Utilizar celular como maquininha de pagamento pode gerar economia
de até 300% em relação ao uso de terminais tradicionais
Créditos: Divulgação Zoop
A utilização do celular como maquininha de pagamento trouxe diversos benefícios para o mundo dos negócios, democratizando o serviço e favorecendo tanto os empresários quanto os consumidores.
Além da praticidade e agilidade nas transações, a inovação gera uma economia de até 300% na comparação com os terminais tradicionais. Dessa forma, a utilização da ferramenta se transforma até em um diferencial competitivo, viabilizando diferentes negócios.
Outro diferencial promovido pela inovação tecnológica é a facilidade em administrar a ferramenta, que garante uma redução significativa da burocracia.
Só para ter uma ideia, os terminais de pagamento tradicionais envolvem o custo de compra, aluguel, manutenção e gestão, o que encarece e dificulta todo o processo. Agora imagine quanto é possível economizar em tempo e dinheiro ao retirar tudo isso da jogada?
Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então, conheça detalhadamente algumas das vantagens.
Celular como maquininha de pagamento é para todos
Antes de apresentar os benefícios de utilizar o celular como maquininha de pagamento, é importante abordar como esta inovação democratizou este serviço.
Com a evolução das tecnologias de pagamento e a crescente necessidade de soluções práticas no mundo dos negócios, a ferramenta deixou de ser uma tendência e se transformou em realidade. Atualmente, empresas de todos os tamanhos e perfis se beneficiam dela.
Quer um exemplo? As grandes empresas que desejam capacitar seus clientes, micro e pequenos empreendedores, geralmente recebem pagamentos pelo Pix. Entretanto, quando o ticket médio é maior ou quando o cliente quer pagar parcelado, elas precisam alugar a maquininha. Com a utilização do celular, esse problema acaba.
Já para os consumidores, a maior facilidade está em realizar transações financeiras aproximando o cartão ou a carteira digital da tela do celular do lojista ou do prestador de serviço para processar a compra.
Pesquisa realizada pela Zoop – fintech responsável por implementar a tecnologia para os clientes do Nubank –, em parceria com a PiniOn, constatou que 46% dos brasileiros já efetuaram um pagamento a um vendedor que utilizou o celular como maquininha. Destes, 63% afirmaram que a sensação de segurança é maior ao utilizarem a solução, em comparação com os métodos tradicionais.
O estudo revelou ainda que metade dos brasileiros já adotou os pagamentos por aproximação, com 27% optando pelo débito e 39% pelo crédito.
Benefícios de utilizar o celular como maquininha de pagamento
Como já foi possível constatar, são inúmeras as vantagens em utilizar o celular como maquininha de pagamento. Entre elas, Patrícia Esteves, CCO da Zoop, destaca 3 benefícios para os negócios. Confira:
1. Agilidade na implantação
Ao adquirirem a solução, os clientes da Zoop já contam com todas as certificações. Isso permite que os negócios iniciem suas operações de maneira rápida e eficiente, evitando longos processos burocráticos. A inovação permite ainda que a solução seja incorporada no próprio aplicativo da empresa, o que facilita a jornada de compra.
A flexibilidade e a facilidade de uso da plataforma garantem que as empresas foquem no crescimento dos seus negócios, em vez de se preocuparem com questões técnicas ou regulatórias.
2. Mobilidade e conveniência
Usar o celular como maquininha permite que as empresas aceitem pagamentos em qualquer lugar, sem a necessidade de dispositivos adicionais. Isso é especialmente útil para quem trabalha em locais variados ou realiza entregas.
Com a flexibilidade de aceitar pagamentos móveis, é possível expandir as operações para feiras, eventos e atendimentos domiciliares, sem a preocupação com a infraestrutura de pagamento tradicional.
Consequentemente, a logística é simplificada, pois elimina a necessidade de transportar e manter equipamentos volumosos.
3. Integração com outros serviços
Muitas plataformas de pagamento móvel oferecem integrações com ferramentas de gestão financeira. Esse recurso facilita o controle de fluxo de caixa e a emissão de recibos digitais, aprimorando a organização do negócio.
Por outro lado, essa facilidade permite a sincronização automática com sistemas de contabilidade e ERP (Enterprise Resource Planning), simplificando ainda mais a gestão administrativa.
Com dados financeiros centralizados e atualizados em tempo real, as empresas conseguem tomar decisões informadas, identificar tendências de vendas e gerenciar despesas de maneira mais eficaz.
Além disso, as integrações com plataformas de CRM (Customer Relationship Management) ajudam no aprimoramento do relacionamento com os clientes, armazenando históricos de compras e permitindo a personalização de ofertas e serviços. Assim, a integração com outros serviços não só otimiza a operação financeira, mas também fortalece a estratégia de negócio como um todo.
Inovação à disposição de todos
Certamente a inovação trouxe diversos benefícios para consumidores e, claro, para os empresários. Com operações mais ágeis, práticas e econômicas, torna-se mais fácil o crescimento de qualquer empresa. Nesse contexto, a utilização do celular como maquininha de pagamento revolucionou os meios de pagamento, garantindo vantagens competitivas para os negócios.
Para saber mais como ganhar tempo e dinheiro escalando de forma simples a sua empresa, acesse o https://www.zoop.com.br.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão