Parte do grupo Zoho, Qntrl se destaca por fazer muito mais
do que apps que funcionam como post-its digitais.
Imagem: Adobe Stock
Solução integrante do grupo Zoho, o Qntrl ficou muito conhecido pela facilidade com que permite a gestão e automatização de processos de negócio. Entretanto, diferentemente de outras soluções existentes no mercado, é muito mais do que um post-it digital utilizado para administrar o fluxo de trabalho de uma empresa.
O grande diferencial está em ir além de um Kanban, integrando, padronizando e automatizando processos
Mas, na real, o que isso significa exatamente? Atualmente, é comum escutar no mundo corporativo conceitos e teorias que exaltam a importância dos diferentes setores se comunicarem, promovendo uma atuação conjunta e harmônica.
Na teoria esse discurso é bonito. Na prática, porém, dificilmente acontece se não for prioridade na gestão.. Com demandas, ferramentas e objetivos diversos, cada departamento se organiza com foco na sua própria área, e não necessariamente pensando no impacto das escolhas para a empresa toda..
No meio de tudo isso surge a TI, desenvolvendo soluções específicas e gerenciando diferentes sistemas criados e implementados em contextos diferentes..
Conforme a empresa cresce e muda, isso pode virar um “Frankenstein operacional”. Além disso, aparece a dificuldade (ou até mesmo impossibilidade) para fazer com que essas ferramentas se comuniquem. Resultado: falhas na integração dos processos dos diferentes setores, ineficiência e, claro, desperdício de tempo e dinheiro.
Um post-it digital certamente não solucionará esse problema.
Então, o que fazer? Será que existe alguma solução prática e eficiente? Acredito que agora ficou um pouco mais fácil entender o diferencial e a importância do Qntrl para promover a verdadeira integração em uma companhia.
Qntrl em números
Para aqueles que ainda não visualizaram em sua plenitude os diferenciais do Qntrl ou acreditam que esse papo é apenas para técnicos ou programadores, que tal alguns resultados de quem já usa a solução?
Com o auxílio da plataforma, por exemplo, algumas empresas reduziram em até 90% as trocas de informações importantes por e-mails, mensagens privadas e telefone. Muito mais do que agilizar a comunicação, a solução organizou esses dados e, também, trouxe mais segurança e transparência, evitando que conteúdos relevantes fiquem esquecidos ou perdidos.
Outra constatação expressiva foi a redução de até 40% no tempo de resposta para clientes, possível por causa da clareza e automatização dos processos. Com a ajuda da solução, uma empresa conseguiu diminuir o custo de aquisição de cliente em 35% com a integração de todas as campanhas de anúncios digitais.
Por se tratar de uma plataforma low-code, existem também diferenciais que contribuem muito para facilitar a vida da equipe de TI, reduzindo a carga diária de tarefas manuais e repetitivas. Quer um exemplo? Alguns clientes já reportaram redução de até 50% no tempo de desenvolvimento de aplicações internas.
É possível também integrar, em poucos dias, os sistemas legados no mesmo processo. Seja por meio de webhooks, APIs, integrações nativas, extensões, entre outros.
Diferenciais do Qntrl
Como os números puderam demonstrar, o Qntrl consegue realmente facilitar a vida das empresas com a integração dos processos e departamentos. E isso não significa somente digitalizar processos ou visualizar tarefas..
De acordo com Rodrigo Vaca, CMO do Qntrl, a plataforma vai além de processos simples, e acaba sendo um elo harmonioso que interliga os departamentos: “Não se trata apenas de digitalizar tarefas, mas sim de criar uma sinergia que simplifica a vida das empresas. Imagine um processo de contratação fluindo suavemente, no qual o RH, o financeiro e o gestor estão interligados, facilitando a comunicação e a execução de cada etapa. Agora, estenda essa integração a todos os setores da empresa – jurídico, administrativo, financeiro, TI e mais – em um workflow único com possibilidade de automatização. Essa conexão simples e harmônica transforma o dia a dia dos colaboradores, resultando em entregas mais eficientes, redução de custos e ampliação dos retornos. O Qntrl não apenas facilita, mas redefine a eficiência corporativa”.
A solução tem como grande diferencial conseguir interligar todos os departamentos de uma empresa. Quer um exemplo?
A contratação de um funcionário está diretamente relacionada com o RH, não é mesmo? Mas certamente a verba precisa ser liberada pelo financeiro. E, claro, o gestor que contará com um novo colaborador também faz parte desse trâmite.
Agora imagine como seria se esse processo fosse todo interligado entre os diferentes departamentos, facilitando a comunicação e a realização de cada uma das etapas, sem interferir nas particularidades de cada setor.
Pensou? Então, agora imagine as vantagens em conseguir interligar de uma forma simples e harmônica todos os processos de todos os diferentes departamentos de uma companhia. Jurídico, administrativo, financeiro, RH — leia-se qualquer outro departamento — integrados em um só fluxo com possibilidade de automatização.
Isso faz a diferença no dia a dia dos colaboradores, que em vez de ficar perdendo tempo tentando “juntar as peças” de um processo, poderão investir recursos em entregas cada vez melhores e mais rápidas, reduzindo custos e ampliando os retornos.
Com processos digitais e dados integrados, o Qntrl ajuda também as equipes internas a auditar tudo que foi feito, de forma simples, rápida e confiável.
Confira alguns outros diferenciais do Qntrl:
• Conectar os dados dos sistemas legados em um só processo para ter mais visibilidade interdepartamental;
• Desenvolver apps internos para circulação de dados;
• Realizar a integração de campanhas multicanais em marketing;
• Digitalizar e concentrar todos os processos da empresa em uma só plataforma, de forma integrada, automatizando processos repetitivos;
• Especialmente em setores altamente regulamentados, há viabilidade de aplicar as regras de conformidade de forma massiva em processos internos para evitar multas;
• Possibilidade de integrar o estoque, a área de compras, o financeiro, os processos administrativos de aprovação e o jurídico.
Para conhecer outros detalhes, acesse o site do Qntrl.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão