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Mercado da moda segue rumo à sustentabilidade

Estadão Blue Studio Express
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25 de março de 2024

Sempre na vanguarda, setor trabalha a sustentabilidade em
diferentes elementos, como o Papel Semente

Mercado da moda segue rumo à sustentabilidadeFotógrafo: Jorge Oliveira

O mundo da moda segue rumo à sustentabilidade, demonstrando seu potencial em antecipar e ditar as tendências, promovendo a conscientização sobre os impactos ambientais. Muito mais do que trazer provocações para reflexões, as passarelas e o varejo direcionam para o mercado produtos que conseguem mudar o pensamento e comportamento de consumo das pessoas

Atualmente, o setor promove uma verdadeira revolução, desenvolvendo roupas, calçados e acessórios com técnicas inovadoras e produtos mais sustentáveis. A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta. O cuidado em mudar o mundo é tão grande e necessário que marcas de todos os tamanhos e segmentos estão investindo em novas soluções sustentáveis como o as etiquetas e tags biodegradáveis, produzidas pela a Papel Semente.

Assim como contribui para o meio ambiente, essa mudança de comportamento do setor permite também renovar a forma de criar coleções e gerir negócios. O processo conhecido como fast fashion – está sendo contraposto ao slow fashion que valoriza a qualidade em vez da quantidade e se preocupa com o impacto ambiental e social da produção de roupas. Agora o celebrado mercado das novidades e do efêmero mantém a sua vocação de criar novidades, mas sem deixar de lado a sustentabilidade. É um desafio que pode elevar o mercado a novos patamares com a inovação aliada à responsabilidade socioambiental, fundamento da tendência ESG.

Essa atuação intensa para construir um mundo melhor consequentemente reflete positivamente nos resultados das empresas, tanto com a redução dos custos com processos mais eficientes quanto com o aumento das vendas, uma vez que hoje que uma grande parcela dos consumidores estão dispostos a pagar até mais caro para marcas que tenham propósito e promovem algum impacto positivo.

Sustentabilidade no mundo da moda

Sempre na vanguarda, o mundo da moda começou há alguns anos a direcionar o olhar para o tema sustentabilidade. Aos poucos, o setor foi desenvolvendo técnicas, experimentando novos materiais e, por conseguinte, levando para o consumidor produtos diferenciados, que trabalham a conscientização ambiental em todos os detalhes.

Nesse cenário, o material reciclável se transformou em matéria-prima para o setor. Garrafas PET e papel, entre outros elementos, servem como insumos para a criação de roupas, calçados e acessórios mais resistentes e, até mesmo, funcionais. Isso, claro, só é possível com o auxílio da tecnologia.

Essa atitude vem ao encontro da mudança de comportamento das pessoas, que buscam cada vez mais consumir de marcas que trabalham o tema sustentabilidade em seus produtos. Portanto, cada detalhe é levado em consideração.

Prova disso é a relevância conquistada pela Papel Semente no mundo da moda. Há 15 anos, algumas marcas visualizaram a importância de agregar o conceito aos produtos comercializados para se posicionar e melhorar a comunicação com os clientes. Ao invés da tag e etiqueta ser descartada, ela pode ser plantada.

De lá para cá, as etiquetas e as tags que se transformam em flores ou plantas conquistaram a atenção dos consumidores e criaram uma nova forma de experiência de compra. Consequentemente, elas viraram itens essenciais para a composição e venda de cada nova coleção.

Papel Semente conectado com a moda

Claro que a conscientização não surgiu do dia para a noite. Diretor de marketing e branding da Papel Semente, Luis Felipe Di Mare recorda como tudo começou. “Nosso primeiro pedido ocorreu há 15 anos, quando a marca de moda feminina Totem encomendou tags em formato de árvore”.

O sucesso da iniciativa gerou novos pedidos, assim como atraiu a atenção de outras empresas e da mídia. Aos poucos, algumas companhias começaram a desenvolver coleções temáticas. Já outras adotaram as etiquetas e tags com Papel Semente em todas as peças fabricadas.

Segundo Di Mare, grandes marcas protagonizam atualmente uma “corrida verde” em busca da sustentabilidade, desenvolvendo produtos totalmente conectados com o conceito. Por outro lado, as novas empresas já nascem mais conscientes, entendendo a relevância de adotar boas práticas.

Só para ter ideia do impacto da Papel Semente para o mundo da moda, hoje temos em nosso portfólio marcas nacionais e internacionais, como Farm, Tucum, Energia Natural, Reserva, Malwee, Paco Rabanne, Dior, Carolina Herrera, entre outras”, O trabalho é artesanal, mas conseguimos produzir em escala e atender grandes grifes e etiquetas que querem agregar valor aos seus produtos e marcas explica o executivo.

Resultados conquistados

A adesão ao Papel Semente no mundo da moda, claro, não ocorreu apenas pela importância de trabalhar a conscientização das pessoas. Afinal, estamos falando sobre empresas. Dessa forma, os resultados conquistados com esta atuação estratégica também estão entre as peças do tabuleiro do mundo dos negócios.

Em sua participação no Papel Semente Cast, o diretor da marca de roupas Energia Natural, Bruno Ohf, abordou o assunto.

Com sede em Santa Catarina e operações em diversos lugares do Brasil, a empresa familiar traz como diferencial o desenvolvimento de roupas para o mercado turístico, com qualidade, sustentabilidade e muita atratividade.

Segundo ele, a ideia da empresa surgiu durante uma viagem. “Minha mãe viu em uma loja de departamento uma camiseta da Disney diferenciada. Foi então que ela pensou: por que não produzimos um produto semelhante e traduzimos para o turístico, imprimindo estampas para o mercado do Brasil”, explicou.

Com mais de 12 anos de história, a empresa atualmente possui cerca de 10 mil estampas, comercializadas em diversos aeroportos e cidades do Brasil. De acordo com Ohf, o sucesso do produto está conectado também com a busca constante em trazer a inovação para a marca. Dessa forma, o Papel Semente se tornou indispensável.

A ideia foi trazer algo diferente, trabalhando também com embalagem e outros detalhes que vinham com as peças. É levar uma lembrança, mas com identidade e propósito.” Dessa forma, o diretor da Energia Natural acredita que a parceria com a Papel Semente se transformou em um valioso diferencial.

Esse depoimento demonstra a relevância que o tema sustentabilidade conquistou no mundo da moda, agregando diferentes elementos ao produto e, consequentemente, atraindo o consumidor. Andréa Carvalho, sócia fundadora da Papel Semente, gosta de provocar em suas palestras dizendo que “existem formas de melhorarmos e transformarmos todos os nossos projetos em mais sustentáveis. Podemos iniciar com pequenos passos, cada um fazendo sua parte, mas rumo às mudanças significativas pelo consumo consciente!“.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

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