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Metaverso no varejo: o próximo passo para a experiência imersiva

Entre as vantagens do metaverso estão: espaço totalmente personalizável, presença da marca mesmo à distância e possibilidade maior de coleta de dados

Por Estadão Blue Studio Express
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19 de maio de 2025 | 07h58
Foto de Darlene Alderson no Pexels

Um estudo do Gartner mostrou que é possível que, em 2026, um quarto das pessoas gaste pelo menos uma hora por dia no metaverso, o que impactará em 30% das empresas que irão disponibilizar seus produtos e serviços produzidos exclusivamente para essa tecnologia.

Ano a ano, a tecnologia vem evoluindo e transformando os modelos de negócio do varejo. E o universo virtual vem ganhando espaço como uma das tendências tecnológicas para as empresas, transformando a maneira como as marcas vendem seus produtos e como se relacionam com seus clientes.

Conhecido como metaverso, essa inovação promete mais integração entre o físico e o digital. Mas, antes de alcançar essa maturidade e evolução em seus processos, as empresas começam suas transformações pela realidade virtual ou aumentada.

Convergência de realidades com o metaverso

Para o Gartner, o metaverso é um espaço virtual coletivo compartilhado, criado pela convergência de realidade física e digital virtualmente aprimorada. Esse ambiente permite experiências de imersão, não sendo necessário o uso de dispositivos e pode ser acessado por meio de qualquer tipo de tela.

A tecnologia do metaverso irá impactar todos os negócios em que os clientes estão no centro da jornada. A partir desse modelo, as empresas irão conseguir maior engajamento, colaboração e conexão com seus colaboradores a partir de espaços virtuais de trabalho.

Assim como uma marca pode ter sua loja nas redes sociais ou em um e-commerce, no metaverso, esses ambientes serão construídos por meio da realidade virtual. Esse espaço pode ser tanto uma cópia do real como uma estrutura totalmente diferenciada, que só seja possível mesmo no universo digital. No varejo, ele é uma evolução do comércio digital, obtendo muitas vantagens, entre elas:

Espaço totalmente personalizável

O varejista consegue criar sua loja no metaverso, considerando o design, medidas, como os produtos serão expostos, entre outros aspectos.

Presença mesmo à distância

Com uma experiência imersiva, o metaverso promove diferentes sensações em ambientes virtuais. O cliente sente que está mesmo na loja física, olhando para os produtos, com um vendedor tirando suas dúvidas.

Mais tecnologia

O metaverso também vem evoluindo com cada vez mais tecnologia e cada vez mais real, como os provadores virtuais, que permitem que os clientes provem roupas, calçados e acessórios, façam testes de cor de maquiagem, por exemplo, entre outros avanços.

Mais dados

Como se trata de um ambiente virtual, a coleta de dados é facilitada. E esse processo otimiza os resultados de campanhas de marketing, além de colaborar para a fidelização dos clientes.

A tecnologia não é mais opção, é necessidade

Independentemente do tamanho da empresa, a digitalização já não é mais uma opção, ela é obrigatória para a sobrevivência do negócio. Mais do que discutir tendências do segmento, a regra básica para seguir crescendo é investir em inovação e conhecer o público-alvo.

E é assim que as marcas precisam se preparar também para o metaverso, pois a experiencia deve ser positiva também no universo digital, a partir de uma estrutura tecnológica completa.

Estar conectado é a base de todos os negócios, o que permite a eles melhorarem sua relação com seus clientes, além de conseguirem fazer a gestão os negócios de forma centralizada e ágil a partir da computação em nuvem. Com ela, as empresas usam softwares e plataformas e também têm acesso à infraestrutura, como serviços.

Outra frente fundamental é trabalhar as informações coletadas. Seja para proporcionar uma jornada de compra ou desenhar e planejar novos produtos e espaços no metaverso, as marcas precisam conhecer com quem estão falando, suas necessidades e comportamentos. Dados são ouro.

Nesse cenário, é a internet das coisas e o Big Data que são destaque, que ajudam a empresas a coletarem os dados e analisá-los a tomadas de decisão e estratégias de negócio.

Mesmo que ainda não seja uma realidade para todas as empresas, o metaverso já é uma realidade no varejo. E considerando que o Brasil está entre os países que a população mais usa as redes sociais e internet, esse ambiente digital deve fazer parte do planejamento estratégico dos negócios, sempre com o suporte da tecnologia de ponta.

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