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Blue Studio Express / Birô de crédito

Oferta de crédito: como transformá-la em um diferencial estratégico?

Por Estadão Blue Studio Express
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9 de outubro de 2024 | 16h19

Para empresas de todos os tamanhos e segmentos, a concessão e a gestão de
crédito são estratégicas e colaboram com a fidelização de clientes

Oferta de crédito: como transformá-la em um diferencial estratégicoEmpresária fazendo cálculo de gastos. Fonte: Adobe Stock

Seja por meio de empréstimos, linhas de crédito ou vendas a prazo, a oferta de crédito é uma prática importante e necessária para as empresas em qualquer lugar do mundo.

Desde micro e pequenas empresas até as gigantes do mercado, todas devem avaliar o perfil dos clientes para identificar quando e como disponibilizar acesso a linhas de crédito. Afinal, isso representa um diferencial competitivo, podendo alavancar os negócios.

Quando bem administrada, a concessão de crédito se transforma em uma poderosa ferramenta de fidelização de clientes, além de impulsionar as vendas e aumentar o fluxo de caixa.

Companhias de médio e de grande portes, geralmente, têm estruturas mais profissionalizadas. Independentemente disso, os cuidados na hora de ofertar crédito precisam ser observados pelas empresas de todos os tamanhos.

Concessão de crédito

Mas qual a importância do crédito para o desenvolvimento das empresas? Em um mercado cada vez mais competitivo, a solução se transforma em mais um atrativo para conquistar os consumidores, facilitar as vendas e impulsionar as receitas.

Quando corretamente trabalhado, o crédito beneficia todos, transformando-se em uma alavanca para o crescimento econômico.

Com acesso facilitado a recursos financeiros, os consumidores ganham um maior poder de compra. Por sua vez, o empreendedorismo também se beneficia, na medida que os clientes adquirem produtos e serviços, impulsionando assim os negócios.

O crédito é um poderoso instrumento de acesso a recursos financeiros que quando é operacionalizado de forma responsável tem grande impacto econômico impulsionando empregos e prosperidade social.”, diz Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

Cuidados necessários

O endividamento excessivo e a inadimplência estão entre os riscos de conceder crédito. Por isso, é necessário fazer uma análise rigorosa, tanto do cenário quanto dos tomadores de crédito, para que as operações aconteçam da melhor forma.

Veja as principais ações a serem planejadas e executadas:

1. Pensar nos benefícios do crédito próprio (mais receita, novo produto, novos clientes, serviço adicional);

2. Organize processos básicos para a tomada de decisão sobre a concessão de crédito, incluindo garantias;

3. Prepare-se para casos de inadimplência e como preservar a saúde financeira da empresa;

4. Estruture ferramentas de apoio para a gestão de risco;

5. Busque ajuda de um serviço profissional para a gestão de risco (birôs de crédito);

6. Estabeleça sua política de crédito coerente com a apetite a risco

7. Desenvolva a estratégia de recuperação de crédito.

Gestão de riscos

Quando se fala em crédito, imediatamente o que vem à cabeça é confiança. Afinal, você emprestaria dinheiro a um estranho sem a garantia de recebê-lo de volta?

A gestão de risco de crédito diz respeito exatamente a essa questão: a garantia das empresas ao ofertarem o dinheiro.

Fazer uma gestão de risco eficaz é prever qual será o impacto caso acordos sejam descumpridos e quais serão as ações implementadas para minimizar os danos.

Nesse contexto, alguns fatores devem ser avaliados no processo de oferta de crédito, conhecidos como “os cinco Cês do crédito”:

1. Comportamento: verifique o histórico financeiro do cliente e sua reputação no mercado. Aqui, transações realizadas anteriormente são analisadas.

2. Capacidade: apure se o tomador de crédito tem capacidade de pagar a dívida;

3. Capital: avalie patrimônio líquido de quem toma o crédito – tudo o que compõe o inventário do solicitante;

4. Colateral: veja as garantias em troca do crédito (ativos, equipamentos, imóveis etc.);

5. Condições: analise a atual situação financeira do tomador de crédito.

As condições foram avaliadas, os critérios foram atendidos e o crédito será ofertado? Certamente, é importante procurar ajuda especializada para que a concessão de crédito aconteça de forma mais segura.

O papel dos birôs de crédito na gestão de riscos

Quem oferece o benefício quer saber qual é o comportamento em relação aos pagamentos de quem está tomando o crédito. Por sua vez, o consumidor pode usar suas informações (nota de crédito ou score, por exemplo) para negociar melhores taxas de juros e condições para pagamento.

Todas essas informações estão disponíveis em uma estrutura administrada pelos birôs de crédito, que são bancos de dados com informações sobre o histórico de crédito e pagamentos, fornecendo produtos para auxiliar empresas na decisão de conceder ou não crédito, trazendo mais transparência para a relação entre credor e tomador de crédito.

A sustentabilidade do crédito tem dois pilares importantes: o consumo consciente e o crédito responsável”, explica Elias

Os principais desafios dos birôs de crédito para PME são: a adoção de informações positivas face à cultura do negativo dos últimos 30 anos, o uso de nota de crédito no processo de concessão de crédito e o conhecimento em estabelecer política de crédito face à estratégia e dinâmica do mercado.

Ao fornecer essas informações sobre o cenário de crédito, há mais segurança para todos os envolvidos no mercado: a quem concede o benefício, a quem toma o valor e para a economia, no geral.

Os birôs possibilitam maior segurança ao mercado de crédito, colaborando com a redução de fraudes e equilibrando a cadeia de crédito. Assim, a oferta de crédito se torna sustentável, ganha mais agilidade e ajuda no fortalecimento e crescimento da economia do país.

Para saber mais sobre oferta de crédito, saúde financeira e o trabalho dos birôs de crédito, acesse o site da ANBC.

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