
Com o bitcoin renovando as máximas históricas, as criptomoedas voltaram com força para aos holofotes, atraindo a atenção de muitos. Essa situação, aliás, ocorre sempre que alguma notícia relacionada com os ativos digitais surge na mídia.
A curiosidade, porém, vem acompanhada de diversas dúvidas relacionados com o tema. Afinal, as criptomoedas ainda não são tão acessíveis para as pessoas, não é mesmo? Errado!
Muitos podem não imaginar, mas os ativos digitais cada vez mais fazem parte do dia a dia, com diferentes funcionalidades. Atualmente, o acesso seguro e transparente aos benefícios dessas moedas é muitos facilitado com o suporte da tecnologia.
Até por conta disso, torna-se importante conhecer mais sobre o assunto, entendendo como as soluções relacionadas com as criptomoedas podem fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, atuando de forma positiva.
Criptomoedas e alguns conceitos
Para entender como as criptomoedas interagem no dia a dia das pessoas, é preciso primeiro conhecer alguns termos relacionados com o assunto. Apesar do bitcoin ser o mais popular, existem diversos outros ativos digitais.
Mas qual a finalidade? Basicamente, possuem a mesma função que o dinheiro, atuando em transações financeiras e investimentos. Um dos exemplos clássicos é a facilidade (e a redução de custos) em fazer transferências de recursos para pessoas em outros países. Ou a aquisição de determinados ativos como forma de investimento.
Por não possuir um órgão central, as transações que ocorrem no ambiente digital precisam de uma estrutura apropriada para garantir a segurança e, claro, a legitimidade. Em entrar a fundo em detalhes técnicos, duas palavras comuns no mundo das criptomoedas precisam ser conhecidas.
O primeiro termo é \”blockchain\”. Em uma explicação básica, trata-se de um registro público, onde todas as transações são “anotadas”, ficando gravadas sem a possibilidade de alterações destes dados, garantindo segurança, transparência e legitimidade.
Mas como essas operações são realizadas? Por meio de uma exchange. Como uma corretora de valores, essa plataforma é utilizada para as negociações que envolvem as criptomoedas.
Com o suporte da tecnologia apropriada e que segue regras rigorosas, uma exchance também realiza as transações entre os ativos digitais e as moedas fiduciárias.
Então, para investir em criptomoeda, a pessoa transfere uma quantia em reais, por exemplo, para a conta na exchange, onde o valor fica disponível para as aquisições e outras transações envolvendo criptomoedas.
Criptomoedas no dia a dia das pessoas
Com as informações apresentadas até o momento, já foi possível entender como as transações com as criptomoedas ocorrem com facilidade, transparência e segurança. Mas como esses ativos podem fazer parte do dia a dia?
Existem diversas aplicações para as criptomoedas. Aliás, os projetos que envolvem um ativo possuem explicações detalhadas sobre a finalidade e utilização. Independentemente disso, é possível apresentar algumas finalidades rotineiras que certamente se encaixam na vida das pessoas.
Investimentos
A poupança não é mais a “queridinha” para acumular patrimônio. Hoje, os poupadores já reconhecem a importância da diversificação para preservar o patrimônio e, ao mesmo tempo, obter retornos mais significativos. Nesse contexto, as criptomoedas integram a carteira de alguns investidores. Por conta da grande volatilidade, alguns reservam uma parcela do patrimônio para buscar rendimentos maiores. Entretanto, é preciso lembrar que isso também envolve riscos. Então, cada um deve avaliar com cautela qualquer investimento, tanto em ativos digitais quanto em outras opções.
Transações Internacionais
Outra aplicação rotineira das criptomoedas é em transações internacionais. A facilidade proporcionada pela tecnologia elimina determinados custos relacionados com as transações e conversões, transformando as moedas digitais em uma solução atrativa.
Meio de pagamento
Assim como acontece com a moeda fiduciária, as criptomoedas também funcionam como um meio de pagamento. Com o desenvolvimento de soluções eficientes, as empresas já começam a aceitar os ativos digitais para o pagamento de serviços e produtos, em transações práticas e seguras.
Compras online
Outra aplicação do dinheiro digital é nas compras online, tornando o processo muito mais prático e seguro, com uma atuação regrada e segura todos os dias, independentemente do horário.
Benefícios das Criptomoedas
Certamente, estes são apenas alguns exemplos de como as criptomoedas já interagem com o dia a dia das pessoas. Quer mais um? Então lembre-se que a tecnologia blockchain é a base do Drex, também chamado por alguns como o real digital, em desenvolvimento pelo Banco Central.
A tecnologia, claro, não ter por finalidade eliminar as moedas fiduciárias. O objetivo é agregar os benefícios da tecnologia na vida das pessoas, encontrando cada vez mais aplicações, sempre com transparência, segurança e legitimidade.
Isso envolve outras soluções já conhecidas pelas pessoas, como a criptografia, assim como a descentralização, que torna todo o processo mais resistente para combater ataques e eliminar falhas.
Nesse cenário, é importante também lembrar a evolução do cenário regulatório dos criptoativos em todo o mundo, com regras claras e abrangentes. Aliás, hoje as transações financeiras entre bancos e exchanges já seguem critérios rigorosos, como os que envolvem corretoras tradicionais, por exemplo.
À medida que a tecnologia evolui, novas aplicações surgem. Como parte desse processo evolutivo, os desafios envolvem também a regulamentação e o maior conhecimento das possibilidades à disposição com o uso das criptomoedas para trazer praticidade para a vida das pessoas.
Quer conhecer mais sobre o assunto? Então confira outras informações no site da Latam Gateway.