Solução integrada agiliza e, consequentemente, conquista resultados
significativos com as estratégias de marketing digital
Fonte: Divulgação Netdeal
O marketing digital se tornou um poderoso instrumento para alavancar as vendas das empresas, explorando os atuais hábitos de consumo das pessoas. Por conta dessa máxima, muitas companhias direcionaram suas atenções para a internet e as redes sociais, promovendo ações (e anúncios) em busca de expor produtos e serviços, com promessas diferenciadas e chamadas criativas em busca dos clientes.
Tanto que cerca de 90% das empresas mundiais utilizam atualmente o marketing digital, de acordo com pesquisa do Mundo do Marketing em conjunto com a TNS Research Internacional.
Mas, com tamanha procura e investimento, por que muitas companhias ainda não conseguem transformar essa nova realidade do mercado em lucro?
Inteligência artificial (IA), algoritmos adaptativos, funil de vendas, novas estratégias de landing page, copywriting, site otimizado, e-mail marketing, CTA , CPC, CRM, análise de conversão, automação de processos, análise de dados… Enfim, em um emaranhado de termos e ações, o que antes parecia tão fácil acaba se transformando no pesadelo de muitas equipes de marketing. Principalmente quando algum diretor questiona os investimentos e resultados.
Marketing digital de forma eficiente
O que alguns sabem, mas não costumam explicar com detalhes, é que o marketing digital exige conhecimento especializado, estratégia e um acompanhamento constante das ações para, com isso, otimizá-las.
Em muitos casos, porém, esse trabalho é transferido para os departamentos de marketing das companhias, que necessitam conhecer, aprender e utilizar uma grande diversidade de aplicativos para que tudo isso funcione. Detalhe: com equipes reduzidas e diversas outras atividades para desempenhar. Nessas situações, as histórias costumam terminar em frustração e desperdício de recursos.
Desistir do marketing digital? Jamais! Afinal, diversas outras companhias (e, pior, os concorrentes) estão colhendo bons frutos com essa nova realidade.
O segredo para quem deseja promover ações de sucesso e, consequentemente, aumentar as vendas está na diferenciação das ações, o que permite à empresa se destacar da concorrência e reforçar a sua marca.
Dessa forma, torna-se fundamental conhecer um caminho para criar o mundo ideal em poucos cliques, com estratégia, rapidez, segurança, eficiência e constante aprimoramento.
Dificuldades para a conversão
Apesar dos investimentos já realizados, muitas companhias ainda encontram dificuldades em converter as ações de marketing digital em vendas. Esse problema ocorre por conta de alguns fatores e comportamentos, segundo Leandro Nakanishi, fundador da Netdeal, plataforma completa de marketing e vendas, que reúne estratégias, fluxos, recomendações de produtos, conteúdos e ações de interatividade por IA e é especializada em transformar tráfego em conversões.
A Netdeal é uma das empresas do programa de Startups do Web Summit Rio 2023, uma seleção de negócios emergentes que estão revolucionando seus setores.
De acordo com o especialista, as principais dificuldades para conseguir converter os investimentos em marketing digital em vendas são:
• Falta de dados e informações para atribuir resultados a ações, campanhas e canais;
• Escassez de profissionais com conhecimento especializado;
• Necessidade de contratar um grande número de ferramentas para implementar estratégias e integração de marketing digital e vendas;
• Ferramentas fornecidas por diferentes empresas que não integram e possuem diferentes métricas e tracking IDs;
• O preço de contratação total de soluções é ainda alto para a grande maioria das pequenas e médias empresas;
• Pouco conhecimento sobre a buyer persona e jornada do cliente;
• Pensar muito em vendas e menos em branding (posicionamento, propósito, autoridade, diferenciação e desejo).
Entre as dificuldades das companhias, Leandro Nakanishi destaca que a falta de conhecimento prejudica a visão “do caminho”, o planejamento e, consequentemente, a prática de estratégias eficientes. Isso “gera frustração e ansiedade na equipe que promovem mudanças constantes de direcionamento. Este padrão de baixa consistência afasta as equipes e os gestores do aprendizado e de práticas mais eficazes”.
Além disso, ele acredita que as companhias ainda são resistentes ao modelo de “testes e fracassos” como gerador de conhecimento e vantagem competitiva. A ausência desses alicerces compromete significativamente os resultados quando o assunto é marketing digital.
Suporte da tecnologia
Outro ponto relevante que merece destaque é a importância da tecnologia em todo esse processo. Atualmente, existem à disposição diversas soluções para atender a determinadas situações.
Nesse mar de aplicações, a dificuldade muitas vezes se encontra na complexidade de conhecer todas as aplicações, interligá-las em uma estratégia eficiente e, por fim, colocá-las em funcionamento de forma conjunta. Muitas vezes, essa dificuldade é responsável por frustrações e, também, cobranças nas equipes de marketing, enxutas e atarefadas.
A solução, portanto, é trabalhar com uma ferramenta especializada e nativamente integrada, capaz de eliminar essas dificuldades, conquistando melhores resultados e, ao mesmo tempo, reduzindo tempo e dinheiro investidos.
“Inicialmente, uma solução completa como a Netdeal resolve um dos problemas mais complexos do marketing digital, que é o rastreamento preciso das atividades dos clientes entre redes sociais, páginas de vendas, sites institucionais, landing pages, aplicativos e soluções de terceiros. Um recurso essencial para a compreensão dos padrões de comportamento, níveis de consciência, dores e desejos presentes na jornada do cliente”, explica Leandro Nakanishi.
Além de aumentar os resultados de conversão e reduzir os investimentos em tempo e dinheiro, outras dificuldades que uma solução completa ajuda a eliminar são:
• Falta de padronização ou convergência de métricas;
• Geração automática de indicadores com significado operacional;
• Ampliação dos métodos de análises por métodos de tratamento e interpretação de dados para a geração de insights e relatórios visualmente intuitivos;
• Viabilidade de criação de estratégias de marketing e vendas mais complexas e completas em um único ambiente;
• Menores custos contratuais;
Diferenciais necessários
Apesar de existirem boas ferramentas no mercado, cada uma é direcionada para um grupo específico de solução. Por isso, torna-se até mesmo um valioso diferencial competitivo contar com uma aplicação completa, que agilize e facilite criar, colocar em prática, gerenciar e analisar estratégias em marketing digital.
Aprovada por clientes e parceiros, a ferramenta da Netdeal tem como principais diferenciais:
• Solução desenvolvida com a colaboração e aprovação do mercado, que tornam a plataforma um conjunto de soluções de problemas reais, altamente adaptada aos atuais cenários de negócios;
• Cada grupo de funcionalidades oferece um conjunto com qualidade igual ou superior às ferramentas especializadas como WordPress, Wix, RD Station, ActiveCampaign, Chartbeat, Deep BI, Adobe Experience Platform, webflow e Google Analytics, entre outras;
• Plataforma completa com todas as funcionalidades essenciais para a criação e análise de estratégias básicas e avançadas de marketing digital;
• Diferente dos produtos de prateleira, a solução é capaz de se adaptar a diversas modelagens de iniciativas e processos internos;
• Incorpora uma complexa arquitetura e métodos, incluindo a IA, que facilitam e elevam a qualidade operacional das empresas.
Certamente, o marketing digital é obrigatório para qualquer empresa com objetivos de crescimento, alcance e preservação da participação de mercado. Portanto, o diferencial está na utilização da solução correta para colocar em prática estratégias realmente eficientes de forma rápida, simples e com resultados expressivos. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da Netdeal.