Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Saúde

Fonoaudióloga brasileira recebe prêmio das Forças Internacionais de Paz da ONU

A condecoração à Vanessa Medina é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga no Brasil e em 27 países
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
12 de junho de 2024
Foto de Alexandre Maciel/Divulgação Vanessa Medina

A fonoaudióloga Dra. Vanessa Medina foi condecorada com a Medalha Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil, honraria concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (Abfip), uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em São Paulo, no dia 21 de maio, e contou com a presença de autoridades e representantes de classe.

A condecoração é um reconhecimento pelo trabalho realizado pela profissional com pacientes atendidos pelas agências UNAIDS e UNICEF, dedicando-se a pesquisas e cuidados com pessoas portadoras de HIV e com pacientes com doenças raras.

“Me sinto orgulhosa de ser a primeira Fonoaudióloga a receber essa honraria que representa toda a minha classe profissional”, destacou Vanessa Medina.

Reconhecimento à Vanessa Medina

Foto de João Marcos Duarte/Divulgação Vanessa Medina

De acordo com a Resolução da ONU, a medalha é destinada a “premiar aqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da pátria brasileira, reconhecida com o prêmio Nobel da Paz em 1988 e 2001, perante as demais nações, em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à nação”.

Com 16 anos de profissão, Dra.Vanessa Medina construiu uma carreira com missão de cuidados humanizados à população com HIV/AIDS e nas doenças raras. Nesse período, a fonoaudióloga já atuou em 27 países, além dos trabalhos realizados em território nacional com enfoque em Saúde Coletiva.

A atuação da profissional conta ainda com o trabalho acadêmico em busca do aprimoramento do conhecimento sobre reabilitação de doenças neurogenéticas e raras.

Graduada no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, a fonoaudióloga possui um extenso currículo acadêmico nacional e internacional.

Em 2012, Vanessa Medina concluiu a pós-graduação em Cabeça e Pescoço com ênfase em Disfagia e Voz pela Universidade de São Paulo (USP) e o mestrado em Patologia da Linguagem Fala e Voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

A profissional conta ainda com pós-graduação em Reabilitação e Terapia Neurológica, pela Universidade do Colorado (Estados Unidos); em Distúrbios da Comunicação, pela Universidade do Porto (Portugal); e em Doenças Raras, pelo Centro Universitário UNIESP; assim como detém o título doutorado em Doenças Neuromusculares pela University College London – UCL (Reino Unido).

Atualmente é coordenadora do Grupo de Doenças Neurogenéticas e Raras do Departamento de Saúde Coletiva – Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa.

Para conhecer mais sobre o trabalho da fonoaudióloga, acesse o perfil da Dra. Vanessa Medina no LinkedIn e no Instagram.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato