
A gestão de viagens corporativas se torna cada vez mais necessária em um mercado em constante transformação. Dessa forma, as tendências do setor para 2024 estão interligadas com a eficiência necessária para garantir a melhor experiência do usuário, em conexão com o controle dos custos que envolvem os deslocamentos dos diversos colaboradores de uma companhia durante o ano.
Após um período de restrições, o mercado de viagens corporativas passou por uma fase de ajustes e transformações. De lá para cá, as empresas construíram uma nova rotina, com a retomada das viagens.
Com um crescimento estimado em 32% para 2023, o setor de viagens corporativas deve seguir em expansão até 2027. Por se tratar de um segmento estratégico para as empresas, a busca é por soluções que tenham entre seus pilares tanto a eficiência quanto a segurança e a sustentabilidade.
Atualmente, os Estados Unidos seguem como líderes no ranking dos países com os maiores mercados de viagens corporativas, com China e Alemanha surgindo logo na sequência. Por sua vez, o Brasil aparece na 10ª posição entre as nações com mais estimativa de gastos em viagens de negócios.
Os números de 2023 ainda estão em apuração. Entretanto, o crescimento do setor no Brasil foi significativo em 2022, na comparação com o ano anterior, registrando R$ 86,6 bilhões, o que representa alta de 90%, também com base nos dados do estudo GBTA.
Principais preocupações
Em meio ao crescimento dos gastos com as viagens corporativas está a necessidade de alcançar os resultados planejados com a promoção dos deslocamentos dos colaboradores.
Considerando esta crescente, as gestões financeiras relacionadas com o assunto estão entre as principais preocupações dos gestores. Aqui, os desafios aparecem interligados com a volatilidade dos custos e, claro, com a necessidade de um melhor gerenciamento de todas as operações, para evitar prejuízos.
A eficiência no gerenciamento das viagens a negócios também está relacionada com possíveis cancelamentos, atrasos e alterações de planos, impactando diretamente na satisfação do usuário e, claro, na produtividade.
A otimização da administração dos serviços, portanto, entra na lista de prioridades na gestão de deslocamentos. E isto implica em controlar e gerenciar gastos, roteiros, hospedagem, transporte, satisfação, suporte em eventualidades, entre outros fatores.
Tendências para a gestão de viagens corporativas
Com o “raio-x” do atual cenário, é possível identificar e apresentar algumas tendências da gestão de viagens corporativas para 2024.
1 – Métricas para a otimização dos gastos
Muito mais do que controlar os gastos, a obtenção e correlação dos dados adequaos permite otimizar os investimentos relacionados com as viagens corporativas. No final, esse trabalho se traduz em receita maior para a empresa. Essa tendência também permite mensurar os resultados da adoção de ações antecipadas em busca de descontos e melhores tarifas, por exemplo.
2 – Experiência do viajante na conta
Esta tendência está relacionada com a mudança de comportamento do consumidor com relação ao consumo de produtos e serviços. Ao priorizar a experiência dos viajantes corporativos, o gestor busca medir e melhorar a qualidade das viagens, atuando para que tudo ocorra conforme o planejado.
3 – Preocupação com a sustentabilidade
Outro fator que desponta entre as tendências da gestão de viagens corporativas é a preocupação com a sustentabilidade. Muito mais do que manter a busca incessante pelos melhores preços, o gerenciamento dos deslocamentos a negócios mantém no foco a redução dos danos causados ao meio ambiente. Isso envolve, por exemplo, a medição das emissões de carbono e a busca por soluções cada vez mais sustentáveis para as viagens corporativas.
4 – Customização das operações
Com o mundo dos negócios cada vez mais dinâmico e personalizado, a customização das operações também está entre as tendências relacionadas com a gestão de viagens corporativas. Por exemplo: a criação de regras específicas para atender da melhor forma possível as particularidades de setores diferentes de uma empresa. Ou a flexibilidade para a alteração de roteiros ou cancelamentos. Claro que padrões auxiliam nas ações. Entretanto, torna-se necessário levar em consideração especificidades existentes, permitindo até mesmo adaptações em determinadas situações, evitando a frustração dos usuários.
5 – Suporte da tecnologia
Esta tendência afeta diretamente as anteriores, já que a tecnologia apropriada elimina possíveis falhas na programação e controle das viagens corporativas. O dinamismo do setor, porém, exige atualmente muito mais do que a utilização de uma planilha eletrônica. Soluções que trabalham até mesmo com a inteligência artificial permitem tanto o controle rigoroso de todos os passos quanto a geração e análise de uma grande quantidade de dados, gerando métricas realmente relevantes para as tomadas de decisões.
Nesse cenário, se encaixa a travel tech com um modelo de negócios que utiliza a inovação para construir soluções que impactam positivamente na experiência dos usuários e na gestão dos deslocamentos.
A Plataforma Travel, da Paytrack, é destaque nesse segmento, contribuindo de forma significativa na gestão de ponta a ponta das viagens corporativas. Entre os diferenciais, a possibilidade de economizar até 30% com as tarifas, assim como os resultados significativos na gestão de todas as ações relacionadas com o tema e a promoção de uma melhor experiência para os usuários.
Para 2024 as tendências para a gestão de viagens corporativas encontram na tecnologia o caminho certo para a busca por um serviço mais eficiente e qualificado, o que reflete também na redução de custos e na conquista de resultados mais expressivos. Quer conhecer como implementar essa realidade na sua empresa? Então acesse o site da Paytrack.