Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Finanças

Benefícios para os negócios ao utilizar o celular como maquininha de pagamento

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
20 de agosto de 2024

Utilizar celular como maquininha de pagamento pode gerar economia
de até 300% em relação ao uso de terminais tradicionais

Benefícios para os negócios ao utilizar o celular como maquininha de pagamento           Créditos: Divulgação Zoop

A utilização do celular como maquininha de pagamento trouxe diversos benefícios para o mundo dos negócios, democratizando o serviço e favorecendo tanto os empresários quanto os consumidores.

Além da praticidade e agilidade nas transações, a inovação gera uma economia de até 300% na comparação com os terminais tradicionais. Dessa forma, a utilização da ferramenta se transforma até em um diferencial competitivo, viabilizando diferentes negócios.

Outro diferencial promovido pela inovação tecnológica é a facilidade em administrar a ferramenta, que garante uma redução significativa da burocracia.

Só para ter uma ideia, os terminais de pagamento tradicionais envolvem o custo de compra, aluguel, manutenção e gestão, o que encarece e dificulta todo o processo. Agora imagine quanto é possível economizar em tempo e dinheiro ao retirar tudo isso da jogada?

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então, conheça detalhadamente algumas das vantagens.

Celular como maquininha de pagamento é para todos

Antes de apresentar os benefícios de utilizar o celular como maquininha de pagamento, é importante abordar como esta inovação democratizou este serviço.

Com a evolução das tecnologias de pagamento e a crescente necessidade de soluções práticas no mundo dos negócios, a ferramenta deixou de ser uma tendência e se transformou em realidade. Atualmente, empresas de todos os tamanhos e perfis se beneficiam dela.

Quer um exemplo? As grandes empresas que desejam capacitar seus clientes, micro e pequenos empreendedores, geralmente recebem pagamentos pelo Pix. Entretanto, quando o ticket médio é maior ou quando o cliente quer pagar parcelado, elas precisam alugar a maquininha. Com a utilização do celular, esse problema acaba.

Já para os consumidores, a maior facilidade está em realizar transações financeiras aproximando o cartão ou a carteira digital da tela do celular do lojista ou do prestador de serviço para processar a compra.

Pesquisa realizada pela Zoop – fintech responsável por implementar a tecnologia para os clientes do Nubank –, em parceria com a PiniOn, constatou que 46% dos brasileiros já efetuaram um pagamento a um vendedor que utilizou o celular como maquininha. Destes, 63% afirmaram que a sensação de segurança é maior ao utilizarem a solução, em comparação com os métodos tradicionais.

O estudo revelou ainda que metade dos brasileiros já adotou os pagamentos por aproximação, com 27% optando pelo débito e 39% pelo crédito.

Benefícios de utilizar o celular como maquininha de pagamento

Como já foi possível constatar, são inúmeras as vantagens em utilizar o celular como maquininha de pagamento. Entre elas, Patrícia Esteves, CCO da Zoop, destaca 3 benefícios para os negócios. Confira:

1. Agilidade na implantação

Ao adquirirem a solução, os clientes da Zoop já contam com todas as certificações. Isso permite que os negócios iniciem suas operações de maneira rápida e eficiente, evitando longos processos burocráticos. A inovação permite ainda que a solução seja incorporada no próprio aplicativo da empresa, o que facilita a jornada de compra.

A flexibilidade e a facilidade de uso da plataforma garantem que as empresas foquem no crescimento dos seus negócios, em vez de se preocuparem com questões técnicas ou regulatórias.

2. Mobilidade e conveniência

Usar o celular como maquininha permite que as empresas aceitem pagamentos em qualquer lugar, sem a necessidade de dispositivos adicionais. Isso é especialmente útil para quem trabalha em locais variados ou realiza entregas.

Com a flexibilidade de aceitar pagamentos móveis, é possível expandir as operações para feiras, eventos e atendimentos domiciliares, sem a preocupação com a infraestrutura de pagamento tradicional.

Consequentemente, a logística é simplificada, pois elimina a necessidade de transportar e manter equipamentos volumosos.

3. Integração com outros serviços

Muitas plataformas de pagamento móvel oferecem integrações com ferramentas de gestão financeira. Esse recurso facilita o controle de fluxo de caixa e a emissão de recibos digitais, aprimorando a organização do negócio.

Por outro lado, essa facilidade permite a sincronização automática com sistemas de contabilidade e ERP (Enterprise Resource Planning), simplificando ainda mais a gestão administrativa.

Com dados financeiros centralizados e atualizados em tempo real, as empresas conseguem tomar decisões informadas, identificar tendências de vendas e gerenciar despesas de maneira mais eficaz.

Além disso, as integrações com plataformas de CRM (Customer Relationship Management) ajudam no aprimoramento do relacionamento com os clientes, armazenando históricos de compras e permitindo a personalização de ofertas e serviços. Assim, a integração com outros serviços não só otimiza a operação financeira, mas também fortalece a estratégia de negócio como um todo.

Inovação à disposição de todos

Certamente a inovação trouxe diversos benefícios para consumidores e, claro, para os empresários. Com operações mais ágeis, práticas e econômicas, torna-se mais fácil o crescimento de qualquer empresa. Nesse contexto, a utilização do celular como maquininha de pagamento revolucionou os meios de pagamento, garantindo vantagens competitivas para os negócios.

Para saber mais como ganhar tempo e dinheiro escalando de forma simples a sua empresa, acesse o https://www.zoop.com.br.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato