
Você sabia que alguns alimentos são prejudiciais para a saúde do seu cachorro? Manter uma alimentação apropriada é fundamental para garantir o bem-estar do seu pet.
Hoje, muitas pessoas migraram o cardápio do animal de estimação para a alimentação natural. Entretanto, até mesmo aqueles que seguem com a ração costumam oferecer alguns “petiscos” durante o dia.
Sabe aquele pedacinho de picanha com gordura que o seu tio entregou para o seu cachorro durante o churrasco da família? Ou uma lasca de chocolate do ovo de Páscoa para o cão não ficar “aguado”?
Estas e outras práticas são capazes de deteriorar aos poucos a saúde do seu pet, podendo causar graves consequências.
Portanto, para promover a qualidade de vida do seu cachorro, é indispensável conhecer quais são os alimentos considerados proibidos.
Cuidados necessários com os alimentos
A ração substituiu os alimentos naturais e, por muitos anos, assumiu o protagonismo na alimentação dos pets. Conservada em uma embalagem apropriada, ela promete entregar todos os nutrientes necessários para uma refeição balanceada.
Existem diferentes marcas, sabores e também propósitos. Filhotes, adultos, cães castrados, obesos, idosos. Enfim, opções não faltam.
Mas, apesar de prática, alguns acreditam que a alimentação natural é mais saudável e, claro, saborosa, permitindo uma diversificação maior nos alimentos.
Para fornecer todos os nutrientes necessários ao pet, porém, é importante oferecer um cardápio diversificado e variado, com proteína, carboidrato, verduras, legumes e frutas.
É neste ponto que os problemas podem aparecer. Alguns cães são alérgicos a determinados ingredientes que, por isso, precisam ser evitados.
Além dessa situação específica, é preciso lembrar que alguns alimentos são proibidos para a dieta de um pet. E quando consumidos, causam complicações para a saúde do animal.
Alimentos proibidos
A lista de alimentos prejudiciais para a saúde dos cachorros começa com alguns itens fáceis de entender o motivo da proibição.
Produtos com excesso de gordura precisam ser evitados para prevenir a inflamação do pâncreas do animal. O mesmo ocorre com o chocolate e outros doces devido ao açúcar. Elimine também da dieta do animal a fritura.
Alimentos processados também precisam ser riscados do cardápio por conta do elevado nível de açúcar, sal e gorduras utilizado para a conservação.
Agora que já apresentamos os mais óbvios, vamos aos alimentos que podem surpreender. Começando pelo abacate. Além da gordura, esta fruta tem persina, uma substância considerada venenosa para os cães. A lista também contém frutas como: uva, laranja e limão.
Apesar de indicado para a alimentação natural do pet, o arroz exige atenção. Isso porque muitos utilizam no preparo cebola, alho e sal, que são prejudiciais para a saúde do cachorro. Aliás, outros condimentos também precisam ser evitados para não causar problemas gastrointestinais.
Assim como acontece com muitas pessoas, determinados cães possuem intolerância à lactose. Portanto, não podem consumir leite e seus derivados.
O que fazer?
Caso o seu animal coma algum desses alimentos, é possível que ocorram episódios de desconforto e diarreia. Entretanto, problemas mais graves podem acontecer.
Por isso, é sempre indicado consultar com rapidez um veterinário de confiança. Com a correta avaliação, o profissional indicará quais ações são necessárias para proteger a saúde do seu cachorro.
Dependendo da situação, o veterinário pode receitar um antibiótico, como o EnroNew, da World Veterinária, utilizado para tratamento de infecções gastrointestinais
Com as informações certas e alguns cuidados básicos, é fácil evitar que seu cachorro coma alimentos perigosos. Quer saber mais sobre como proteger o seu pet? Então acesse o site https://worldveterinaria.com.br.