Solução criada pela Zoop habilita qualquer estabelecimento a receber pagamentos
com cartão sem maquininha, diretamente no aparelho celular.
Tap to Pay: Novidade permite receber pagamentos com cartão sem maquininha. Créditos: Gabriel Nascimento
Em uma busca constante para reduzir custos e agregar facilidades na jornada de compra e venda, os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço conseguem agora receber pagamentos com cartão sem maquininha.
De uma forma prática, rápida e segura, as transações ocorrem diretamente em celulares com o sistema operacional Android com a tecnologia NFC disponível. O cliente só precisa aproximar o cartão do aparelho para finalizar a compra. E tudo isso em um ambiente personalizado e integrado, com a marca da empresa .
A novidade foi desenvolvida pela Zoop, fintech líder em serviços financeiros para o mercado B2B. Utilizando a tecnologia conhecida como tap to pay, a plataforma que permite receber pagamentos com cartão sem maquininha nasce homologada com as três principais bandeiras do mercado: Visa, Mastercard e Elo.
Detalhes: pagamentos com cartão sem maquininha
Por trás da inovação que permite receber pagamentos com cartão sem maquininha existe um trabalho robusto para a criação e aprimoramento desse diferencial para o segmento financeiro.
Apesar da solução ter sido aberta às empresas em geral agora, a solução desenvolvida pela Zoop atua com eficiência desde maio de 2022. Na primeira fase, a plataforma atuou com exclusividade para o banco digital Nubank.
Agora, empresas que se interessarem na solução podem entrar na fila de espera, permitindo que empresas dos mais diferentes segmentos consigam receber pagamentos com cartão diretamente em um celular, sem a necessidade de uma maquininha, de maneira personalizada, com o nome da própria marca.
Aliás, a personalização é um dos grandes diferenciais da novidade. “Ter a identidade visual da empresa, com nome e tudo mais na solução pelo celular, ajuda ainda a reforçar a credibilidade da ferramenta”, explica Fabiano Cruz, CEO e fundador da Zoop.
Solução interligada com o consumidor
A solução que permite pagamentos com cartão sem maquininha tem ligação com o novo perfil do consumidor, que valoriza as experiências com as marcas e busca praticidade para o dia a dia. Com o avanço da tecnologia, os smartphones se transformaram em uma ponte entre as pessoas e as empresas.
Esse cenário pode ser comprovado por meio de dados. Segundo a pesquisa de mercado encomendada pela Zoop e realizada pelo Instituto Qualibest em outubro deste ano, com mais de 800 respondentes em todo o Brasil, 35% dos consumidores brasileiros já pagaram suas compras diretamente pelo celular do vendedor.
“Transformar telefones em maquininhas é uma tendência não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Além de ser uma prática mais econômica, a iniciativa é sustentável, pois também reduz o uso de terminais de pagamentos físicos, contribuindo para a redução de lixo eletrônico e plástico do planeta”, enfatiza Cruz, que resgata o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Vantagem em se livrar das maquininhas
Para os empresários, as vantagens em receber pagamentos com cartão sem maquininha são muitas. Como já destacamos, a possibilidade de personalizar a interface e a experiência de pagamento, inserindo sua própria marca no checkout da compra, aproxima o consumidor da marca, criando uma fidelização por meio de uma boa experiência.
Este, porém, não é o único benefício. Ao eliminar a maquininha, o processo de pagamento se torna mais rápido. Além disso, a tecnologia aumenta a segurança nas transações.
Outro ponto importante para as empresas é a redução dos custos. Com taxas mais competitivas do mercado, a solução não cobra custos de adesão, aluguel ou taxa de manutenção, prática comum em máquinas de cartão.
Além disso, ao optar em receber pagamentos com cartão sem maquininha, o empreendedor recebe o valor da compra após um dia.
As empresas que embarcarem a solução tap to pay white label da Zoop também poderão usufruir de todo o portfólio da empresa, como a antecipação, conciliação e o split de pagamentos.
“O split é uma funcionalidade tecnológica que permite realizar a divisão dos valores pagos pelo consumidor entre diferentes vendedores. Isso gera uma série de benefícios, tanto para o comprador como para as empresas, que podem realizar o cancelamento de apenas uma parte da sua venda, sem invalidar o carrinho como um todo.”, explica o Cruz.
Com a evolução constante da tecnologia, trabalhar com meios de pagamento mais eficientes e com custos menores se transforma até mesmo em um importante diferencial para superar a concorrência.
Para saber mais informações sobre a solução que permite receber pagamentos com cartão sem maquininha, acesse o site da Zoop.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão