Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Tecnologia

Inteligência Artificial no varejo: como chatbots e assistentes virtuais melhoram o atendimento?

A personalização é a principal contribuição da inteligência artificial para o setor, com soluções que são capazes de analisar dados diferentes

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
21 de maio de 2025 | 07h26
Foto de Tara Winstead no Pexels

Com a inteligência artificial (IA), o varejo passa por uma grande transformação na relação com os clientes e na gestão dos negócios a partir do investimento e evolução da tecnologia. Esse processo foi ainda mais acelerado por conta da pandemia da covid-19, que mostrou a força e a necessidade do varejo online. Consequentemente, as lojas físicas precisaram se reinventar para manterem a competitividade.

Atualmente, o que se mostra mais promissor para o segmento é a IA, tecnologia já consolidada como solução estratégica para a melhoria das operações e para o aprimoramento da experiência dos consumidores com as marcas.

A partir do uso da inteligência artificial, as empresas conseguem personalizar promoções, automatizar processos e otimizar a jornada de compra dos consumidores.

O poder da inteligência artificial

A personalização surge como a principal contribuição da IA para o setor. Soluções que são responsáveis por analisar dados do comportamento e histórico das compras dos clientes podem oferecer recomendações mais precisas e direcionadas para o público, melhorando a experiência com a marca.

Outra ferramenta importante que surge a partir do uso da IA são as assistentes virtuais e chatbots, que são implementados para interação e suporte aos clientes, 24 horas por dia. Assim como colaboram para uma experiência positiva, ajudam a reduzir custos operacionais das operações. A automatização do atendimento garante respostas rápidas e consistentes aos consumidores.

A IA chegou nos pontos de venda, que usam a automação em seus processos, como caixas automáticos que reconhecem as mercadorias e garantem um pagamento rápido. Consequentemente, essas facilidades proporcionam maior conveniência e agilidade para as operações.

Assistentes virtuais e chatbots

Os chatbots e assistentes virtuais conseguem interagir com os clientes, tirando dúvidas, ajudando a solucionar problemas e apoiando as transações. A vantagem de contar com esse tipo de automação é oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções.

Alimentadas por IA, aprendendo de forma recorrente e abastecidas de dados frequentemente, as soluções são capazes de automatizar tarefas simples e repetitivas do dia a dia, dar assistência de forma contínua e personalizada, além de otimizarem e trazerem mais eficiência para as operações.

Os assistentes são “treinados” para lidarem com situações simples até as mais complexas, desde consultar o status de um pedido até orientar trocas ou ajustes em produtos. Cada interação conta para a IA aprender mais sobre os clientes e processos. Isso gera um aprimoramento permanente, o que permite gerar um atendimento mais assertivo e personalizado.

Vantagens da IA

A inteligência artificial chegou para transformar a interação das marcas com os consumidores. Entre os principais benefícios podemos destacar: redução de custos e satisfação no atendimento, além da redução de tempo de espera. Conheça as principais vantagens:

Redução de custos

Os chatbots são usados, principalmente, para automatizar tarefas repetitivas do dia a dia da operação do varejo, como responder questões que são frequentes. Isso tem impacto positivo na redução de custos operacionais e também permite que a equipe esteja focada a atividades que realmente precisem da intervenção de um profissional.

Melhora no atendimento do cliente

Os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, ininterruptamente, garantindo assistência e atendimento imediatos aos consumidores. Conseguem resolver questões simples ou até direcionar o cliente para o atendimento humano em casos de necessidades maiores e mais complexas.

Engajamento e satisfação

Os robôs de atendimento também podem atuar como assistentes de compras pessoais, sugerindo produtos com base nas preferências e no comportamento de compras que o cliente já fez, transformando a jornada de compra.

Certamente, as companhias que se prepararem e souberem usar todas a capacidade dessa tecnologia, desde uma simples automatização de processos operacionais até um atendimento personalizado e focado no cliente, manterão a competitividade.

Ao complementar o trabalho humano, a tecnologia inovadora ajuda a garantir uma jornada eficiente e positiva. E é a partir desse ponto que o varejo se transforma, não sendo somente automatizado, mas mais inteligente, único e com mais agilidade.

Patrocinado por: