
Você sabe como as metodologias ágeis conseguem revolucionar os resultados das empresas? Imagine uma companhia que esteja passando por uma crise em suas operações. O dono do negócio precisa tomar decisões ágeis, estratégicas, ajustar a rota conforme as circunstâncias e ir, constantemente, se adequando no caminho para evitar os obstáculos.
Esse ciclo de entendimento e ajustes é conhecido como metodologias ágeis, um modelo flexível e dinâmico de transitar pelas constantes mudanças e incertezas do mercado.
Em um contexto empresarial cada vez mais competitivo e de rápida evolução, as metodologias ágeis se tornaram uma alternativa na adaptação ágil e eficiente. No lugar de criar planejamentos engessados e burocráticos, as empresas começaram a adotar uma abordagem mais dinâmica e colaborativa, em que mudanças podem acontecer e o objetivo sempre será entregar valor para o consumidor.
O conceito de metodologias ágeis nasceu no universo da tecnologia, com o desenvolvimento de softwares, mas cresceu rapidamente, sendo adaptado para diversas indústrias, transformando como projetos são gerenciados.
O que são metodologias ágeis?
As metodologias ágeis são modelos de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de softwares. Ao trabalhar de forma colaborativa, a proposta é promover entregas contínuas e eficazes. Elas se adequam com a volatilidade dos projetos modernos, permitindo que as empresas respondam com agilidade às transformações das condições do mercado.
Nesse tipo de metodologia, um projeto é dividido em pequenos incrementos de trabalho, chamados de “iterações” ou “sprints”, que geralmente têm duração de uma a quatro semanas. Cada etapa resulta em uma entrega parcialmente funcional do produto, apresentando a evolução daquele projeto e ajuste o que for necessário durante o desenvolvimento.
Quais são as metodologias ágeis mais usadas?
Diversos métodos usam processos ágeis para fortalecerem as suas abordagens, tornando os processos mais eficientes. Veja dois tipos de metodologia ágil mais usados:
Kanban: termo de origem japonesa que significa literalmente “cartão”. O conceito é relacionado ao uso de cartões (ou post-it) para indicar o status de produção dos projetos, além de registro de novas ideias.
Scrum: é uma metodologia ágil para planejamento e gerenciamento de projetos (especialmente de software). Nesse modelo, os projetos são desenhados em ciclos, muitas vezes mensais, chamados de sprints, em que um conjunto de atividades deve ser realizado nesse período para poder avançar.
E o que as empresas ganham adotando metodologias ágeis?
Equipes e empresas sempre saem ganhando com a adoção de metodologias ágeis na gestão de projetos dos negócios. Conheça os principais benefícios:
Poder de adaptação
A partir da implementação de metodologias ágeis, as empresas conseguem responder rapidamente às mudanças recorrentes e condições de mercado. Prioridades podem ser reajustadas e novos planos de ação podem ser produzidos com base em feedback contínuo dos clientes e diferentes públicos. O resultado é a produção de produtos que realmente atendam às necessidades dos usuários finais.
Maior colaboração
A gestão ágil de projetos necessita de comunicação aberta e de colaboração entre todos de uma equipe, o que significa encontros diários, revisões de sprint e retrospectivas que garantem que todos estejam alinhados com os objetivos do projeto. E, dessa forma, qualquer erro ou questão, pode ser resolvida com maior agilidade, sem impactar no final da entrega.
Menos riscos
Com a aplicação de metodologias ágeis, é possível que riscos e erros sejam identificados de forma precoce, por isso, as chances de grandes falhas são reduzidas. Os problemas podem ser resolvidos antes de se tornarem críticos, tornando a gestão de projetos mais segura e eficiente.
Qual é o impacto nas indústrias?
Todo tipo de indústria tem usado as metodologias ágeis para melhorar a eficiência de suas equipes e agilizar o desenvolvimento de novos produtos. Um exemplo é o Spotify, famoso por usar de forma inovadora o framework ágil. A empresa trabalha a partir de squads, com equipes pequenas e com autonomia, para atenderem às mudanças de mercado e de comportamento dos usuários, ajustando e entregando experiências cada
Em um ambiente corporativo em constante atualização, as metodologias ágeis são como um guia para as empresas, oferecendo formas eficientes para atingirem seus objetivos sem perderem de vista as reais necessidades de seus públicos.
Portanto, com a ajuda da inovação, qualquer empresa encontra nas metodologias ágeis um diferencial estratégico valioso para se moldar com facilidade às mudanças constantes do mercado, mantendo-se sempre um passo a frente da concorrência.