Acompanhar os indicadores faz toda a diferença para o desempenho das empresas, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo. Só para ter uma ideia, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e também é o campeão em número de restaurantes, sendo mais de 532,5 mil pontos ativos, representando quase 27% do mercado nacional. Esses são dados do Instituto FoodService Brasil (IFB).
Mas em cenários realistas, em que os boletos sempre chegam, a paixão só pelo empreendimento não basta. Para abrir um negócio de sucesso na área gastronômica, é necessário ter muita dedicação e, principalmente, um olhar estratégico para os números.
No setor, muito concorrido e volumoso, é normal ouvir falar em índice de mortalidade. Isso porque dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que, de cada 100 empreendimentos abertos, 35 fecham em até dois anos.
Indicadores e as boas práticas de gestão
Para que isso não aconteça, é preciso lembrar que o estabelecimento não é só um hobby ou sonho, passa a ser um negócio. Fatores como acompanhamento de indicadores financeiros, localização, qualidade do atendimento, controle de estoques, entre outros, são essenciais para o sucesso.
Investir em boas práticas de gestão é essencial para a organização e qualidade da administração do negócio. Para isso, é importante acompanhar métricas e indicadores para monitorar a saúde do negócio e contribuir para a eficiência da gestão.
Esses indicadores são conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), que mostram o sucesso de um negócio em relação aos seus objetivos. Esses dados permitem avaliar o andamento das estratégias, identificar pontos de melhoria e apoiar a tomada de decisão.
Principais indicadores para monitorar seu restaurante
Com uma leitura estratégica dos KPIs definindos, o dono do negócio ganha mais controle na qualidade da operação e em melhoria de índices como venda, satisfação do cliente e atendimento etc.
Confira quais são os principais indicadores para monitorar seu restaurante:
Lucro bruto
O indicador é a diferença entre a receita total e o custo dos produtos vendidos. Ele mostra quanto uma empresa ganha com a venda de seus produtos, sem considerar as despesas operacionais, como salários, aluguel, impostos etc. O valor representa a margem de contribuição do negócio, ou seja, quanto ele pode investir para cobrir as despesas fixas e gerar lucro líquido. O lucro bruto é importante para um restaurante porque ajuda a avaliar a rentabilidade dos pratos, a eficiência da compra dos insumos e a competitividade do preço.
Faturamento
Esse indicador apresenta a somatória das receitas em um determinado período estabelecido, facilitando a comparação do resultado real com os números projetados.
Total de vendas
Esse KPI mostra o valor total de vendas gerado durante um determinado período, incluindo vendas de alimentos, bebidas e serviços de delivery. Ele ajuda a identificar os principais erros e a corrigir problemas mais rapidamente.
Ticket médio
Refere-se ao valor médio que cada cliente gasta em um estabelecimento. Ele ajuda a avaliar a lucratividade do negócio, a eficiência das estratégias de vendas e a satisfação dos clientes.
Taxa de conversão
A taxa de conversão pode ser usada para medir o desempenho de um restaurante. É calculada dividindo o total de vendas pelo número de visitas ao site e multiplicando por 100.
Custo de aquisição do cliente
O CAC Inclui investimento em ações de vendas, campanhas pelas redes sociais, e assim por diante.
CMV
É uma medida de quanto custa produzir ou adquirir os produtos que uma empresa vende. O Custo de Mercadoria Vendida ajuda a determinar o lucro bruto, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio do negócio. Permite analisar a eficiência da gestão de estoques e dos fornecedores, bem como identificar possíveis desperdícios ou desvios.
Tempo de preparo
O tempo médio de preparo de pratos é um indicador de produtividade importante para restaurantes. Acompanhá-lo pode ajudar a identificar problemas na organização da cozinha e a avaliar se é necessário investir em novas tecnologias ou em treinamento de capacitação.
Lifetime value (LTV)
O LTV mede o valor (lucro líquido) que um cliente gera para uma empresa enquanto mantém um relacionamento com ela. Significa, em tradução livre, valor do tempo de vida – ou seja, é quanto o seu cliente dará para você enquanto ele estiver comprando os seus produtos e/ou contratando seus serviços.
Turnover de equipe
A taxa de rotatividade indica a frequência com que você precisa renovar sua equipe. Custos de rescisão contratual, multas e encargos entram nessa conta, podendo consumir uma parte considerável do seu faturamento.
ROI
Retorno sobre Investimento quantifica o sucesso das suas aplicações financeiras e orienta futuros investimentos.
Para acompanhar esses indicadores, é importante contar com um bom software de gestão de restaurante, que ofereça dados confiáveis sobre as vendas, finanças, compras, entre outros.
KPIs e a gestão dos negócios
Mergulhados nos processos operacionais, muitos gestores costumas deixar de lado o monitoramento destes dados. Entretanto, manter uma boa análise destes KPIs é fundamental para a correta gestão da empresa.
Afinal, esses indicadores fornecem métricas relevantes sobre o passado e o presente de uma loja ou franquia, facilitando promover os ajustes necessários para um futuro cada vez mais próspero.
Para facilitar e otimizar essa tarefa, torna-se indispensável contar atualmente com o auxílio da tecnologia, contando com o suporte de um sistema de gestão completo e comprovadamente eficaz.
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