Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Recuperação de crédito amigável da Rovea gera resultados expressivos

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
27 de fevereiro de 2025 | 09h54

Atuação estratégica e diferenciada da Rovea apresenta números significativos,
com taxas de recuperação de crédito acima de 92%

Atuação estratégica e diferenciada da Rovea apresenta números significativos, com taxas de recuperação de crédito acima de 92%Empresário calculando a renda. Foto: Adobe Stock

“Não vejo vantagem em um processo judicial, para solver um conflito. Por isso, sempre busquei resolver as coisas de uma forma amigável.” A frase é de Marcos Rovea, CEO da Rovea, empresa de recuperação de crédito B2B com mais de 13 anos de experiência.

Em conjunto com a transparência e a honestidade nas ações, este perfil conciliador e determinado do empresário se transformou em uma das características que contribuíram para que a empresa seja uma das principais referências neste mercado.

O sucesso, claro, também está atrelado ao desempenho. Os números comprovam essa afirmação. Por questões de confidencialidade, a empresa não pode divulgar os nomes dos clientes. Apesar disso, é possível apresentar alguns exemplos.

Uma multinacional que atua no setor de softwares encaminhou títulos com cerca de 268 dias de atraso. Com esse perfil, a expectativa de sucesso é de 10%. Entretanto, o trabalho diferenciado da Rovea recuperou 91,91% dos contratos.

Situação semelhante aconteceu com uma multinacional de equipamentos industriais, que tinha uma expectativa de sucesso de 72% para títulos com aproximadamente 60 dias de atraso, mas conseguiu recuperar o crédito de 92,86% dos contratos negociados.

Também vale destacar o caso de uma empresa nacional de medicamentos que esperava recuperar 72% dos contratos atrasados com aproximadamente 60 dias, mas obteve uma taxa de sucesso de 80,97%.

Estes, claro, são apenas alguns dos diversos resultados conquistados pela Rovea, com os números variando de acordo com determinados fatores, como o segmento do cliente e a faixa de atraso.

“Em uma ocasião, conseguimos recuperar 100% dos contratos encaminhados. Essa, porém, foi uma exceção. Hoje temos situações aqui com mais de 92% de recuperação de crédito”, diz Marcos.

Diferenciais da Rovea

Mas como a empresa consegue esses resultados? Com uma estratégia bem elaborada, em que a linguagem apropriada é trabalhada em cada situação em busca da conciliação entre as partes.

Marcos explica que existem diferentes perfis de pessoas. Com isso, a forma de comunicação precisa ser corretamente trabalhada para conseguir passar a mensagem.

“No início, eu mesmo fazia boa parte das negociações. De forma intuitiva, eu aplicava conceitos de PNL (Programação Neurolinguística). Aprofundei com o tempo esse conhecimento, adotando na estratégia da empresa”, destaca.

Segundo o executivo, a atuação estratégica diferenciada adotada pela Rovea se destacou no mercado de recuperação de crédito B2B, antes acostumado apenas com o trabalho desenvolvido por centrais convencionais de call center.

“Com o PNL, sabemos como lidar com as pessoas de uma forma muito mais concreta e assertiva. Afinal, estamos lidando com o patrimônio das empresas. Então, precisamos ter responsabilidade e transparência nas ações”, salienta.

Trajetória de sucesso

Os diferenciais e os resultados expressivos conquistados pela Rovea estão atrelados ao perfil, à atuação e à história de seu fundador.

Formado em Direito, o profissional decidiu prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após desistir de uma especialização na Espanha. “Pretendia ficar 2 anos estudando na Europa, mas não deu certo. Então, por recomendação de um amigo, me inscrevi para a prova uma semana antes e passei.”

Na sequência, Marcos começou a trabalhar em uma multinacional como coordenador de contratos, área de sua especialização: Direito Empresarial. Por incompatibilidade, ele decidiu se desligar da empresa.

Em busca de uma nova oportunidade, foi indicado para uma entrevista de emprego. Entretanto, a situação não foi exatamente a que ele imaginava. “A empresa queria um escritório de consultoria. Entrei na reunião imaginando que eu seria contratado como funcionário e saí de lá como um empreendedor”, diz.

Ao aceitar o desafio, Marcos não imaginava que, em breve, seria responsável pela criação da empresa de recuperação de crédito B2B referência do mercado.

“O escritório trabalhava com Direito Empresarial. Foi quando uma pessoa apresentou a ideia de atuar no setor de recuperação de crédito. Meses depois, ela deixou a sociedade. Ficamos eu e seis colaboradores. Então, assumi essa área.”

Marcos acredita que a “transparência brutal” em suas ações foi responsável pelo voto de confiança dos clientes. “Na época, as pessoas confiaram no Marcos. Eu me apresentei e deixei claro que eu faria o melhor. As empresas entenderam o projeto e deu certo.”

Resultados expressivos

Aqueles que apostaram no Marcos na época logo entenderam que aquela foi a melhor decisão. De lá para cá, a equipe passou de 6 para 23 colaboradores. “Todos possuem grande experiência. Eles trabalham de acordo com os princípios estabelecidos desde o início da empresa.”

Ao entender que a negociação é sempre o melhor caminho para a solução de um conflito, a Rovea trouxe ao mercado o diferencial da recuperação de crédito amigável.

Essa postura se transformou em um valioso diferencial, contribuindo para a saúde financeira de todos os envolvidos. “Um professor costumava dizer que o órgão mais sensível é o bolso. Certamente, quando eu entro para fazer uma recuperação de crédito, estou lidando com algo muito sensível, que é o dinheiro. Isso afeta não só o empresário, mas reflete em toda uma cadeia produtiva.”

Dessa forma, ao atuar como um mediador e conseguir uma boa negociação, o trabalho da Rovea gera bons frutos para todos os participantes. “Tive um caso em que a pessoa iniciou a conversação brigando, mas depois aceitou fazer uma negociação. Meses depois, esta mesma pessoa ligou aqui para agradecer a ajuda.”

Essa conduta diferenciada da empresa, aliás, é adotada em todos os contratos assumidos. “Teve uma ocasião que, após ver os resultados, um cliente disse que ao fechar o contrato não acreditava que conseguiríamos fazer a entrega que prometemos, mas conseguimos. Fiquei surpreso, pois certamente eu só prometo o que sou capaz de cumprir. Afinal, a responsabilidade é grande, pois lidamos com o patrimônio das companhias. Já recebemos contratos com cobranças de R$ 4 milhões até R$ 0,12 centavos. E nos dedicamos na recuperação de todos os valores, sejam quais forem”, finaliza Marcos.

Para aqueles que desejam conhecer todos os detalhes sobre os serviços da Rovea, acessem o site da Rovea.

Conteúdo produzido Lab Persona Estadão.

Patrocinado por: