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Automação de processos no varejo: benefícios para redução de custos

Economia de tempo, redução de erros e melhor experiência do cliente estão entre os impactos positivos da automação de processos
Estadão Blue Studio Express
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4 de outubro de 2024
Foto de Helena Lopes no Pexels

A automação de processos ocupa um espaço importante em nossas rotinas. No mundo empresarial, principalmente no segmento do varejo, a tecnologia agregou diversos benefícios, como aumento de produtividade, otimização de tarefas, armazenamento e análise de dados e eficácia no atendimento.

De acordo com um levantamento realizado pela Cortex, os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia para o crescimento dos negócios. Somente em 2022, foram mais de 233,4 mil empresas avaliadas. Desse total, 19 mil investem em ferramentas de tecnologia para poder oferecer melhor atendimento aos clientes.

Uso eficiente da automação de processos

As empresas que desejam continuar no mercado e manter a competitividade, em um ambiente em constante evolução, precisam se adaptar. Uma dessas saídas é com o uso de automação de processos com a demanda de clientes por experiências mais convenientes e personalizadas.

A automação no varejo veio para substituir tarefas rotineiras e repetitivas nas operações do dia a dia, desde controle de estoque, até contabilidade e atendimento ao cliente.

Mais do que isso, tem um papel de centralização, quando inserida no processo de omnicanalidade, que integra todos os canais de comunicação de uma empresa melhorando a experiência do consumidor.

Com a automação, a análise de dados, integração de fluxos e padronização de processos é facilitada, tornando o atendimento mais eficaz em todos os canais de venda.

O que o varejo ganha com automação?

Independentemente do tamanho do negócio, o varejo pode ser impactado positivamente pela automação nos processos. Entre todos os pontos positivos, estão:

– A economia de tempo: atividades que antes deviam ser realizadas de forma manual, são agora finalizadas em bem menos tempo com sistemas automatizados. Com isso, os colaboradores podem cumprir atividades mais estratégicas no negócio, serem mais criativos e contribuírem com diferentes soluções para a empresa;

– A redução de erros: com a automação, a parte “humana” nos processos é eliminada, o que diminui, consequentemente, os erros em tarefas repetitivas. Ponto muito relevante quando se fala de operações financeiras, em que uma falha pode custar muito caro;

– As operações eficientes: os fluxos de trabalho são otimizados, com alocação de recursos de maneira mais estratégica, resultando em redução de custos para o empreendedor;

– Melhor experiência do cliente: os clientes também ganham com a automação no varejo. Na hora do atendimento, a tecnologia oferece retornos mais ágeis, melhorando a satisfação do consumidor;

– Análise de dados estratégica:muitos dados são gerados a partir da automação dos processos. Com uma análise estratégica e inteligente, muitas ideias e decisões podem partir disso, tornando mais ágeis e facilitadas as tomadas de decisão.

Tendências no mercado

Não é mais futuro, é realidade quando se fala da tecnologia na raiz do negócio no varejo. A automação veio para ficar e evolui na medida em que a demanda e o comportamento do consumidor também muda. E você sabe o que é tendência no processo de automação do varejo? Confira algumas delas:

Inteligência Artificial (IA)

A IA corresponde à capacidade que uma máquina tem de aprender e tomar decisões baseada em dados simulando a inteligência humana. É interessante para o varejo, pois é capaz de analisar um conjunto muito grande de dados, entendendo padrões, colaborando com o desenho de cenários e tomadas de decisão para o futuro do negócio.

Robôs ou chatbots

Com a implantação de robôs, é possível oferecer atendimento 24h por dia, sete dias por semana ao cliente. O atendimento não para.

Personalização

Com coleta de dados aprimorada, é possível oferecer serviços superpersonalizados, criando experiências diferenciadas para os clientes. Vai além de entregar algo diferente, é o entendimento da necessidade de cada consumidor, a partir de campanhas mais bem direcionadas, ofertas personalizadas e melhores experiências.

Omnicanalidade

Em qualquer canal que o cliente esteja, ele vai ter o mesmo atendimento, sem perder informação. Isso traz mais conforto ao cliente, que escolhe por onde quer ser atendido, diminui atritos na jornada do cliente e dá mais acesso a dados e informações sobre aquele consumidor ao varejista.

E como fazer isso? Com parceiros estratégicos e preparados para atender a todos os tipos e tamanhos de empresa. A GCOM possui um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa, com soluções necessárias para a automação dos processos, sempre acompanhando de perto a evolução do mercado. Acesse o site e saiba mais.

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