Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Consórcio Auto é atrativo para a compra do veículo elétrico

Com diversas vantagens, o veículo elétrico é uma opção para quem busca um automóvel moderno e econômico

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
11 de setembro de 2023 | 14h53
Foto de Rathaphon Nanthapreecha no Pexels

Em outros tempos, falar de veículo elétrico era o mesmo que mencionar um futuro distante, quase que inatingível. Agora não! Por mais que os preços ainda não sejam totalmente populares, estes automóveis já fazem parte do nosso cotidiano.

Para conseguir adquirir um veículo elétrico de uma forma fácil e planejada, entrar em um consórcio se transforma em uma vantagem importante. Afinal, isso permite encaixar no planejamento financeiro da família os valores das prestações, sem comprometer o bolso.

Portanto, trona-se importante conhecer detalhes sobre o assunto para identificar os reais benefícios em adquirir um veículo elétrico.

O que é um veículo elétrico?

Um veículo elétrico é aquele que possui uma bateria grande que utiliza eletricidade para fazer o motor funcionar. Dessa forma, ele não precisa dos combustíveis tradicionais.

Na hora em que a energia acaba, no entanto, o verbo muda: o momento não é de reabastecer e, sim, recarregar, nos mesmos moldes que qualquer aparelho movido a eletricidade. Isso, aliás, torna-se uma grande vantagem deste automóvel, pois reduz bastante o custo mensal.

Como surgiu?

Embora o veículo elétrico pareça integrante de tempos mais contemporâneos, a história dele remonta a décadas que a gente nem imagina de tão distantes no calendário.

Basta dizer que o primeiro motor elétrico do mundo foi criado em 1828. Depois, foi aplicado a um pequeno modelo de carro. Por aí se vê como os inventos precisam de anos e anos de aperfeiçoamento.

O primeiro veículo elétrico surgiu seis décadas depois, na Alemanha, em 1888: o Flocken Elektrowagen, criado pelo inventor e empresário Andreas Flocken. O projeto era de uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kW, uma bateria de incríveis 100 kg e que poderia chegar a 15 km/h.

Como recarrega e quais os tipos de bateria?

Recarregar um carro elétrico é possível por causa da porta de carga, assim como acontece com o celular, por exemplo. Só assim a bateria pode receber energia externa para desempenhar suas funções. O carregador de veículos elétricos, portanto, funciona como uma fonte de energia.

Há, porém, uma pequena diferença: a energia comum de casa é sempre em corrente alternada e as baterias dos veículos elétricos usam corrente contínua. No carro, existe um equipamento chamado inversor de frequência, que converte a corrente alternada em contínua para poder injetar na bateria.

A autonomia de um automóvel elétrico é medida pelo tamanho da bateria e, tal como nos modelos a combustão, a forma de dirigi-lo também influencia no consumo. A capacidade de carga das baterias é medida em KWh (quilowatt-hora). Há carros elétricos com bateria de 40 kWh que rodam 270 quilômetros, o que dá cerca de 6,75 km por kWh. Elas vão de 40 kWh a 100 kWh.

Benefícios

Os carros elétricos proporcionam muitos benefícios não apenas ao proprietário como a todos.

Como eles não funcionam a combustão, a emissão de poluentes é zero, contribuindo em favor da atmosfera e reduzindo os gases com efeito estufa.

O fator econômico também é fundamental, pois o uso de eletricidade propicia economia no uso de combustível. Para se ter uma ideia, os donos de veículos elétricos podem esperar pagar até metade do preço do que desembolsariam para abastecer um veículo a gasolina. Nada também, portanto, de trocar óleo ou filtros de combustível.

Não bastasse tudo isso, um automóvel elétrico causa menos manutenção por ter menos peças do que um tradicional e ainda proporcionam alto desempenho.

Como funciona

O funcionamento de um consórcio de um automóvel elétrico funciona da mesma forma que o dos modelos tradicionais. Dessa forma, os participantes se reúnem em grupos, pagando um valor mensal para formar um fundo.

Mensalmente, a administradora sorteia parte do fundo para um ou mais participantes. Com isso, o contemplado recebe uma carta de crédito no valor determinado no início do consórcio, o que permite comprar o veículo elétrico.

Nestas mesmas ocasiões, os integrantes também podem dar lances, o que nada mais é do que uma antecipação do pagamento. Quem oferecer o lance maior, leva.

Fale com seu corretor

Uma boa opção para quem buscar adquirir um veículo elétrico é o consórcio Porto Auto. Ele permite a escolha de um carro novo ou seminovo, seja qual for a marca ou o modelo. O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

Com tantas vantagens, optar por um carro elétrico é algo natural. Para quem ficou interessado, o caminho apropriado é consultar uma corretora de seguros, que ofereça a melhor escolha, com atendimento ágil e personalizado.

Quando experiente, a corretora oferece a assessoria completa para a escolha da melhor opção para conquistar o desejado veículo elétrico. Tudo isso é possível na corretora F. Porto. Para mais informações, acesse o blog.

Patrocinado por: