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Varejo food: tendências que todo franqueador deve conhecer

Não se trata somente de atualizar ou modernizar sistemas, mas de promover mudanças em processos do varejo food com a transformação digital.
Estadão Blue Studio Express
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24 de janeiro de 2025
Foto de Norma Mortenson no Pexels

O universo do varejo food precisou se adaptar às novas demandas durante e depois da pandemia da Covid-19. De lá para cá, as mudanças nos hábitos de consumo exigiram a inclusão de novos serviços e, com isso, o aprimoramento da gestão.

Este cenário, claro, refletiu diretamente nas franquias, que encontravam em seus modelos já testados o caminho para o sucesso. Em meio a tudo isso, as marcas buscaram novos caminhos, encontrando a resposta exatamente na transformação digital.

Para os franqueadores que corrigiram o rumo em conjunto com essa nova realidade, ficou mais fácil conquistar uma fatia maior do “bolo dos rendimentos” do setor.

Isso porque o faturamento do segmento segue em plena expansão. Dados do terceiro trimestre de 2024 divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstram que o faturamento do segmento de Alimentação Food Service cresceu 14%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho coloca o segmento com o segundo melhor desempenho no ranking das franquias, perdendo apenas para Entretenimento e Lazer (15,3%).

Portanto, aquelas franquias que buscam por melhores resultados, encontram na transformação digital as tendências para o aprimoramento de produtos, processos, instalações e a experiência do cliente.

Varejo food e a transformação digital

Para obter sucesso na transformação digital, é importante que o franqueador invista em tecnologias atualizadas, como computação em nuvem e big data, que vão ajudar a transformar a maneira como as decisões são tomadas, com mais agilidade e estratégia.

Isso não se trata somente de atualizar ou modernizar sistemas, mas, sim, de mudanças profundas nas operações, na cadeia de suprimentos, na visão e gestão de estoque, e no relacionamento com os consumidores.

A gestão e análise de dados para ter ciência da demanda, antecipar necessidades dos clientes e manter uma operação ágil e eficiente estão entre as principais necessidades.

Para se adaptar e evoluir, é preciso que o franqueador do varejo seja capaz de oferecer uma experiência personalizada e multicanal – ou seja, o cliente será atendido e poderá comprar em diferentes canais (loja física, e-commerce, redes sociais e outros), com uma experiência integrada e fluida entre eles.

Tendências que todo franqueador precisa conhecer

Entre todas as tendências para o franqueador relacionadas com o avanço da tecnologia, estão a inteligência artificial, a automação de processos e os apps de delivery.

Principalmente para o varejo, os robôs, caixas automáticos ou de autoatendimento, ajudam a transformas as experiências. Mas o que mais é essencial para esse processo de transformação no varejo food para o franqueador?

Inteligência Artificial (IA)

Para personalização e eficiência operacional, a IA é uma das tecnologias que mais impactam no food service. Ela impulsiona a personalização no atendimento, com recomendações de produtos até a otimização da gestão do estoque.

Com o uso da Inteligência Artificial, o franqueador consegue fazer uma análise de grandes volumes de dados, tudo em tempo real, conseguindo prever melhor sua demanda, reduzindo desperdícios e melhorando sua logística. Ela também permite a automação de processos, como o uso de robôs para atendimento ao consumidor.

Um estudo da McKinsey mostrou que a IA, até 2030, ajudará a automatizar até 70% das atividades de negócios em quase todas as ocupações, acrescentando trilhões de dólares em valor à economia global.

Apps de delivery

O delivery já é parte da vida dos milhões de brasileiros. A integração digital do negócio com os aplicativos de delivery é essencial, principalmente, no varejo food. iFood, Rappi, entre outros apps, que impulsionaram também o hábito de pedidos online, mostrou aos franqueadores como era necessário adaptar seus negócios para transformar a experiência dos clientes e otimizar seus negócios.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae, mostrou que 76% dos consumidores pedem delivery ao menos uma vez por mês. Além disso, o levantamento aponta que 66,5% dos clientes usam mais de um canal de compra, indicando que, além de optarem pela modalidade de entrega, os clientes também se deslocam até os estabelecimentos físicos ou escolhem a retirada no local, usando os apps de delivery.

Escolher soluções próprias para entrega, como apps de pedidos personalizados, é uma frente que também vem ganhando espaço no mercado, para uma oferta mais integrada e controlada, impulsionando a fidelização dos clientes.

Atendimento ao cliente

Uma experiência personalizada de atendimento ao cliente também é tendência. Guichês digitais e autoatendimento então entre as ações tecnológicas podem ser aplicadas para tornar mais fácil toda a jornada de compra, valendo tanto para o físico quanto para o digital.

Um modelo assim permite mais conveniência e flexibilidade aos clientes, além de colaborar na coleta de dados para os franqueadores, que usam isso para personalizar ainda mais as ofertas e oferecer melhores serviços, focados sempre na necessidade do cliente.

Captura, análise e gestão de dados

Como em todo negócio, os franqueadores podem tomar decisões mais assertivas. Com processos digitalizados, é possível monitorar todo o ciclo de vendas, controlar o estoque, e prever alguns comportamentos dos clientes, permitindo, assim, que as redes de franquias se adaptem e ajustem seus planos estratégicos e identifiquem oportunidades de crescimento.

Uso de robôs

A automação nas operações de food servisse, desde a criação do prato até chegar para o cliente, já são possíveis e aplicadas no mercado. Esses processos prometem reduzir tempo de produção e reduzir custos com mão de obra.

Outra frente que mostra um crescimento acelerado são as “dark kitchens” (cozinhas virtuais), que atendem exclusivamente entregas. Esse modelo de negócio é totalmente otimizado digitalmente, com uma estrutura muito menor e mais eficiente.

Gestão de franquias e tecnologia

De olho nas tendências, ao optar pela implementação de sistemas de gestão, tarefas mais complexas são simplificadas, há redução de erros humanos, economia de tempo e de recursos.

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