Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Finanças

Pix é o meio de pagamento preferido dos brasileiros, aponta pesquisa

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
2 de fevereiro de 2024

Estudo inédito da Zoop, em parceria com a QualiBest, destaca a mudança
de comportamento dos brasileiros com relação ao meio de pagamento.

Pix é o meio de pagamento preferido dos brasileiros, aponta pesquisaFonte: Shutter Stock

As facilidades promovidas pela tecnologia e a digitalização mudaram o comportamento dos brasileiros com relação ao meio de pagamento utilizado. Lançado em 2020, o Pix já é preferência nacional. Ao menos é o que demonstra pesquisa inédita realizada pela Zoop, fintech as a service, em parceria com a QualiBest.

De acordo com o estudo, 88% dos brasileiros preferem utilizar a solução desenvolvida pelo Banco Central. Além disso, 99% acreditam que o Pix é um facilitador de compras, elegendo a praticidade como principal vantagem. Por sua vez, 76% consideram seguro efetuar pagamentos por meio deste mecanismo.

O aumento da digitalização e a entrada dos bancos digitais parecem ter impulsionado o uso de alguns meios de pagamento e derrubado o uso de outros. A liderança do Pix após 3 anos de seu lançamento não deixa dúvidas de que as palavras do momento são segurança, praticidade e facilidade”, comenta Marcella Calfi, gerente de Marketing da Zoop.

conheça a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no brasil

Tecnologia e o meio de pagamento

Outros pontos interessantes da pesquisa reforçam a mudança de comportamento dos brasileiros com a digitalização dos serviços bancários. Segundo o estudo, 72% dos entrevistados declararam que realizam pagamentos por aproximação, seja com cartão de crédito, débito ou celulares e smartwatches.

Entre os que aderiram à solução, 77% acham mais prático. Já 34% utilizam o meio de pagamento por aproximação por usarem bancos digitais. Além disso, 27% têm mais confiança no método.

A solução apresentou maior aderência entre os mais jovens e as pessoas das classes A e B. Por outro lado, 41% das pessoas mais velhas (+55 anos) e 39% dos entrevistados com renda mais baixa (Classe C) têm forte resistência quanto aos meios de pagamento por aproximação.

Com relação aos tipos de banco mais utilizados pelos brasileiros, 68% dos participantes do estudo afirmaram ter conta tanto em instituições digitais quanto tradicionais, com outros 13% optando apenas pela versão digital. Entre as vantagens destacadas pelos usuários estão: menores taxas, rapidez, facilidade e menor burocracia.

Ainda sobre a utilização dos bancos digitais, o estudo demonstra que existem diferenças significativas em relação a sexo e idade. Os homens são os que mais usam os dois tipos de banco. Enquanto cerca de 25% dos mais jovens optam exclusivamente pelos bancos digitais. Na outra direção, os mais velhos são os que ainda utilizam apenas os bancos tradicionais, pois não conseguem ver diferenciais nos bancos digitais, uma vez que ainda existe uma tendência de apego às agências e dúvidas quanto à segurança.

É inegável que existe uma forte mudança de comportamento financeiro com o advento da digitalização. A maioria dos respondentes afirmou que contrataria serviços ou produtos bancários por meio de Inteligência Artificial. É válido empresários e lojistas se atentarem a essa mudança de paradigma”, finaliza Marcella.

Detalhes sobre a pesquisa

Realizado em outubro do último ano, o estudo da Zoop tem o objetivo de compreender o comportamento financeiro dos brasileiros com relação ao meio de pagamento adotado. Como metodologia, a pesquisa aplicou um questionário online para a base de internautas da QualiBest.

No total, a pesquisa entrevistou 880 pessoas, sendo 52% mulheres e 48%, homens, com média de idade de 40 anos, em todo o território nacional. A maioria (44%) dos participantes reside no Sudeste. Na sequência aparecem as Regiões Nordeste (25%), Sul (15%) e Norte e Centro-Oeste (8%).

Líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados do Brasil, a Zoop foi fundada em 2013 com a missão de democratizar o acesso aos serviços financeiros e auxiliar as empresas em suas jornadas de crescimento.

Estão no portfólio da empresa mais de 550 clientes, como Elo7, Food to Save, iFood, Invisalign, Infracommerce, Nubank, OLX, Sympla e Wework. Atualmente, possui as soluções Zoop Payments, ambiente omnichannel para pagamentos, e Zoop Banking, que possibilita a seus clientes oferecerem conta digital e cartão pré-pago de suas marcas.

conheça a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no brasil

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato