Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Meio ambiente

Como as empresas podem crescer ao adotar práticas ambientais responsáveis?

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
26 de junho de 2024 | 15h24

Com criatividade, marcas conseguem colocar em prática ações relacionadas
com o tema ambiental, aumentando o engajamento com os clientes

Como as empresas podem crescer ao adotar práticas ambientais responsáveis?Créditos: Gustavo Cabral

A cada dia o tema ambiental conquista mais espaço entre os consumidores e, também, as marcas. Principalmente em um país como o Brasil – onde os olhos do mundo estão direcionados para as ações relacionadas à preservação –, as empresas necessitam se engajar com a causa para não perderem boas oportunidades. Duvida?

Levantamento divulgado recentemente pela Boston Consulting Group (BCG) constatou um potencial brasileiro de receber US$ 3 trilhões em investimentos até 2025 na implementação de soluções relacionadas com a mitigação das mudanças climáticas.

Esta é apenas uma prova do papel estratégico do País com relação ao tema ambiental, demonstrando o grande potencial para o desenvolvimento das empresas que realmente se envolverem de forma positiva e legítima com a causa.

Isso, claro, está relacionado com a adoção de boas práticas sustentáveis, mudando até mesmo determinados hábitos corporativos. Para os departamentos de marketing, o tema ambiental traz ainda grandes oportunidades para atrair os consumidores e aumentar as vendas, gerando resultados cada vez mais expressivos.

Engana-se, porém, quem acredita que o assunto diz respeito apenas às grandes companhias. Com criatividade e uma postura ativa, marcas de qualquer porte conseguem promover boas práticas relacionadas com o tema ambiental e, com isso, conquistar cada vez mais espaço em um mercado tão competitivo.

Mas como isso é possível?

Tema ambiental e as empresas

Faz um bom tempo que as questões relacionadas com o meio ambiente se conectam com o dia a dia das empresas. Afinal, as companhias fazem parte da sociedade e, por isso, também possuem responsabilidades para a construção de um mundo cada vez melhor.

Deixando de lado certas compensações ambientais relacionadas com as atividades desenvolvidas por determinadas empresas, o assunto hoje vai muito mais além do que a correta separação do lixo reciclável.

Cada vez mais, as marcas levantam a bandeira ambiental, aprimorando os processos de produção e adotando boas práticas para reduzir o consumo de determinados insumos e, claro, para a construção de um ambiente corporativo mais produtivo, saudável e sustentável.

Esse cuidado acaba refletindo nos serviços e, também, nos produtos. Hoje, aliás, os consumidores priorizam as marcas que adotam boas práticas, o que abre um mar de oportunidades para quem realmente deseja aproveitar o potencial do tema ambiental para vender mais.

Ações que fazem a diferença

Um dos grandes mitos sobre a adoção de práticas sustentáveis nas companhias é a necessidade de investimentos elevados e de ações complexas. Atualmente, muitas iniciativas podem ser implementadas com custos relativamente baixos, gerando resultados realmente significativos.

Com o suporte da tecnologia, é possível aprimorar os processos produtivos, ganhando eficiência e reduzindo custos.

Outro ponto importante é o desenvolvimento e a adoção de materiais mais sustentáveis. Roupas e calçados, por exemplo, já são confeccionados com matéria-prima proveniente da reciclagem.

Nesse contexto, diversas marcas lançam linhas relacionadas com o tema ambiental, atendendo o público que deseja consumir produtos mais sustentáveis.

Este, porém, não é o único caminho para quem deseja aproveitar o tema ambiental para vender mais. Com criatividade e investimento atraente, é possível unir marcas e consumidores com a causa.

É o que acontece com as estratégias de marketing que trabalham com a empresa Papel Semente. Pioneira no setor, a firma produz papel reciclável que transporta em sua composição sementes. Dessa forma, o material pode ser plantado, gerando flores e plantas.

Para as marcas, essa solução é ideal para se engajar de forma rápida e significativa no tema ambiental, envolvendo seus colaboradores e atraindo consumidores.

Mas como fazer isso? É possível, por exemplo, encaminhar um cartão de agradecimento produzido com papel semente para os clientes após a aquisição de um produto ou serviço.

Outra proposta é entregar cartões de visita produzidos com o material para chamar mais a atenção das pessoas. Flyers, etiquetas, crachás para eventos, enfim, opções não faltam para trabalhar de forma legítima com o tema ambiental.

Nesse contexto, também facilita optar pelas soluções desenvolvidas por empresas que realmente estão engajadas com a causa ambiental, como a Papel Semente, o que aumenta a relevância.

Só para ter uma ideia, a Papel Semente conquistou recentemente mais cinco novas certificações do Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono, da Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro.

Isso demonstra o compromisso da empresa em promover cada vez mais práticas sustentáveis, refletindo positivamente também para as empresas que adotam soluções que utilizam o papel semente.

Certamente, o presente e o futuro das empresas estão relacionados com o tema ambiental. Com criatividade, é possível engajar as marcas com a causa, conquistando assim o reconhecimento dos clientes e gerando mais vendas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site: https://papelsemente.com.br.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.

Patrocinado por: