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Finanças

Rafael Melo assume o cargo de CEO da Credilink

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 23 de outubro de 2023

Anúncio ocorreu durante evento da Credilink em São Paulo, que
debateu o mercado de informações de crédito e a inteligência de dados

Rafael Melo assume o cargo de CEO da CredilinkEvento Credimeeting 2023 – Conversando com o Futuro. Foto: Divulgação Credilink

Rafael Melo é o novo CEO da Credilink – o maior banco de dados do Brasil, com mais de três décadas de experiência no mercado de proteção ao crédito e prevenção de fraudes financeiras.

O anúncio foi feito pelo fundador e então CEO da empresa, Mauro Melo – que agora ocupará o cargo de Presidente –, durante o evento Credimeeting 2023 – Conversando com o Futuro, realizado no dia 4 de outubro, no hotel Renaissance, em São Paulo.

Eu não sou CEO, eu estou CEO. Por isso, transmiti o cargo para meu filho, Rafael Melo, que, em conjunto comigo no cargo de Presidente, tomará as decisões na empresa.”, destacou Mauro.

O fundador da empresa relembrou da trajetória de Rafael, que chegou a ser atendente e desempenhou diversas funções, conhecendo, assim, todos os detalhes da empresa. “Ele sempre falou que não queria ser um herdeiro, ele queria ser um sucessor. E isso me entusiasmou muito.”

Ao aceitar o desafio, Rafael agora passará por um período de adaptação ao novo cargo. “De três a quatro meses ele ficará diretamente comigo, acompanhando o meu trabalho, pois é mais amplo”, finalizou Mauro.

Em sua nova trajetória, o agora CEO da Credilink colocará em prática a experiência adquirida em mais de dez anos de atuação para garantir a sustentação de todo o ecossistema que vem sendo construído nos últimos anos dentro da empresa.

Queremos tracionar uma ideia de inovação, do hub de negócio, trazendo não só a marca Credilink com mais de 30 anos de mercado, mas também a ideia de que temos 30 anos de mercado e somos inovadores.

Nesse processo evolutivo permanente desenvolvido na empresa, os novos projetos tracionados pela Credilink trabalham a importância de colocar o foco na solução de problemas, garantindo assim produtos realmente eficientes e úteis.

E o que queremos resolver é o problema de inadimplência no Brasil, do ecossistema de risco e fraude. Então esse é o nosso posicionamento, e é por isso que estamos vindo com a ideia de trazer de fato um hub de negócio para não só colaborar com o mercado, mas com todo o ecossistema que é construído em torno desse mercado financeiro”, destacou Rafael.

Credilink na promoção do conhecimento

Além do anúncio do novo CEO da Credilink, o Credimeeting 2023 – Conversando com o Futuro colocou sob os holofotes o mercado de informações de crédito e inteligência de dados. Para conquistar esse objetivo, reuniu especialistas de diversas áreas.

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a relevância e abrangência da inteligência artificial (IA) e o futuro dos mercados financeiros, de vendas e crédito.

Para promover a rica troca de informações, nomes de peso palestraram durante o evento: Christiane Pelajo, jornalista e uma das maiores especialistas em comunicação do País; Marcelo Crespo, coordenador do curso de graduação em Direito da ESPM; Alberto Ajzental, coordenador e professor do curso de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários na FGV-SP; e Carlos André Rabelo, diretor de produtos e operações da Cox Automotive Brasil.

IA, boa comunicação e gestão de dados

Durante sua apresentação, Christiane Pelajo destacou a relação entre inteligência artificial e comunicação. Para interligar os temas, Pelajo abordou a necessidade de falar sobre as soft skills, que são as nossas habilidades comportamentais, como: empatia, pensamento crítico, trabalho em equipe, criatividade e curiosidade.

O que de fato vai nos tornar diferentes nesse universo de inteligência artificial generativa é a nossa habilidade de sermos humanos. É isso que vai fazer a diferença. Porque toda a parte técnica, a parte de produtividade que a gente precisa a IA vai fazer para a gente cada vez mais e não adianta brigar, não adianta resistir.

Com isso, as profissões do futuro, mesmo altamente técnicas, necessitarão das habilidades humanas, como a boa comunicação. Nesse contexto, Christiane apresentou dicas valiosas para uma boa oratória. “Nós temos que saber nos comunicar bem, porque vamos utilizar em qualquer uma das profissões.

Na sequência, Marcelo Crespo falou sobre os desafios e as oportunidades relacionados à proteção de dados pessoais e à utilização da inteligência artificial. Para contextualizar o tema, comentou sobre a criação de legislações no mundo para a proteção dos dados pessoais, abordando com mais ênfase a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, também, o início das fiscalizações no Brasil.

Ainda em sua apresentação, Crespo discorreu sobre a maturidade na gestão da proteção de dados e a necessidade de colocar as ações em prática, abordando ainda o crescimento da inteligência artificial no mundo como aplicações. “Discussões sobre governança de IA estão acontecendo e preparem-se: é uma nova onda regulatória.”

Cenário econômico e pilares para o crédito facilitado

Ao abordar em sua apresentação as perspectivas para o cenário econômico, Alberto Ajzental fez uma turnê pela economia brasileira, contextualizando e trazendo para o dia a dia das pessoas e das empresas os diversos dados da economia do País.

Precisamos nos atentar às reticências, porque não adianta olhar apenas o ano que vem. O Brasil é muito grande, é muito importante, é muito complexo, para a gente falar apenas o que vai acontecer no ano que vem. A coisa é muito maior, muito mais importante do que imaginamos.

Sempre fundamentando seus argumentos com dados, Ajzental abordou os impactos de ações adotadas pelo governo – como o incentivo à indústria automobilística –, falou sobre o Mercosul e apresentou um panorama da relação comercial do Brasil com outros países, como a China e os Estados Unidos.

Quando falamos em Mercosul, a gente fala de uma união não entre iguais, mas a gente fala de um agrupamento econômico entre extremamente desiguais. E quando o Brasil quer fazer um acordo com quem quer que seja tem que pedir autorização e opinião para a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Por fim, Carlos André Rabelo fez um breve relatório histórico sobre a evolução do mercado automobilístico no País e os diferentes cenários econômicos encontrados, interligando o assunto com o desenvolvimento do mercado de crédito.

Ao traçar esse contexto histórico, Rabelo conseguiu explicar o atual momento do setor, destacando como a inteligência de dados trabalhada de uma forma mais dinâmica pode contribuir para facilitar a liberação do crédito. Para isso, ele explicou como é possível chegar a esse objetivo tendo como base três pilares: loja, preço e cliente.

Reforcem os três pilares. Isso não é para burocratizar. É para trazer mais confiança para o setor, para que os bancos aprovem mais crédito e, consequentemente, vendam-se mais carros.

Realizado em São Paulo, o Credimeeting 2023 – Conversando com o Futuro também foi transmitido online. Para conferir todos os detalhes das palestras, clique em link do evento no Youtube. Acesse também a página da Credilink para conhecer mais sobre a empresa que possui o maior banco de dados do Brasil.

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