Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Quais as principais falhas ao avaliar talentos para as empresas?

A contratação de talentos para uma empresa exige um processo qualificado para evitar erros e, claro, desperdícios de tempo e dinheiro.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 9 de fevereiro de 2024
Foto de Edmond Dantès no Pexels

A eficiência também é um diferencial estratégico durante a seleção dos talentos profissionais para uma empresa. Quando conduzido corretamente, o processo seletivo garante a agilidade necessária para a escolha do candidato, de forma assertiva e qualificado.

Consequentemente, é possível também relacionar a seleção correta com a redução de custos, assim como na ampliação dos lucros com a eficiência do novo colaborador quando em ação na atividade desempenhada.

Dessa forma, o processo seletivo é preciso ser levado a sério, respeitando etapas e procedimentos para que tudo ocorra bem.

Nesse caminho, porém, alguns erros podem comprometer a avaliação dos candidatos, causando prejuízos para as companhias. Falta de clareza, excesso de cobranças e entrevistas ineficazes são apenas algumas das falhas que podem prejudicar a avaliação.

Mas então o que fazer? Em um mundo cada vez mais dinâmico, o primeiro passo é identificar as principais falhas na avaliação de talentos, facilitando assim evitá-las.

Importância da correta seleção de talentos

Antes de falarmos sobre as principais falhas, torna-se necessário entender um pouco mais sobre a importância de identificar e selecionar corretamente um talento para uma empresa.

A escolha apropriada de um profissional tem ligação direta com os resultados de uma companhia. Afinal, todo integrante de uma equipe possui responsabilidades e créditos no bom trabalho realizado.

Ao realizar a tarefa adequadamente, o colaborador agrega valor ao produto ou ao serviço, aumentando a eficiência das atividades realizadas e, consequentemente, reduzindo tempo e ampliando os lucros.

Outra vantagem de promover a correta contratação é a redução da rotatividade de colaboradores, conhecido como turnover. Quando elevada, essa taxa compromete a produtividade e, claro, gera gastos para a companhia.

Falhas na seleção de talentos

Portanto, a eficiência do processo seletivo para a correta identificação dos talentos faz toda a diferença tanto no dia a dia da companhia quanto nas conquistas das metas estabelecidas e, claro, nos lucros gerados.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, muitos podem imaginar que a solução então está na agilidade em escolher o profissional para ocupar a vaga disponível. Claro que o processo seletivo não pode ser demorado. Entretanto, é importante levar o tempo necessário para uma correta análise do candidato.

“Na ânsia de finalizar o processo seletivo com velocidade, nem sempre as organizações dedicam tempo fazendo uma avaliação qualitativa da necessidade do gestor interno, avaliação do mercado de trabalho e melhor estratégia para o processo seletivo. Toda e qualquer vaga é sempre urgente, mas o ponto mais importante é como ter velocidade e não pressa”, explica o Bruno Coutinho, sócio da Acelera RH.

Partindo desse princípio, o especialista apresenta algumas dicas para evitar erros e, com isso, fazer corretamente a seleção dos talentos para uma empresa. Confira:

1 – Estabeleça o perfil do profissional desejado

É praticamente impossível identificar o melhor profissional para a realização de uma determinada atividade sem conhecer as habilidades necessárias que realmente farão a diferença.

Portanto, tenha claro o perfil que o gestor está buscando, avaliando se este perfil está realmente alinhado com as atividades conduzidas pelo profissional no mercado;

“Já vimos cenários no qual o gestor quer juntar duas ou três competências em uma mesma posição. Isso pode até ser possível. Mas vale lembrar que o profissional não será 100% em tudo”, explica Coutinho.

2 – Analise o valor da remuneração ofertada

Certamente ninguém compra um Fusca esperando que o veículo tenha o mesmo desempenho que uma Ferrai, não é mesmo? Com as profissões não funciona diferente.

Dessa forma, avalie se a remuneração de mercado está compatível com a realidade da empresa, identificando se o valor ofertado é atrativo ou está bem abaixo para as habilidades exigidas e atividades que serão executadas.

“Vemos muitas organizações que possuem um escopo de trabalho muito superior ao salário proposto”, diz o especialista da Acelera RH.

3 – Planeje o processo seletivo

Para a correta seleção dos talentos, o planejamento estratégico faz toda a diferença, tanto para a agilidade quanto para a qualidade.

Quem são os entrevistadores? O que cada um avaliará? Cultura, competência, comportamento? Ter essas respostas facilitará na estruturação de um processo seletivo eficaz. “Pessoas de áreas diversas podem ter regras diferentes de avaliação e isso pode impactar na tomada de decisão”, diz Coutinho.

Outro ponto relevante sobre o planejamento é a definição das etapas do processo seletivo, que não pode ser raso, mas também não deve muito extenso e sem objetividade. “Percebemos que quanto mais longa a jornada, maior o número de candidatos desistindo”.

Importância do suporte especializado

Com o conhecimento apropriado para a realização do processo seletivo e a organização adequada, certamente a empresa conseguirá identificar e contratar os talentos que farão a diferença no desempenho da companhia.

Mas como um departamento de RH com diversas outras atribuições consegue promover essa “caça aos talentos” com o rigor necessário sem comprometer o andamento da empresa?

Como já diz o ditado, \”santo de casa não faz milagre\”. Portanto, pode ser positivo ter uma consultoria parceira para ajudar a entender quais os pontos que a organização pode melhorar na jornada do seu próprio processo seletivo.

“A consultoria possui um mapeamento de mercado muito mais assertivo do que estudos genéricos de remuneração de mercado. Isso ajuda a calibrar as expectativas da empresa versus o mercado de trabalho”.

Coutinho lembra que o volume de vagas conduzidas por uma consultoria tende a ser superior ao de uma área interna da empresa. “Então, a consultoria pode ser mais assertiva na busca por talentos para algumas posições que não acontecem com recorrência em uma empresa”, finaliza.

Ao seguir essas orientações, certamente ficará muito mais fácil e eficaz o processo seletivo para a contratação dos talentos desejados. Para mais dicas, acesse o site da Acelera RH.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato