
O mercado de franquias viu uma melhora significativa no último ano. Só no terceiro trimestre de 2024, esse mercado registrou um crescimento de 12,1% em receita em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Além da questão financeira, associado a esse crescimento está o fator tecnológico, das empresas que investem em tecnologia e estão se destacando no setor. Ela é essencial para que as empresas possam conhecer mais a fundo seus clientes, contar com uma gestão otimizada e também controlar estoque, por exemplo.
O uso de soluções de tecnologia permite o mapeamento o comportamento e perfil dos clientes, além de oferecer atendimentos melhores e mais eficientes, colaborando para melhoria nos resultados e no aumento de dados coletados.
De olho na expansão das franquias
Nesse segmento de franchising, o objetivo é a expansão. Para que seja um modelo de negócio rentável, é essencial que haja investimento para alcançar novos mercados e públicos. Esse segmento necessita de metas e objetivos bem definidos com ações bem direcionadas.
Desse modo, a execução eficiente de um plano de expansão reduz riscos para o gestor, além de reduzir perdas financeiras e de recursos humanos. Um plano bem estratégico também traz vantagem competitiva, fazendo a marca sair na frente de concorrentes que não produziram um plano tão detalhado e estruturado.
E mais do que estratégia, é necessário tecnologia. Um dos benefícios é a automatização de processos. Como a atuação de franquias é feita em rede, são muitas informações coletadas e dados para administrar. A tecnologia é, portanto, muito importante, facilitando todos os fluxos do dia a dia, gerando mais insights para tomadas de decisão mais estratégicas.
Tecnologia é fundamental
Ao adotar tecnologia em seus processos e contratar sistemas de gestão de franquia eficientes, a empresa tem à disposição muitos indicadores em tempo real, facilitando a tomada de decisões, antecipação de desafios e até mesmo personalização de atendimento.
Um ganho importante é a padronização na administração dos franqueados, ajudando também na integração das unidades físicas com os marketplaces.
A partir do sistema gestão, a operação da rede franqueadora é centralizada, integrando todos os departamentos em uma única plataforma online. É possível ter acesso a todos os dados em tempo real por todos os usuários que precisam ter acesso a eles, trazendo autonomia e automatização para os processos da empresa.
Ao escolher a ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio, o franqueador garante o controle nas operações, e, ainda, oferece autonomia para seus franqueados trabalharem, sempre alinhados à estratégia do negócio. Portanto, a tecnologia se tornou um recurso indispensável para as marcas que desejam sucesso no segmento de franchising.
Sistema de gestão de franquias na prática
De forma prática, a tecnologia se transforma em um grande facilitador, contribuindo diretamente para a gestão e o crescimento da franquia.
Com o suporte da solução certa, é possível, por exemplo, atender de forma integrada qualquer canal de vendas em diferentes modalidades, como balcão, mesa, retirada, delivery.
Por sua vez, a tecnologia certa viabiliza a atuação no e-commerce, garantindo a correta gestão de todas as etapas, desde os pedidos até mesmo o pós-vendas.
Outra vantagem é o aprimoramento da comunicação com os clientes. Com o auxílio da tecnologia, esse trabalho estratégico atua de forma significativa na fidelização do consumidor com a marca, seja por meio de cashback, avaliações, cupons ou outras formas.
Ainda na lista de benefícios, podemos destacar a elevada capacidade em analisar e gerenciar os números das franquias. Esse suporte da tecnologia se torna até mesmo em um diferencial estratégico, auxiliando nas tomadas de decisões e permitindo se manter um passo na frente da concorrência.
Para que isso ocorra, porém, é indispensável contar com uma solução que consiga agregar valor aos negócios, garantindo o suporte necessário para que as franquias conquistem um crescimento sólido e sustentável. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da GCOM.