo positivo

 O elevado potencial e os benefícios com a ressignificação das áreas são comprovados pelo Complexo Alto das Nações. O empreendimento nas proximidades da Marginal do Pinheiros foi construído no terreno no qual foi instalada a primeira loja do Grupo Carrefour no Brasil.

Com 65 mil metros quadrados, a área conta agora com uma estrutura multiúso, construída por meio de uma permuta com a WTorre. Além de uma loja moderna do Carrefour, o empreendimento conta com um shopping center com estacionamento coberto, além de uma praça com 32.000 metros quadrados aberta ao público. Para complementar, três torres estão sendo construídas no terreno, sendo uma mista, uma residencial e uma comercial. Tudo isso ao lado da Estação Granja Julieta da CPTM.

Entre os benefícios de iniciativas como essa, a combinação desses diferentes espaços gera praticidade e comodidade para as pessoas, assim como reduz a necessidade de grandes deslocamentos diários. Consequentemente, a população ganha tempo e, claro, mais qualidade de vida.

“Quando o Grupo Carrefour resolve atuar no desenvolvimento imobiliário em uma determinada área, ele trabalha para expandir aquela região, atraindo outras atividades econômicas e ampliando o raio de interação. Isso tem muita ligação com sustentabilidade, com desenvolvimento das áreas da cidade e com o melhor aproveitamento do solo e dos imóveis. Certamente, é uma área muito importante”, finaliza Nelcina.

Para saber mais sobre a atuação do Carrefour Property, acesse o site: https://www.carrefourproperty.com.br.

Sobre Carrefour Property

Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 17 milhões de m² em área de terreno e mais de 400 mil m² de ABL em suas galerias e shoppings. Hoje, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers, incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, inclusão e diversidade e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país. Clique aqui para saber mais sobre o Carrefour Property.

 

Patrocinado por: