Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Finanças

Reforma Tributária exige integração inteligente das áreas fiscal e financeira

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
4 de setembro de 2025 | 15h39

Muito mais do que cumprirem obrigações, as empresas precisarão mudar a
forma de atuação, com o suporte da tecnologia para uma gestão estratégica

Reforma Tributária exige integração inteligente das áreas fiscal e financeiraSaiba como preparar sua empresa para a Reforma Tributária. Foto: Parradee/Adobe Stock

Após décadas de discussões, aprovação e regulamentação, a Reforma Tributária influenciará diretamente a vida dos brasileiros a partir de 1.º de janeiro de 2026. Esta data marca o início da obrigatoriedade de todas as empresas brasileiras seguirem os padrões adotados de declaração dos novos impostos em todos os documentos fiscais de formato eletrônicos regulamentados. 

Nas empresas, porém, o tema já se faz muito presente no dia a dia profissional. Ou deveria fazer. Afinal, muitos ainda não entenderam a magnitude das mudanças ou, seguindo a velha máxima, deixarão tudo para a última hora. 

Para estes, seguem dois recados importantes. Primeiro: o prazo não será prorrogado. Segundo: a Reforma Tributária não se resume ao simples preenchimento de novos campos em um formulário. 

Com o objetivo de auxiliar os gestores nessa missão urgente, a NDD realizou no dia 21 de agosto o webinar “Integração e Inteligência Fiscal-Financeira”. Durante o evento online, Thiago Comel, gerente de Produtos Fiscais, e Ricardo do Canto Mazzochi, coordenador de Produtos, detalharam para os participantes a magnitude das mudanças da Reforma Tributária, assim como explicaram como a integração inteligente das áreas fiscal e financeira pode transformar de forma positiva a rotina das companhias. 

Apesar de vigorar a partir do primeiro dia de 2026, o novo modelo entra em produção de forma compulsória a partir de outubro. Dessa forma, as companhias precisam se organizar o mais rápido possível para colocar em prática uma estratégia eficiente, com o auxílio da inovação, tanto para garantir o compliance quanto para promover uma gestão efetiva, mantendo-se competitiva e garantindo resultados mais expressivos mesmo com as mudanças. 

Algumas companhias de grande porte estão se preparando, até mesmo com uma preocupação muito forte com a questão de crédito, que faz parte do fluxo de caixa. Mas a grande maioria das empresas ainda não começou. Participamos de grupos técnicos nos quais todos são enfáticos em dizer que o prazo não será prorrogado. Portanto, quem não estiver muito preparado, vai parar”, destaca Mazzochi.

Inteligência fiscal e financeira 

Claro que, em um primeiro momento, é necessário se ajustar ao regulamento para evitar que todos os processos operacionais parem em 1.º de janeiro de 2026. Entretanto, é importante entender que as mudanças orquestradas pela Reforma Tributária transformarão de forma significativa a rotina corporativa. Caso contrário, os prejuízos serão significativos, podendo causar até mesmo riscos para a sobrevivência das empresas. 

De acordo com Mazzochi, a mudança que começará a vigorar no início do próximo ano exigirá uma integração perfeita entre as áreas fiscal e financeira. “A reforma traz entre os seus principais pontos a forma como são tributados e cobrados dos contribuintes. Hoje, trabalhamos dentro de um regime de apuração periódica. E essa mudança no formato passa a ser a partir da quitação financeira”, explica.

Para Mazzochi, as empresas terão que se habituar às novas regras, trabalhando as mudanças até mesmo como um diferencial competitivo. “Ao unificar impostos, haverá uma margem diferenciada de tratar a questão de ganho e lucratividade”, diz. 

Tecnologia como aliada

Consequentemente, é possível afirmar que a Reforma Tributária exigirá mudanças na forma de atuação das companhias. Nesse cenário, os dados assumem um protagonismo, transformando-se em um ativo valioso para a estratégia de qualquer negócio.

Dessa forma, ao conseguirem trabalhar corretamente com os dados, as áreas fiscal e financeira atuarão de acordo com o compliance exigido, assim como terão mais segurança nas operações e decisões estratégicas, com reflexos positivos diretos nos resultados.

Mas como colocar em prática tudo isso? É aqui que a inovação se faz presente. Plataforma de emissão, recepção e gestão de documentos fiscais eletrônicos, o NDD Space segue para uma nova fase, atendendo agora também o setor financeiro. 

Além de se adaptar às exigências técnicas da Reforma Tributária, a solução traz todo o suporte para a gestão inteligente dos dados fiscais e financeiros, facilitando essa conexão entre as áreas. Tudo isso em conjunto com a automação de determinadas tarefas, eliminando processos manuais que atualmente ocorrem na operação. 

Por exemplo: vincular o documento fiscal com o pagamento. A partir do momento que acontece o pagamento de um documento fiscal, a plataforma automaticamente vai lá, pega o status deste pagamento e avisa que a nota ou a parcela está quitada. Hoje isso é feito manualmente dentro das empresas. E estamos eliminando todo esse processo”, explica Comel.

Até mesmo por conta das mudanças necessárias, o NDD Space trará para as empresas mais previsibilidade, transparência, segurança e, até mesmo, redução de custos. 

Por conta da Reforma Tributária, só em compliance nós já gastamos mais de 9 mil horas para deixar os documentos de acordo com as regras. Este é um esforço bem grande que as empresas como um todo precisarão fazer. Por isso, nós estamos tentando ajudá-las, trazendo esse esforço para o nosso lado, oferecendo ainda essas informações a mais, com dados e previsibilidade”, finaliza Comel.

Certamente, a Reforma Tributária mudará de forma significativa a rotina das empresas, assim como a vida dos brasileiros. Para evitar problemas, torna-se indispensável se preparar, contando com o suporte de uma solução eficaz e que já está preparada para este momento. Para saber mais sobre esta nova fase do NDD Space e os diferenciais estratégicos que a plataforma pode oferecer para a sua empresa, acesse o site www.ndd.tech/ndd-space.

Patrocinado por: